TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografias de Aristóteles, René Descartes

Artigo: Biografias de Aristóteles, René Descartes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 7

BIOGRAFIAS

Aristóteles:

É difícil classificar Aristóteles, tão rica e variada foi a sua obra. Nela encontramos os conhecimentos do seu tempo, mas também, uma filosofia que ainda hoje influência a nossa maneira de pensar.

Nasceu em Estagira, colônia fundada pelos calcidenses da Eubeia. Era filho de Nicômaco, médico que se dizia descendente do próprio Asclépio, e fora outrora médico de Amintas II, rei da Macedônia.Com a morte do pai (366), viajou para Atenas afim de prosseguir os seus estudos. Entre a Escola retórica de Sócrates e a Academia de Platão, escolheu Platão, onde acabou virando professor. Após a morte de Platão, em 347, abandonou a Academia provavelmente por divergências quanto à escolha de Espeusipo, sobrinho de Platão, para a direção da escola.

Iniciou então uma atribulada viagem que o levou a Assos, na Ásia Menor, onde se estabelecera uma comunidade de alunos da Academia, protegida pelo tirano Hermias, rei de Atena. Este possibilitava o contato com a organização interna e externa de um Estado (347-345). Casou-se, então, com Pítias, sobrinha de Hermias. A sua permanência foi subitamente interrompida, quando os persas suspeitando que Hermias estivesse a colaborar com os macedônios, decidem crucificá-lo em Persópolis (345). Aristóteles foge, refugiando-se em Mitilene, na ilha de Lesbos, onde se dedica ao estudo da biologia.

Filipe da Macedônia - conquistador da Grécia -, devido à notoriedade que, entretanto adquiriu, chama-o para “cuidador” do seu filho Alexandre, futuro herdeiro do trono (343). A sua influência sobre o jovem príncipe foi enorme. Alexandre revelou-se um aluno apaixonado pelos autores clássicos (diz-se que adormecia com a Ilíada de Homero, debaixo da almofada, e até sonhava ser como um dos seus heróis, Aquiles). Manifestou igualmente interesse pelas discussões filosóficas, a investigação da natureza, a medicina, a zoologia, a botânica, fazendo-se acompanhar nas suas expedições militares por um grupo de investigadores.

Quando Alexandre subiu ao trono (335), Aristóteles voltou para Atenas, onde criou a sua própria escola, o Liceu. Foi dado este nome, porque estava localizado junto ao templo dedicado a Apolo Liceano. Os estudos concentravam-se sobre o que hoje poderíamos denominar "ciências naturais", ao contrário da Academia, onde era dada grande importância à geometria. Tinha dois tipos de cursos, os "exotéricos" para o público, e os "esotéricos" destinados apenas a alunos iniciados nas várias matérias. O liceu era um verdadeiro centro de investigação, apoiado por Alexandre. Nele Aristóteles e os seus discípulos recolhiam informações sobre tudo, organizando depois estes dados num sistema global.

A morte de Alexandre, em 321, desencadeia uma guerra de libertação entre os gregos e os macedônios que dominavam a Grécia desde Filipe.

Aristóteles, como era de se esperar foi então acusado de colaborador dos macedônios, e perseguido, refugiando-se em Cálcis, na Eubeia, onde morre no ano seguinte com 63 anos. A direção do Liceu, após a sua saída foi confiada ao seu discípulo Teofrasto.

Entre os seguidores do Liceu, destacam-se Eudemo de Rodes, e, no século I, Andrônico de Rodes.

Aristóteles escreveu um grande número de obras para o público não iniciado na filosofia, sob a forma de diálogos, à semelhança do seu mestre Platão. Contudo nenhum chegou até nós. As únicas "obras" que sobreviveram são constituídas pelos seus apontamentos que escreveu para as suas aulas no Liceu. No século I a.C. foram os mesmos organizados por Andrônico de Rodes.

Não se sabe ao certo, mas acreditam que Aristóteles tenha nascido no ano 384 a.C., na província grega da Macedônia. Aristóteles teve, sem dúvida, um papel muito importante para o desenvolvimento da ciência no lado ocidental do mundo. Seus trabalhos constituem quase uma enciclopédia do pensamento grego, pois, a profundidade de seus conhecimentos era dos mais variados. Em seus conhecimentos continham escritos sobre lógica, filosofia, física, astronomia, biologia, psicologia, política e literatura. No século XIII d.C. seus conhecimentos foram descobertos e mais tarde incorporados aos trabalhos dos mestres e teólogos cristãos, servindo então, de base para o conhecimento científico da época.

Aristóteles retomou a teoria dos quatro elementos de Empédocles e, com sua visão de mundo, baseada no senso comum, cria sua interpretação.

Para ele, todo objeto no universo tem o seu “lugar natural” determinado pela sua natureza. Por exemplo, os elementos pesados (um pedaço de pedra) tendem a se dirigir para o centro do universo, que naquela época, coincidia com o centro do nosso planeta Terra. Os elementos leves, o ar e o fogo tinham como lugar natural o céu. A água, por exemplo, se espalhava no chão, quando derramada, porque o lugar natural de todos os elementos aquosos era à superfície da Terra. O lugar natural do ar, era em torno da terra, cobrindo-a. O lugar natural do fogo ficava numa esfera acima da esfera do ar.

Aristóteles dividia o movimento dos corpos em duas classes: o movimento natural e o movimento violento. O primeiro era a expressão da tendência dos elementos a atingir seu lugar natural. Por exemplo, a queda de um corpo pesado em direção ao centro da terra é um exemplo de um movimento natural. É mais fácil ver que uma pedra cai mais rápido do que uma folha ou uma pena, então seria óbvio que o peso do objeto seria um fator determinante para velocidade final. Portanto, para Aristóteles, quanto mais pesado um objeto maior a sua velocidade de queda. O segundo era causado por forças externas e interferia no movimento natural, por exemplo: quando se lançava um peso ou atirava uma flecha. Este tipo de movimento deveria crescer na medida em que a própria força aumentasse. Parando de cessar a força, o movimento conseqüentemente cessaria. Para Aristóteles, a matemática não tinha importância como ferramenta para descrição dos fenômenos terrestres, ele dava maior crédito às observações qualitativas como base de sua teoria. Porém, foi através do valor da previsão matemática que a física começa a realizar seus verdadeiros progressos.

Depois de conseguir todas as conquistas conhecidas até hoje, faleceu em 322 a. C.

2. René Descartes :

Nascido em 31 de março de 1596 em La Haye (França), René Descartes foi um filósofo e matemático revolucionário, se tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com