TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASA ECOLÓGICA: ‘’Sustentabilidade começa em casa!’’

Por:   •  10/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.004 Palavras (5 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Universidade Veiga de Almeida

Alison Menezes                       20132100345

Felipe Carvalho Queiroz        20132101795

Kimmily A. Daudt de Brito     20132102093

CASA ECOLÓGICA: ‘’-Sustentabilidade começa em casa!’’

Rio de Janeiro

2013

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO

2-OBJETIVO

3-DESENVOLVIMENTO

  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. INTRODUÇÃO

Com a crise social e ambiental emergente nos dias atuais, deve-se repensar a qualidade de vida nos centros urbanos, onde estão concentrados cerca de 75% do contingente habitacional (IBGE, 2005). O déficit habitacional no Brasil em 2005 era de 13,2% (IBGE, 2005) e estima-se que com o crescimento das cidades e o aumento da expectativa média de vida do brasileiro, esses índices possam crescer consideravelmente nos próximos 20 ou 30 anos, gerando um impacto ambiental significativo. A partir desses números, coloca-se a importância de se estudar alternativas de habitações populares que visem, além de contribuir para a diminuição do quadro de moradias no país e a melhoria das condições de vida das populações de baixa renda, o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis, possibilitando o

desenvolvimento de um ambiente saudável, economicamente viável e ecologicamente correto.

Assim, a pesquisa do grupo GEPARES (Grupo de Estudos e Pesquisas em Arquitetura e Engenharia Sustentáveis) do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da ULBRA/Campus Santa Maria visa a construção de um protótipo de uma Casa Popular Eficiente, contemplando soluções que permitam levar em consideração o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis (energia solar, vento, águas da chuva, solo e vegetação), consistindo assim em uma alternativa para moradia de baixa renda.

 A pesquisa encontra-se no Módulo 3 (ano 2010) que visa propriamente a construção do protótipo. Para isso foi necessário o estudo e a definição dos materiais e das soluções sustentáveis, bem como da definição do anteprojeto arquitetônico do protótipo, etapas que foram realizadas nos Módulos 1 (ano de 2008) e 2 (ano de 2009).

  1.  Objetivo

O objetivo do trabalho é mostrar que é possível construir casas eficientes do ponto de vista ecológico e econômico, agregando materiais e soluções sustentáveis que visam o aproveitamento dos recursos ambientais disponíveis. Esse projeto permeia, portanto, conscientizar  todos os profissionais ligados à tecnologia da construção, para a importância das moradias sustentáveis, com custo reduzido e voltadas para populações de baixa renda, melhorando a qualidade de vida das pessoas

  1. DESENVOLVIMENTO

[pic 2]

Tijolos de solo cimento:

O solo cimento é um material alternativo de baixo custo, obtido pela mistura homogênea de solo, água e um pouco de cimento. Os solos adequados são os chamados de solos arenosos, ou seja, aqueles que apresentam uma quantidade de areia na faixa de 60% a 80% da massa total da amostra considerada. A massa prensada endurece com o tempo, em poucos dias ganha resistências e durabilidade suficientes para diversas aplicações na construção Civil. A utilização de tijolos de solo cimentos vazados permitem também a passagem de tubulação hidráulica e da rede elétrica, evitando assim quebra de paredes justificando a racionalidade do projeto (VAGHETTI et al., 2009).

Telhas onduladas Tetrapak:

São telhas produzidas a partir da reciclagem do polietileno e alumínio, presentes nas embalagens longa-vida da Tetrapak, possibilitando melhor aproveitamento desses materiais e evitando sua disposição em lixões e aterros sanitários. A composição das telhas é uma mistura dos materiais encontrados nesse tipo de embalagem: 75% de plástico, 23% de alumínio e 2% de fibras vegetais, prensados em alta temperatura e sem o uso de resinas (VAGHETTI et al., 2009).

Painéis e vigas OSB:

OSB (Oriented Strand Board) é um material derivado da madeira, composto por pequenas lascas de madeira orientadas segundo uma determinada direção. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação.

Entre as possibilidades estudadas para o forro e a estrutura do telhado, verificou-se que o melhor sistema será aquele constituído de painéis e vigas OSB, visando o impacto ambiental reduzido devido a não utilização de árvores adultas na sua fabricação (VAGHETTI et al., 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com