TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioengenharia

Por:   •  26/5/2016  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Aula Prática 1 – Proteínas

Bioengenharia 1

Os procedimentos a seguir devem ser realizados para as 2 soluções protéicas disponíveis. O relatório deve conter os procedimentos e os resultados obtidos, assim como as questões auxiliares. Prazo de entrega do relatório: 23/03/16.

1) Reação com ácidos fortes

Colocar em um tubo de ensaio cerca de 2 mL de ácido nítrico diluído. Juntar cuidadosamente, pelas paredes, com um contagotas, a mesma quantidade de solução protéica, sem misturar. No limite de separação das duas camadas, aparece um anel branco, é a chamada reação de Heller. Explique e justifique o que aconteceu.

2-) Efeito da temperatura

Colocar em dois tubos de ensaio cerca de 2 mL de solução proteica. Submeter o primeiro à banho de água fervente (~100˚C) por 3 minutos. Submeter o segundo à banho de gelo (cerca de 4˚C) por 3 minutos.

Observe a alteração promovida pelas variações de temperatura e o aspecto da proteína após retornar à temperatura ambiente.

3-) Reação com etanol

Colocar em um tubo de ensaio, 2 mL de solução de proteína. Adicionar a mesma quantidade etanol. Explique e justifique o que aconteceu.

4-) Determinação do ponto isoelétrico

Colocar em um tubo de ensaio, 2 mL de solução proteica. Verificar o pH com fita de tornassol. Variar o pH, adicionando aos poucos as soluções de ácido acético 0,1M ou hidróxido de sódio 0,1M até precipitação. Determinar o pH quando precipitar.

Questões auxiliares:

  1. Conceituar estruturas primária, secundária, terciária, quaternária e dizer que tipo de ligação ou interação química as estabilizam.
  2. Conceituar ponto isoelétrico (pI) de uma proteína.
  3. Baseado nos exercícios práticos que você realizou, conceitue desnaturação protéica e identifique quais os fatores que podem induzí-la.
  4. Porque quando uma proteina é desnaturada normalmente ela se torna insolúvel?
  5. Definir a desnaturação de uma proteína. A desnaturação é reversível?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com