TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Borracha

Projeto de pesquisa: Borracha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

A borracha é uma substância em partículas contida no látex de muitas plantas, sendo que 90% da produção mundial vêm das plantações da árvore brasileira Hevea brasiliensis no sudeste da Ásia, principalmente na Malásia, a borracha é obtida pelo aquecimento até a coagulação do látex parecido com o leite e com a cor predominante branca produzido pela seringueira. Assim veremos a sua composição, os processos que ocorrem desde o momento que o látex é retirado das arvores, até o momento em que vai para o consumidor, e os tipos de borrachas existentes.

Definição

Borracha - Elastómero que já está ou pode ser modificado para um estado no qual é essencialmente insolúvel, se bem que susceptível de aumentar de volume num solvente em ebulição, tal como benzeno, metiletilcetona e etanol-tolueno azeotrópico, e que, no seu estado modificado, não pode ser reprocessado para uma forma permanente por aplicação de calor e pressão moderada.

Método de Extração do Látex

Para extrair o látex, são feitas incisões na casca ou retiram-se camadas bem finas (sangria). A sangria consiste na remoção de um pequeno volume de casca, em um corte inclinado que permite o escoamento da seiva, líquido denso e viscoso, colhido em pequenas canecas afixadas na extremidade inferior do corte, que endurece lentamente, em contato com o ar.

Após 3 ou 4 horas da sangria, o látex é retirado das canecas e acondicionado, onde pode-se adicionar amônia, numa proporção de 0,05% como estabilizador, evitando a coagulação precoce. Antes de iniciar uma sangria é importante estabelecer-se diversos critérios, que irão determinar a vida útil do seringal e sua produtividade.

Depois da coleta do látex, as árvores continuam a exudar látex em quantidades menores, por várias horas, esse látex acaba por coagular-se espontaneamente sobre o corte na casca. Na próxima sangria essa película será retirada e em seguida será feita uma nova incisão.

As películas retiradas das diversas árvores podem ser misturadas com as borrachas em processamento. A quantidade de borracha obtida nesse processo constitui entre 15 a 20% do total da produção.

O líquido, o látex, contém em suspensão um hidrocarboneto de elevado peso molecular. Por aquecimento e adição de ácido acético coagula formando uma massa gomosa que, depois de separada da água e outros produtos, denomina-se “borracha bruta”.

A borracha assim obtida é deformável como gesso e deverão ser processadas para adquirir os requisitos necessários para ser utilizada emsuas inúmeras aplicações.

Ela é introduzida em máquinas especiais que funcionam mais ou menos como moedoras de carne, chamadas mastigadoras: servem para misturá-la e empastá-la, libertando-a do líquido e das impurezas. A este ponto os indígenas costumam defumá-la, quando em estado bruto, obtendo, assim, um produto bastante elástico e impermeável, mas grudento e, por isso, não prático para trabalhá-lo.

Na indústria moderna, ao invés, segue-se uma fase importante, a da mistura, isto é, à borracha são ajuntadas substâncias especiais, capazes de torná-la dura e elástica. para tal fim, emprega-se enxofre ou seus compostos; juntam-se, ainda, corantes e outras substâncias químicas, capazes de orientar a reação.

A borracha, agora, está pronta para ser utilizada dos modos mais variados. É-lhe dada a forma definitiva, antes de submetê-la à vulcanização, cujo processo final a tornará realmente tal qual nós a conhecemos.

A qualidade das borrachas naturais brasileiras é determinada, em primeira instância, através da inspeção visual, observando sua limpeza, cor, homogeneidade e defeitos. Depois, através de ensaios de laboratório específicos e normalizados são classificadas e comercializadas, com características padronizadas, exigidas pela norma ABNT-EB-1866 de 1988.

Composição Química e Física

Borracha bruta

Hidrocarbonetos de borracha ---------------- ~ 93,7%

Proteínas ------------------------------------------- ~ 2,2%

Carbohidratos ------------------------------------- ~ 0,4%

Lipídios naturais ---------------------------------- ~ 2,4%

Glicolipídios e Fosfolipídios ------------------- ~ 1,0%

Materiais inorgânicos ---------------------------- ~ 0,2%

Outros ------------------------------------------------ ~ 0,1%

Propriedades químicas

Admite-se que a borracha natural é um polímero linear (macromolécula), formado pela adição do isopreno (monômero). O isopreno é um hidrocarboneto pertencente aos dienos(duas ligações duplas) e também pode ser denominado de 2-metil-butadieno-1,3.

Isopreno

O hidrocarboneto que constitui a borracha natural, o poli-isopreno possui a fórmula molecular (C5H8)n, onde n varia de 200 até 4000, de acordo com o tratamento utilizado. Estes valores correspondem a pesos moleculares compreendidos entre 13 600 e 272 000.

A reação de ozonólise demonstra que possui uma estrutura resultante da polimerização ordenada do isopreno, como mostra a reação abaixo:

Poliisopreno

Propriedades Físicas

A Borracha Natural é o produto sólido, peso específico de 0,90, obtido pela coagulação de látices de determinados vegetais, em estado bruto é uma substância termoplástica, insolúvel na água e solúvel nos hidrocarbonetos líquidos. Numa temperatura superior a 30oC perde a elasticidade.

Possui uma excelente resistência à abrasão, recuperação a quente/frio e adesão à tecidos e metais, uma resistência muito boa ao rasgamento e absorção de água, e ainda uma boa resistência à deformação por compressão.

Particularidades

As borrachas sintéticas, também chamadas de elastômeros sintéticos, têm as mesmas propriedades das borrachas naturais, ou seja, elasticidade, possibilidade de vulcanização,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com