TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Base Teórica Planejamento Estratégico

Por:   •  12/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 4

Base Teórica

A metodologia usada por essa empresa é formada por 8 etapas que têm uma ordem lógica a ser seguida, sem que haja a alteração ou esquecimento de alguma das mesmas, acarretando no risco de falha na implementação e resultados finais.

1ª Etapa - Sensibilização. Nesse momento é definida a estratégia que será usada no conjunto do trabalho. No caso da empresa estudada, foi definido que seria “um conjunto de decisões e ações relativa a escolha dos meios e articulação dos recursos para se atingir um objetivo”. É importante ressaltar que o Planejamento Estratégico pode ser visto como “o processo metodológico que visa determinar estratégias, formas de implementá-la e mecanismos de controle para as ações decorrentes desta implementação” enquanto a Gestão Estratégica é algo maior que envolve a ideia do planejamento com a estratégia em si, refletindo a filosofia da empresa.

2ª Etapa - Definição da missão. A missão deve ser definida de maneira que de um porquê a existência da organização, explicitando “onde se quer chegar”, qual o ramo dessa empresa e qual será o seu foco para o amanhã. É importante que nesse momento de definição a missão seja abrangente para que no futuro não haja um impedimento em novos caminhos e ao mesmo tempo que não seja ampla demais ao ponto de perder o foco atual.

3ª Etapa - Definição dos Objetivos Gerais. Basicamente os objetivos são o que a empresa deseja alcançar. As influências para isso são a cultura dos diretores, a realidade da empresa, as relações internas de poder e as forças externas.

4ª Etapa - Segmentação Estratégica. Essa etapa serve para as empresas que tem uma gama de diferentes produtos, e por essa razão, estão presentes em diversos mercados que devido a especificidades próprias podem possuir fatores-chave diferentes entre si. A Segmentação Estratégica trabalha com três fatores: as aplicações do produto em questão, as tecnologias usadas na sua produção e as características do seu público alvo.

5ª Etapa - Diagnóstico Estratégico. Nessa fase são feitas análises dos fatores externos e internos da empresa.

Na análise dos fatores externos, foi apurado o grau da concorrência na indústria por meio de cinco forças competitivas simples: rivalidade entre as empresas existentes no mercado, ameaça de produtos substitutos, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e entrantes potenciais no mercado. Através da análise desses cinco pontos, a ideia era determinar os fatores-chave de sucesso do negócio, nos quais a empresa está envolvida.

Na análise dos fatores internos deve-se apurar, por meio de uma check list, as funções realizadas na empresa de forma que seja possível definir os pontos fortes e fracos da mesma. Com essa informação é possível determinar a capacidade da organização em controlar os fatores-chaves de sucesso que foram encontrados na análise dos fatores externos.

Como resultado encontra-se os fatores-chave de sucesso, que sem dúvidas, estão diretamente conectados a estrutura do setor. O que traz vantagem para qualquer empresa é ser melhor que as suas concorrentes exatamente nesses fatores-chave, mas é importante ressaltar que a organização deve atingir patamares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com