TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioengenharia

Projeto de pesquisa: Bioengenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRICO

Nos primórdios, a humanidade e a natureza eram tratadas como um só, baseando no equilíbrio entre ambos, não havendo nenhum tipo de domínio da parte do homem sobre a natureza. Mas tendo em vista, com o passar dos tempos, da necessidade do homem em conquistar sua independência e até mesmo sua sobrevivência em um mundo cada vez mais hostil. O ser humano, observando suas necessidades fundamentais de vida, passou a desenvolver técnicas capazes de administrar parte da natureza com a invenção de equipamento para o desenvolvimento da agricultura, controle de enfermidades, construção de habitações, entre outros. Consequentemente melhorando sua qualidade de vida e sua longevidade.

Por gerações, usufruindo da natureza, o homem também se viu na obrigação de se tornar uma espécie de protetor daquilo que lhe garante suas necessidades vitais, assim empregando ações políticas e governamentais visando à proteção da natureza. Tentando garantir a sua exploração mais sustentável e mais segura, tendo como objetivo a manutenção do meio ambiente para sua preservação, como herança para futuras gerações.

Biotecnologia

Uma breve definição da biotecnologia se entende pelo uso dos conhecimentos sobre os processos biológicos e das propriedades dos seres vivos, utilizando organismos vivos ou parte deles para produção de bens e serviços. Sendo uma prática secular que pode ser conhecida comumente chamada de “clonagem”.

A prova arqueológica mais concreta do inicio do uso da biotecnologia, é da utilização do processo de fermentação, como a da fabricação do pão e de bebidas alcoólicas como a fermentação de grãos de cereais, proveniente da Mesopotâmia, mais propriamente da Suméria, em aproximadamente antes do ano de 6.000 a.C. Teriam notado que a massa do pão fermentava, quando molhada, com isso dando origem a uma espécie primitiva de cerveja, parecido como pão “líquido”. Ao passar das eras, por volta de 2.000 a.C., o povo egípcio, que já dominava a fabricação de cerveja, também utilizava o fermento na fabricação do pão.

Podemos citas algumas descobertas importantes na área da biotecnologia, como em 500 a.C., os chineses usavam um certo antibiótico originário das propriedades terapêuticas da coalhada de soja mofada, aplicando-as em carbúnculos, furúnculos e infecções similares. Por volta de 250 a.C., os gregos se utilizavam da rotação da agricultura. Em 100 a.C., novamente os chineses descobriram um tipo de inseticida de crisântemo em pó.

No ano de 1590, Zacharias Janssen realizou um experimento com um tubo e duas lentes, inventando o microscópio composto. O inglês Robert Hooke, em 1663, utilizou-se de um microscópio rudimentar para observas um pedaço de cortiça, observando cavidades poliédricas, chamando-as de células.

Em 1675, Anton Van Leeuwenhoek descreveu as bactérias, os protozoários, as fibras musculares, glóbulos vermelhos, entre outros. Gregor Mendel dedicou-se, por cerca de 7 anos, ao estudo do cruzamento de vários espécies de ervilhas, regendo as leis sobre transmissão dos caracteres hereditários em 1865, tornando-se o “pai da genética”. Em 1876, Louis Pasteur comprovou que o fenômeno que causava a fermentação era causado por microrganismos, desmentindo que a fermentação era um processo químico. No ano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com