TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de René Descartes

Artigo: Biografia de René Descartes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Artigo  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

René Descartes

René Descartes nasceu em 31 de março de 1596 na cidade de La Haye na França, ele foi um importante filósofo, matemático e fisiologista e é considerado o pai da matemática e da filosofia moderna. Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Ele tinha a proposta de fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que tivesse como fundamento a verdade. Uma nova visão da natureza anulava o significado moral e religioso dos fenômenos naturais e determinava que a ciência deveria ser prática e não especulativa.

René Descartes estudou no Colégio Jesuíta Royal Henry - Le Grand, que ficava no castelo De La Flèche, doado aos jesuítas pelo rei Henrique IV. Na época o colégio mais prestigiado da França, com o objetivo de treinar as melhores mentes. Descartes estudou entre 1607 e 1615.

Formou-se em Direito pela Universidade de Poitiers. Dois anos depois, ingressou no exército do príncipe Maurício de Nassau, na Holanda, aonde começa estabelecer contato com as descobertas recentes da Matemática. Aos 22 anos, começa a criar a sua "geometria analítica" e seu "método de raciocinar corretamente". Rompe com a filosofia aristotélica adotada nas academias e, em 1619, propõe uma ciência unitária e universal, lançando as bases do método científico moderno.

Sua principal obra foi "O Discurso Sobre o Método" (1637), na qual apresenta o seu método de raciocínio, "Penso, logo existo", base de toda a sua filosofia e do futuro racionalismo científico. Nessa obra expõe as quatro regras para se chegar ao conhecimento: nada é verdadeiro até ser reconhecido como tal; os problemas precisam ser analisados e resolvidos sistematicamente; as considerações devem partir do mais simples para o mais complexo; e o processo deve ser revisto do começo ao fim para que nada importante seja omitido.

Em 1649, vai trabalhar como instrutor da rainha Cristina na Suécia. Com uma saúde frágil, morre de pneumonia no dia 11 de fevereiro de 1650.

Principais realizações

- Sugeriu a união entre os estudos da Álgebra e Geometria, criando a Geometria Analítica.

- Desenvolveu o Sistema de Coordenadas, também conhecido como Plano Cartesiano.

- Desenvolveu o Método Cartesiano no qual defende que só se deve considerar algo como verdadeiramente existente, caso possa ser comprovada sua existência. Também conhecido como Ceticismo Metodológico, segue o princípio de que devemos duvidar de todos os conhecimentos que não possuem explicações evidentes. Este método também se baseia na realização de quatro tarefas: verificar, analisar, sintetizar e enumerar.

Principais obras

- Regras para a direção do espírito (1628)

- Discurso sobre o método (1637)

-Geometria (1637)

- Meditações Metafísicas (1641)

Frases

- "Penso, logo existo"

- "É preferível ter os olhos fechados, sem nunca tentar abri-los,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com