TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Braspress

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  947 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo relatar a história da Braspress, empresa especializada em distribuição de encomendas expressas no Brasil

Tendo em vista dificuldades com a concorrência, roubo de carga, manipulação no valor das notas fiscais, estradas em péssimas condições, ao longo dos anos, para a efetivação do seu crescimento, foi necessário investimento em: Tecnologia e softwares, para maior produção de mercadorias, Armazenagem, local com infraestrutura que suportasse, a demanda, modais de transporte e eficiente, que traga segurança e confiabilidade ao cliente, e apostando neste diferencial, a braspress busca, clientes que reconheçam e paguem por este serviço.

A empresa agregou tecnologia de ponta com uma equipe engajada em ampliar horizontes e vencer os desafios e buscar o cliente encantador que compartilha seus valores, seguindo continuamente em seu objetivo de invertir para crescer.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO LOGÍSTICO

Primeiramente a braspress pode ser considerado um operador logístico, pois atua na aera de transporte e armazenagem de matérias, pois a mesma trabalha com encomendas “ rápidas” e “urgentes” , cujo, esse ser seu diferencial no mercado logístico.com base onde um dos seu principais meios de transportes é o rodoviário, onde atualmente atua com uma frota própria de 985 veículos, mais de 500 veículos agregados, e mais de 4.000 funcionários agregados em 89 filiais em território nacional .Onde a impressa é referência em tecnologia , confiabilidade e agilidade, requisitos satisfatórios em relação ao cliente e fornecedor .Em relação ao transporte ainda e possível citar que umas da maiores dificuldades encontradas pelas aas empresas em geral, que competem entre si, es situado: Excesso de oferta de transporte x disponibilidade de carga; isso faz com que as empresas diminuam seus valores de frete para atrair o cliente, que além de procurar segurança, confiabilidade, procura também um preço bom e justo pelo serviço prestado. Sobre a parte da logística relacionada a parte de armazenagem, a braspress, conta com sistemas e softwares de própria autoria, para melhor armazenagem e distribuição de tais produtos, levando em conta seu volume/peso, trazendo confiabilidade, segurança e satisfação ao cliente, e também evitando supostas fraudes, no faturamento tanto pelo peso/volume errado. A Sythex foi escolhida como fornecedor. Processos como gestão de contratos de terceiros, gestão de indicadores para cobrança de serviços, triangulação de notas fiscais, operações de armazéns gerais, geradores de relatório e indicadores pela WEB foram fatores decisivos para escolha do WMS Sythex operador logístico. Isso fez com que a Braspress viesse com mais força no cenário de operadores logísticos.

Este modelo foi proposto por Corrêa et alli (2001) e tem como objetivo “estabelecer métodos de trabalho para o desenvolvimento das atividades específicas vinculadas ao processo produtivo em toda a sua extensão, ou seja, frente às relações funcionais com os demais participantes do processo produtivo”. O termo” prestador de serviço logístico” pode abarcar todo tipo de atividade logística, por mais simples que seja, sem incluir necessariamente os avanços tecnológicos e operacionais que sustentam o moderno SCM (LUNA,2007).

A Braspress Transportes Urgente, encontra-se no grupo 4PL de evolução dos PLs .pois pode ser definida como uma empresa que possui sistemas que permitem gerenciar todas a logística de tal forma que ao gerir a cadeia de suprimentos, planeja e implementa e controla o fluxo e a armazenagem de produtos, e aos serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até seu consumo final, de modo de atender ás demandas e as necessidades dos cliente, de forma eficiente e eficaz. A empresa busca uma maior preocupação com as interfaces entre os integrantes da cadeia de suprimento, com o foco no aprimoramento na previsão da demanda e no planejamento colaborativo entre os elos da cadeia de suprimento. Possui também, investimentos em sistema de compartilhamento de informações para gerir os elos da cadeia.

[...] é o processo de planejamento, implantação de e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atende às exigências dos clientes. Ballou (2001,p.21).

2.2 ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS

Atualmente a braspress adquiriu, WMS Sythex, onde o objetivo e a modernização, onde facilitará a armazenagem, movimentação de matérias, equipamentos e etc. O primeiro armazém a receber o WMS está localizado em Barueri, tendo cerca de 20.000m², 10.000 posições pallets e será um armazém muito moderno no que diz respeito a regras, equipamentos, layout e modelo de movimentação de materiais. Como diz HELOU: ”É preciso investir para poder crescer”. Há também o conjunto chamado SORTER, conjunto de esteiras rolantes e elétricas instrumentados por equipamentos de leitura óptica, células fotoelétricas, balança e dimensionador de volumes, comandados eletronicamente. Sua extensão é de 4,7 km de esteiras e capacidade de 8.400 volumes por hora (140 volumes por minuto). O sistema proporciona aumento de produtividade com a diminuição do tempo das operações, permite ainda o aumento na segurança; rastreabilidade das encomendas; maior precisão; interface IHM (Interface homem e máquina). Medidas adotadas para facilitar, o controle de estoque, volume/peso, evitando problemas futuros com erros de carga, sobres os produtos entregues.

O manuseio e a movimentação de materiais são atividades de apoio que envolvem, além da embalagem, a unitização, movimentação e estocagem, e estão diretamente vinculadas à armazenagem (VIEIRA, 2009).

Uns dos principais problemas que a Braspress enfrentou como empresa de cargas expressas foi receber pelo peso e cubagem transportados, pois as transportadoras locam de baús de seus caminhões e cobram pelo volume ou peso da encomenda, no entanto clientes acabam colocando um valor (pesos ou medidas) menor na nota fiscal. A evasão causada por essa diferença gira em torno de 10 a 15% do faturamento das empresas. Como evitar evasões no faturamento sem desrespeitar o cliente e sua ética moral, e deixar o cliente satisfeito e seguro? E ainda como recuperar o faturamento perdido nessas evasões? Bom. A Braspress desenvolveu seu próprio softwares; rastreia todos os volumes transportados por meio de adoção de código de barras, além de aferição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com