TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

curso de engenharia civil

aluno

REgeneração óssea e tecidual

[pic 3]

Londrina

2016

aluno

regeneração óssea e tecidual

Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado á Graduação em Engenharia Civil da Universidade   Norte   do  Paraná,   como avaliação parcial II da disciplina de Ciências dos Materiais.

Orientador:

Londrina

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        4

BIOMATERIAIS COM APLICAÇÃO ÓSSEA – MÉTODO DE ANÁLISE E PERSPECTIVA FUTURAS.        5

CONCLUSÃO        6



INTRODUÇÃO

        A definição de biomaterial é uma substancia ou mistura podendo ser natural ou artificial , e uma de sua maior utilização é na área da medicina com intuito de melhorar ou substituir qualquer órgãos , tecidos ou ossos do corpo.

        Segundo Barbanti et al.(2005) , a engenharia de tecido nada mais é a regeneração de órgãos e tecidos vivos utilizando também tecidos do paciente que são usados como scaffolds .

        Segundo Santos Jr. (2007), os biomateriais podem ser classificados de duas formas como permanentes ou temporários . Os permanentes são usados por tempo indeterminado  com intuito de ter a mesma função do osso com problemas , já os temporários como o nome já diz eles são colocados por um curto período de tempo até que a parte que foi afetada ou quebrada melhore .

        O objetivo dos biomateriais voltados para a área da saúde servem para melhorar a condição de vida das pessoas buscando melhorar rapidamente ou fixamente fraturada perda de tecidos ou órgãos .


BIOMATERIAIS COM APLICAÇÃO ÓSSEA – MÉTODO DE ANÁLISE E PERSPECTIVA FUTURAS.

        A engenharia tecidual busca criar ou aprimorar métodos para substituir ou melhorar tecidos que estão com problemas .

        Segundo Oliveira et al. (apud. SACHLOS; CZERNUSZKA, 2003), o principal objetivo da bioengenharia é melhorar os tipos de tratamento utilizados nas cirurgias ou transplantes de órgãos possibilitando o menor risco de região do organismo .

        Para ser utilizado um biomaterial tem que ser visto vários casos como por exemplo a biocompatibilidade que pode ser um dos principais porque se o organismo da pessoa que vai ser substituído ou melhorado não for compatível com o material ocorrera uma perda desse material utilizado .

        Um dos biomateriais mais utilizados segundo Oliveira et al. (2010), são os metálicos como aço inoxidável e algumas ligas metálicas como o cobalto , cromo e o titânio , por terem uma compatibilidade e durabilidade muito alta . Mas existem algumas desvantagens dos materiais metálicos como o caso do atrito que com o tempo acaba se desgastando e com isso o movimento da parte transplantada acaba diminuindo ou até podendo ter que tirar a parte transplantada .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com