TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História Da Braspress

Pesquisas Acadêmicas: História Da Braspress. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  2.449 Palavras (10 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 10

PAULO ROGERIO PACHECO DOS SANTOS

OPERADORES

LOGÍSTICOS

Trabalho de Gestão de

Distribuição Logística

Professor José Joanir

Curso Técnico em Logística

do SENAI

Ponta Grossa

Setembro de 2014

DHL- SUPPLY CHAIN

SUMÁRIO

 HISTÓRICO DA EMPRESA

 ESTRUTURA

 ATIVIDADE

 CLIENTES

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO:-

O cenário de globalização da economia tem provocado mudanças significativas na gestão de diversas empresas no mundo inteiro, independentemente de sua natureza de negócio, porte ou origem. O surgimento do processo de globalização da economia deve-se, principalmente, ao surgimento de novos padrões de produtividade impostos pelos países asiáticos e, em particular, pelo Japão. O movimento da Qualidade Total e o conceito de produção enxuta trouxeram consigo um conjunto de técnicas e procedimentos como o JIT (Just-in-time), Controle Estatístico de Processo, Kanban, etc. Amplamente adotadas em quase todos os países industrializados de economia de mercado, estas técnicas e procedimentos contribuíram para um grande avanço de qualidade e produtividade.

Na trilha destas mudanças, a Logística passou a ter um papel fundamental para o aumento da competitividade das empresas. Acompanhando o desenvolvimento da Logística, aliados a novas técnicas de gestão, novos termos foram surgindo, tais como Logística Integrada, Supply Chain Management.

Por isso, aqui se apresenta o melhor exemplo de todo esse contexto inicialmente abordado, como um referêncial para novas idéias de melhorias e tendências para a melhoria contínua da Gestão de Distribuição de nossos produtos e serviços.

HISTÓRICO DA EMPRESA:

DHL Logística

A DHL Express é uma empresa privada que atua no setor de logística internacional e correio expresso. Sua sede internacional está localizada na cidade da Alemanha chamada Bona.

História da fundação da DHL

Fundada em 1969, a DHL é um acrónimo do nome dos seus criadores norte-americanos, Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn. A empresa teve um rápido crescimento, devido à sua nova abordagem no mercado do transporte de correio. Os documentos eram enviados, pessoalmente, por avião, a partir de São Francisco até Honolulu, o que, até então, era feito por navio.

Com isto, o tempo despendido no transporte era significativamente diminuído, bem como, os custos relativos às taxas de utilização dos portos, pois a duração do vôo e do desalgandegamento aduaneiro da carga aérea feitos mais rapidamente que a viagem dos navios, o que poupava bastante tempo e dinheiro aos seus primeiros clientes. Assim, com base neste novo conceito de entregas rápidas de documentos e envios, foi pioneira de uma nova indústria: o correio expresso aéreo internacional.

Em 1972, os três fundadores pretendiam expandir a empresa para fora dos Estados Unidos, e com esse efeito, contrataram Po Chung, um empresário de Hong Kong, com um objetivo de expandir a DHL à escala global. E assim foi criada a DHL Internacional Ltda., uma nova empresa sedeada em Bruxelas, Bélgica, que trabalhava em separado da “empresa mãe”, a DHL Airways, Inc. com sede em Redwood City, Califórnia.

Com isto a marca cresceu de forma muito célebre, e assim, em pouco tempo expandiu-se a todo o globo. A empresa garantiu uma forte presença, primeiro em toda a região do pacífico. Em 1974, abriu escritórios, e posteriormente, em hubs (ponto centrais para coletas), instalados estrategicamente. Em aposta no mercado internacional veio a mostrar-se vantajosa, devido ao fato de que, em pouco tempo, já representar dois terços do volume de negócios da empresa. No entanto, nos Estados Unidos, a empresa continuava sem conseguir competir de forma efetiva com outras companhias líderes de mercado, como a Federal Express. Desta forma, em 1983, a DHL Internacional já era cinco vezes maior que a sua holding doméstica.

Nos anos seguintes, a empresa conseguiu desbravar caminho por todo o bloco comunista, chegando ao topo este processo em 1986, quando é criada a DHL Sinotrans, sucursal da empresa estabelecida na China. Em 1988, a DHL já estava representada em 170 países e empregava 16000 funcionários.

No príncipio da década de 1990, a companhia decidiu alargar os seus préstimos, deixando para trás o correio expresso acomo seu “core business” (centro de negócios), assim, o transporte de cargas pesadas passou a figurar nos seviços oferecidos pela empresa. Em 1994, agora DHL Worldwide Express, a marcou completou o seu vigésimo quinto aniversário com uma quota de 52% em todo o mercado Asiático, deixando muito atrás os seus rivais FedEx e UPS, e por isso a empresa voltou a investir muito neste mercado em desenvolvimento.

No fim da década de 90, a DHL, apostou em novos serviços nas áreas do transporte de mercadorias e da logística integrada. Começando assim, a fazer parte da cadeia de abastecimento dos seus clientes.

Estrutura da empresa

Seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com