TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protótipo Casa Educacional Visando a Sustentabilidade e Automação

Por:   •  29/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.847 Palavras (8 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 8

Protótipo casa educacional visando a sustentabilidade e automação

Jackson Gnoatto, jackson.tuti@hotmail.com; Leonardo Berlanda, leonardo.berlanda@hotmail.com; Patricia Grezelle, patygrezelle@hotmail.com; Vanessa Borges, vanessaborges1807@gmail.com

Orientador: Tobias Jun Shimosaka, tobias@fadep.br

FADEP - FACULDADE DE PATO BRANCO

Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100

CEP 85503-350 - Pato Branco - PR

Resumo: Nesta parte do projeto serão apresentados os cortes das peças e montagem da maquete, possibilitando uma visão de como funcionam os mecanismos implantados, pressupondo uma prática pedagógica que se expressa através da metodologia dialética. Usando um confronto de conhecimento entre o sujeito e o objeto, conhecendo através da elaboração de relações, mais totalizante possível. A maquete será visada como ferramenta de marketing, direcionada para demonstração de automação numa casa, chamar atenção para o curso de engenharia civil, montar um demonstrativo de métodos ecológicos, econômicos e futurísticos.

Palavras Chaves: Maquete. Pedagógica. Marketing.

Abstract:  This paper presents a proposal for the Integrated Workshops teaching based on the dialectics of knowledge construction methodology. In this part of the project will be presented cuts of parts and assembly of the model, allowing a view of how the implemented mechanisms assuming a pedagogical practice that is expressed through dialectical methodology. The model will be targeted as a marketing tool, aimed to demonstrate automation in a house, draw attention to the civil engineering course, put together a statement of ecological methods, economic and futuristic.

Keywords: Maquette. Pedagogic. Marketing.

  1. Introdução

Em observância ao artigo “Protótipo Casa Educacional Visando a Sustentabilidade e Automação” (2016), referente a um sobrado com cunho educacional, aborda técnicas sustentáveis: energia solar e aproveitamento de água de chuva, e automação residencial: eficiência energética, conforto e segurança. Este estudo procura incrementá-lo a partir de um plano de negócios. Assim verificar sua adesão no mercado, qual o melhor método de fazer isso e como será confeccionada a maquete física.

O SEBRAE trás que o plano de negócio explana minunciosamente o mercado, produto e as medidas tomadas pelo empreendedor, gerando maiores benefícios. (SEBRAE, 2016).

Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado (SEBRAE, 2013, p. 13).

A busca de informações e o planejamento sistemático são pontos chaves para a elaboração de um plano de negócios. É o que falta em muitos empreendedores. Com base no “Estudo de Mortalidade das Empresas Paulistas” realizada pelo SEBRAE 43% das empresas abertas em São Paulo deixou de existir ou trocou de atividade logo no primeiro ano. 54% no segundo e 63% no terceiro (BIAGIO, 2013. p. 3).

De cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 fecham em 3 anos, conforme dado do IBGE. Sendo as principais razões a falta de planejamento e o descontrole na gestão (UOL, 2012).

O custo do plano de negócios depende do tipo de plano, oscilando dos mais simples até os mais complexos. Para elaborar pode contratar uma empresa de consultoria, o que encarecerá, pois trabalha com uma equipe de profissionais em cada assunto. Recorrer a um consultor privado, que o número de pessoas envolvidas é menor e normalmente cobram por horas, sendo mais econômico do que a empresa. Outra opção é fazer você mesmo, existem softwares e cursos no mercado que auxiliam a elaborar um bom plano se tonando o mais viável financeiramente (OMAN, 2016).

De acordo com o exposto ao discriminar todo o projeto procura diminuir os riscos, obter recursos financeiros, organizar, facilitar a comunicação entre os envolvidos, e validar no mercado.

  1. Revisão BIBLIOGRÁFICa

Como o projeto tem como objetivo básico o ensino dialético através da maquete física e demonstração de produto em miniatura para marketing de produtos inovadores para casas e afins observam-se as seguintes citações para esse tipo de ensino e oque é marketing.

“Marketing é um processo social e de gestão, pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e querem através da criação, oferta e troca de produtos e valores com outras.” (NEVES, 2009, p.18 apud KOTLER, 1997, p. 7).

Para a Associação Americana de Marketing, sua prática sempre existiu, porém, com variação no seu grau de utilização (LAS CASAS, p.7). Ainda em sua concepção em (2004) a AAM (Associação Americana de Marketing) redefine o marketing como um complexo processo que envolve a criação, comunicação e a entrega de valor para o cliente. É o que relata (LAS CASAS, 2009, p. 7).  

A comunicação entre os seres se pauta em diversas formas, oral, e escrita, ou por meio de objetos que demonstram de forma ilustrativa a sua fala.

Os métodos utilizados para fazer o marketing desse projeto, utilizam da maquete como ferramenta de demonstração do produto e ao mesmo tempo facilitando o trabalho do palestrante com o público alvo, facilitam a compreensão do mecanismo.

Uma metodologia na perspectiva dialética baseia-se em outra concepção de homem e de conhecimento. Entende o homem como um ser ativo e de relações. Isto significa que o conteúdo que o professor apresenta precisa ser trabalhado, refletido, re-elaborado, pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele. Caso contrário, o educando não aprende, podendo, quando muito, apresentar um comportamento condicionado, baseado na memória superficial. (VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia Dialética em Sala de Aula. In: Revista de Educação AEC. Brasília: abril de 1992 (n. 83).) Ou seja, a maquete pode ser utilizada como recurso para uma educação diferenciada, tornando possível contato visual do aluno para melhor entendimento, no quesito proporção, funcionamento e projeção de ambiente.

No dizer de Cobra (1992), Peter Drucker, denominado como um dos maiores teóricos da administração, expõe que haverá sempre necessidade de esforços pertinentes para demonstração de um produto, que tornam a venda supérflua que é o maior objetivo do marketing, objetiva que o produto ou serviço se venda por si só, precisa apenas se fazer disponível.

O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio (SEBRAE, Como Elaborar Um Plano de Negócios.).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (243.1 Kb)   docx (129.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com