TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brainstorming

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 5

Uniasselvi – Fameg

Engenharia Química

Engenharia de Produção

Diego Castagna dos Santos

Elaine Barelos

Danieli Schwertz

Gisele Hilger

Pauline Flaresso

Thalia Batisti Fabiani

Wellerson Rafael Rubin

 

Brainstorming:

Processo de Costura

Guaramirim

2015

Diego Castagna dos Santos

Elaine Barelos

Daniele Schwertz

Gisele Hilger

Pauline Flaresso

Thalia Batisti Fabiani

Wellerson Rafael Rubin

BRAINSTORMING:

Processo de Costura

[pic 1]

Guaramirim

2015

Introdução

Para uma melhor agilidade no processo de costura de uma empresa com tamanho de área x, verificamos qual era a demanda da empresa e qual a necessidade de máquinas a serem utilizadas no processo.

Dividimos essas máquinas em linhas, sendo que em cada linha há 10 máquinas, de modo que as peças que vem do corte sejam separadas em pequenos pacotes de 30 peças talhadas, sendo que essas peças que vem do corte já serão separadas para cada linha que tenham aquela operação para fazer, mas lembrando que essas peças entram por um determinado lugar e saem por outro, usando o sistema FIFU, ou seja, onde a primeira peça que entra é a primeira que sai.

Cada máquina faz no mínimo uma operação, que tem por finalidade que a peça saia pronta após passar pelas 10 máquinas.

Assim cada costureira fica responsável por garantir que a sua operação seja feita sem deixar nenhum defeito, dessa forma, dando mais confiança para fazermos uma revisão por amostragem e não mais por peça produzida.    

Processo de Costura

Ao observarmos o processo de produção com as 10 máquinas em funcionamento, cada linha com uma peça de dificuldade diferente, sem esquecer que a peça deve sair pronta e com qualidade, podemos constatar que há a possibilidade de diversos problemas surgirem.

Dessa forma, cria-se uma análise de percepção, onde constata-se os problemas que possam vir a surgir no decorrer do processo e quais as soluções mais viáveis e práticas para que não se crie um atraso na produção e nem prejuízos a qualidade de determinada peça.

Destacamos abaixo as principais observações obtidas no processo de uma determinada linha da produção, os problemas que foram vistos bem como uma solução prática para os mesmos.

1. Se uma máquina de determinada linha estragar, como será dado continuidade a produção do pacote sem aquela máquina, mantendo o nível de produção?

Uma solução que poderia ajudar a não acarretar gargalos na produção, seria ter próximo a essas linhas uma pequena oficina para consertos rápidos, que não demandem a troca de máquinas. Outra solução seria ter máquinas de reserva, pois há operações que demandam muito mais esforço dessas máquinas o que podem acarretar problemas e dessa maneira, troca-se a máquina e mantém-se o giro da produção.

2. O que fazer quando uma peça não sai da linha de produção com a qualidade exigida?

Por verificar que a volta da peça para conserto dentro dessa linha atrasaria o processo de giro da produção, cria-se uma pequena linha de conserto, mas destacando que os consertos feitos por essa nova linha devem ser considerados de maior extensão, assim os pequenos consertos ainda devem ser feitos pela própria costureira que os cometeu, visando a ela maior atenção e cuidados na hora de executar suas operações.

3. Qual a melhor forma de fazer com que o processo das linhas seja agilizado e que a peça já saia da linha de produção com todos os seus aviamentos aplicados?

Para que a peça esteja realmente com todos os seus aviamentos aplicados num prazo mais ágil antes de ir para a linha de produção, há a necessidade de que esses detalhes estejam já dentro da empresa em tempo hábil. Assim, logo que as peças acabem de ser talhadas, todos os aviamentos são aplicados e as peças diretamente encaminhadas a linha de produção para que possam ser costuradas e entregues num prazo mais satisfatório e com os processos adiantados.

4. Como garantir um bom desenvolvimento das peças e controlar o sistema de produção?

Cria-se uma planilha onde possam ser colocadas as datas desde o momento que a peça veio a ser talhada, a chegada e a separação de aviamentos para a aplicação nas peças, a data de envio e retorno das peças da costura e se houve consertos, tendo um campo direcionado para observações, onde cada um ao qual teve contato com as peças possa expressar se teve alguma dificuldade e se tem sugestões para um melhor desempenho posteriormente em outras peças que possam vir a ser parecidas.

Dessa forma, a planilha facilita o controle da produção e obtém-se opiniões construtivas para um melhor desenvolvimento da linha de produção nas próximas peças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com