TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAMADA DE TRANSPORTE

Trabalho Universitário: CAMADA DE TRANSPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Disciplina: Redes de Computadores - 3° Ano C

Professor: Fabiano Rocha

Aluna: Danielly Guia da Silva

A Camada de Transporte do Modelo TCP/IP

A camada de transporte TCP/IP é a responsável pela transferência dos dados da máquina de origem até a máquina de destino, fazendo isso de forma eficiente, confiável e econômica. Não ficando restrita a tipologia de rede, com a garantia de que os dados cheguem sem erros e na sequência correta. Entre suas funções estão o endereçamento, estabelecimento de conexão, controle de erro, confirmação de recepção, controle de fluxo entre outras funções.

Para gerar uma transferência confiável dos dados é realizado o processo de confirmação, onde após cada segmento de mensagem, caso não chegue confirmação é reenviado o pacote ao seu devido destino, isso ocorre com ou sem a presença de erros no objeto de transferência.

A camada de transporte prevê dois protocolos, sendo um orientado a conexão, TCP, Protocolo de Controle de Transmissão, que garante o transporte dos dados, trafego da rede, multiplexação (codifica várias informações em um único canal) e demulplicação. Já o UDP, Protocolo de Datagrama de Usuário, não é orientado a conexão, sendo assim sua função é entregar os dados ao receptor sem o papel de verificação de confiabilidade das informações, mesmo assim não há garantias de entrega dos dados realizados por este protocolo, porém sua transmissão é maior referente ao outro protocolo.

Os dados de ambos são enviados através de pacotes, com estrutura dentro de padrões fixos para comunicação, sendo essa denominada de cabeçalho. Onde são definidos o campo de origem e destino, número de sequência e número de confirmação, tamanho do cabeçalho, tamanho da janela, ponteiro urgente, checksum, opções e dados no protocolo TCP. Nos campos de porta de origem e destino são definidas as portas de comunicação, o número de sequência indica qual parte está sendo enviada, o número de confirmação especifica o próximo byte aguardado pelo destino, o campo tamanho indica o tamanho do pacote. O tamanho de janela indica o tamanho disponível no buffer, o checksum contém um valor para fazer a validação do pacote, o ponteiro de urgência indica se o pacote é urgente ou não. O campo opções é um campo reservado para campos opcionais, e o campo dados são os dados que estão sendo enviados. Já o cabeçalho do protocolo UDP apresenta uma maior simplicidade, possuindo apenas quatro campos, são eles: a porta de origem e de destino, onde são especificados as portas que ocorrerão a comunicação, tamanho da mensagem, que informa o tamanho total do pacote, o checksum que contém o valor de validação da integridade dos dados, e o campo dados que são os dados propriamente ditos.

As portas citadas tanto no cabeçalho TCP quanto no UDP, funcionam como um ponto, físico ou lógico, no qual podem ser feitas conexões, e assim transferências de dados, pacotes entre um servidor/computador ou computador/servidor. Existem um total de 65.536 portas TCP e UDP, sendo as portas de 0 à 1023 reservadas pela IANA, Autoridade para Atribuição de Números da Internet. E são através dessas portas que muitos protocolos realizam comunicações.

Os principais protocolos da camada de aplicação TCP/IP são: HTTP protocolo utilizado para controlar a comunicação entre o servidor de Internet e o browser; SMTP protocolo que serve para efetuar a transferência de e-mails entre os servidores; FTP permite transferência de dados ou ficheiros entre computadores, mesmo com sistemas operativos diferentes como o Linux e o Windows; SNMP protocolo de comunicação que permite recolher informação sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com