TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Breve História Da Internet

Ensaios: Breve História Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Pouco se lembra do que era a vida sem a Internet. De como nos comunicávamos, de como buscávamos informações, de como fazíamos compras. Parece que ela sempre esteve ali, como se já fizesse parte de nós. Como se fosse um braço, ou uma perna. Pensar no caos que é criado só pelo fato da conexão ter caído, dá uma grande ideia do quanto essa ferramenta é importante hoje em dia. Porém, muitas pessoas não sabem de onde veio, como, ou as razões pelas quais essa ferramenta foi criada.

"A historia da criação e do desenvolvimento da internet é a historia de uma aventura humana extraordinária. Ela põe em relevo a capacidade que tem as pessoas de transcender metas institucionais, superar barreiras burocráticas e subverter valores estabelecidos no processo de inaugurar um mundo novo. reforça também a ideia de que a cooperação e a liberdade de informação podem ser mais propícias à inovação do que a competição e os direitos de propriedade. (CASTELLS, A galáxia da Internet, pág 13, 2004)"

Essa rede foi criada e foi evoluindo a partir das necessidades das pessoas, o medo da guerra, e a necessidade do contato instantâneo fez com que os avanços, que antes eram muito simples, e andavam a “passos de tartaruga”, foram cada vez mais se modificando e progredindo até chegar ao ampliado e eficiente sistema que utilizamos hoje.

Tudo iniciou-se em 1844, onde o mundo era, há séculos, movido por documentos em papel e/ou o famoso “cara-a-cara”, quando um aparelho chamado telégrafo fez a primeira transmissão de ondas de rádio entre as cidades norte-americanas Baltimore e Washington, tornando assim a comunicação muito mais rápida para a época, ainda falhada, porém rápida.

A criação do sistema binário pelo filósofo inglês Francis Bacon, em 1605, também teve ligação indireta com a criação da rede, ele afirmava que qualquer objeto podia sofrer codificações. É a partir de códigos construídos com esse sistema, que são padronizados com os números 0 e 1, que o processamentos dos dados dos computadores que utilizamos hoje em dia acontece.

O primeiro computador foi criado em 1946, por cientistas norte-americanos e era uma enorme máquina que realizava cálculos. Pesava cerca de 30 toneladas e tinha um metro e oitenta de altura. Seu nome era ENIAC, ou Electrical Numerical Integrator and Computer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com