TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LOGÍSTICA REVERSA: COMO AS EMPRESAS COMUNICAM O DESCARTE DE BATERIAS E CELULARES?

Casos: LOGÍSTICA REVERSA: COMO AS EMPRESAS COMUNICAM O DESCARTE DE BATERIAS E CELULARES?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

Conforme destacado no artigo a Lei 12.305 fica obrigada toda empresa fabricante de celulares a informar seus clientes sobre como realizar o descarte correto do celular e ou a bateria após o produto se tornar obsoleto, porem conforme pesquisas e entrevistas realizadas no artigo, constatou-se que as mesmas geralmente não se enquadram conforme manda a legislação, pois não há uma informação efetiva para os clientes sobre o devido descarte e consequentemente o fim correto dos mesmos não é realizado.

A Logística Reversa é fundamental neste caso, pois nos dias de hoje devido ao consumismo exagerado e a alta geração de novos modelos de celulares, a LR torna como responsabilidade das empresas a destinação final dos produtos e ou o reaproveitamento dos mesmos, para que haja um controle efetivo do que se torna lixo e consequentemente se não descartado de forma correta podendo agredir o meio ambiente. E atualmente no Brasil um dos setores mais envolvidos com a questão de Logística Reversa é o de telefonia móvel, justamente pela quantidade de novos modelos e investimentos em novidades gerarem uma gigantesca quantidade de produtos descartados, gerando um alto risco socioambiental.

As pesquisas realizadas mostram que praticamente todas as empresas pesquisadas não informam seus consumidores de como e onde descartar os produtos, ou não possuem um projeto de reciclagem e reutilização dos mesmo.

A alternativa proposta pra solucionar ou melhorar a situação neste setor, é a implementação nas campanhas de divulgação e marketing das empresas as informações de como descartar os produtos juntos com as promoções de vendas e novidades, para incentivar o consumidor sobre o descarte seguro e benéfico ao meio ambiente. Porem é um grande desafio para ambos, pois as empresas encaram como um aumento nos gatos totais e os consumidores ainda não se preocupam totalmente com a questão da gestão ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com