TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Baterias

Resenha: Baterias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Resenha  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 2

Tal como acontece nas pilhas, um acumulador também fornece eletricidade, transformando a energia química em energia elétrica. A grande diferença em relação às pilhas, é que consegue com que este seja um processo reversível, ou seja, depois de toda a energia química ter sido transformada em energia elétrica, podemos novamente repetir este processo, se o acumulador for recarregado. Quando um acumulador é recarregado, aplicamos energia elétrica que é transformada em energia química, dando esta novamente origem a energia elétrica.Um acumulador consegue “acumular” energia várias vezes, tendo por isso uma duração muito maior, relativamente às pilhas, mas é também mais dispendioso. A sua utilização pode ser, por exemplo, para alimentar constantemente um alarme, garantindo o seu funcionamento contínuo. O alarme consegue manter-se operacional, o que poderia não acontecer caso fosse utilizada uma pilha.

Michel- Uma pilha e uma bateria são dispositivos capazes de transformar energia química em energia elétrica, que fará determinado aparelho elétrico funcionar.

A diferença entre esses dispositivos é que uma pilha possui dois eletrodos e um eletrólito, enquanto que a bateria é formada por várias pilhas ligadas em série.

Uma das baterias mais conhecidas e comuns no cotidiano é a bateria ou acumulador de chumbo, que é a bateria usada em automóveis. Geralmente, essa bateria é de 12 V, sendo formada por um conjunto de seis pilhas com 2 V cada uma.

O ânodo ou polo negativo contitui um eletrodo de chumbo (Pb), que se oxida, perdendo elétrons. Já o cátodo, polo positivo, é o óxido de chumbo IV (PbO2). As placas de Pb são ligadas ao conector negativo e as placas de chumbo revestidas de PbO2 são ligadas ao conector positivo. Elas são colocadas de modo intercalado, separadas por um papelão ou plásticos e todas são mergulhadas numa solução de ácido sulfúrico (H2SO4) de concentração de cerca de 30% e densidade de 1,28 g/cm3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com