TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES

Por:   •  11/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  1.680 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES

Microcontroladores

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

CARACTERÍSTICAS DE MICROCONTROLADORES

Microcontroladores

Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Controle e Automação  da Faculdade ENIAC para a disciplina Microcontrolador.

Guarulhos

2016

[pic 2]

1. O que é um microcomputador?

O microcomputador é um equipamento compacto que tem como objetivo principal simular ou imitar eletronicamente o sistema chamada ser humano.

2. O que é um programa de computador?

Um programa de computador é um conjunto de instruções arranjadas de maneira organizada por um programador, com o objetivo de informar ao microcomputador o que ele deve executar, ou seja, o programa informa ao microcomputador quais as tarefas que devem ser executadas ao longo do tempo.

3. O que é uma instrução?

Uma instrução é uma ação ou uma tarefa que o microcontrolador pode executar por vez.

4. Define software, firmware e hardware?

A definição do software é a parte lógica do microprocessador, são os dados processados e interpretadores pelo processador e ficam gravados no disco rígido e carregados na memória RAM. O firmware é um programa que tem como finalidade principal de programar a forma de operação do hardware, como os números de portas de entradas e saídas, forma de comunicação seriel, forma de operação dos timers, contadores e entre outras operações. Ele esta armazenado em uma memória não-volátil de um equipamento inteligente.

O hardware são as partes eletrônicas que compõem um microcomputador como a placa mãe, a placa de vídeo de um microcomputador e entre outros.

5. Qual é a diferença entre software e firmware?

A diferença é que o firmware possui instruções armazenadas em circuitos integrados, chips de memória como a ROM, EPROM e EEPROM presentes nas placas dos dispositivos, e são executados a nível de hardware, ou seja, não há relação com o usuário, assim como acontece com os softwares. O firmware controla diretamente o dispositivo de hardware., e também chamado de memória de hardware. E o software é a parte lógica do processador, são os dados processados e interpretadores pelo processador e ficam gravados no disco rígido e carregados na memória RAM.

6. Qual é a estrutura básica de um microcomputador? Descreva a função de cada bloco básico.

A estrutura básica de um microcomputador é constituido por três blocos, a unidade central de processamento, a unidade de memória e a unidade de entrada e saída. A unidade central de processamento corresponde ao cérebro do microcomputador ele é responsável pela inteligência dessa máquina, ou seja, é ela que tem a capacidade de tomar decisões no sistema microcomputadorizado, por meio da execução de um programa. A unidade de memória é dividida em duas partes, uma parte é memória de armazenamento de programa e a outra parte armazenamento de informações. A memória de armazenamento de programa é a memória na qual o programa que definirá as tarefas que o microcomputador  deve executar.  A memória de armazenamento de informações permite a escrita e a leitura de informações, como sensores teclados etc, essas informações devem ser lidas e armazenadas na memória, para depois serem lidas novamente e analisadas pelo microprocessador por meio de um programa. A unidade de entrada e saída é responsalvel pelo interfaceamento das informações entre o microcomputador e o mundo externo.

7. O que é um microprocessador? Quais são os outros nomes com que geralmente ele é chamado?

O microprocessador é um dispositivo semicondutor, constituido por milhões de transistores que implementam uma variedade de circuitos, ele também é chamado de unidade central de processamento , CPU, CI, circuito integardo.

8. Quais são as partes que compõem o microprocessador? Quais as funções de cada parte?

As parte que compõem o microprocessador são: Unidade lógica e aritmética (ULA): é a responsável por executar efetivamente as instruções dos programas, como instruções lógicas, matemáticas, desvio, etc.  A Unidade de controle (UC): é responsável pela tarefa de controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes. Os Registradores: são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução. Os registradores mais importantes são: Contador de Programa (PC) Sinaliza para a próxima instrução a ser executada;  Registrador de Instrução (IR) Registra a execução da instrução; MMU é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador. Também a Unidade de ponto flutuante: nos processadores atuais

são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits. 

9. Qual é a diferença entre um microcomputador e um microprocessador?

 A diferença entre o microprocessador e o microcomputador, um é encarregados de executar uma variedade de funções, enquanto os outro é encarregados de executar pequenas tarefas em computadores.

10. Qual é a diferença entre um microprocessador  e um microcontrolador?

A diferença é que o  microprocessador é um circuito integrado responsável pelo processamento de dados, como uma  unidade lógica e aritmética, com diversos registradores especiais, mas precisa receber ordens externas e ter outros componentes externos para funcionar. E o microcontrolador é um microprocessador, memória RAM, memória ROM, temporizadores, contadores, porta serial, conversores e portas de entra e saída em um só circuito integrado.

11. Quais são os barramentos em um sistema microprocessado? Qual é a função de cada um deles?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (340 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com