TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA FLÁVIO AZEVEDO RELATÓRIO DA VISITA À CASA PASSIVA

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

        [pic 1][pic 2]

 SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA – SESI

REDE DE ENSINO SESI ESCOLA

UNIDADE DE OPERAÇÕES EDUCAÇÃO ZONA NORTE

ENSINO BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE - EBEP

CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA FLÁVIO AZEVEDO

RELATÓRIO DA VISITA À

CASA PASSIVA

DOCENTE: Higor Regis

DISCENTE: Josefa Jakelyne Pereira de Medeiros

Turma: 015

NATAL/RN

        2019        

CASA PASSIVA

Foi realizado uma visita à casa passiva, na quarta-feira, dia 10 de abril de 2019, organizada pelo professor de nossa matéria atual “Instalações Especiais”, Higor Regis, juntamente com o palestrante do dia, Erbson Ribeiro. A visita resultou na explicação da casa passiva construída no Centro de Educação e Tecnologias SENAI Flávio Cavalcanti de Azevedo, localizado no bairro de Igapó – São Gonçalo do Amarante/RN, sendo uma casa passiva modelo, que está passando por testes para ter um melhor resultado de obra e conforto para futuras construções. Esta edificação foi um projeto elaborado através das parcerias existentes entre o Brasil e a Alemanha.

As casas passivas são conceituadas, resumidamente, por casas sustentáveis que possuem isolamento térmico, gerado pela própria construção, sendo capaz de captar o ar, aquecer ou resfriar e por fim, distribui-lo. Além disso, garantem um conforto para os seus donos, porém, apesar desses benefícios, esse tipo de casa não é uma boa opção para quem busca uma construção econômica, mas traz um baixo consumo de energia, sendo uma ótima opção para construções sustentáveis.

Esse tipo de edificação possui alguns requisitos, como o super isolamento térmico (realizado pelo sistema de ventilação da construção), eliminação de pontes térmicas, ventilação mecânica (garantindo uma recuperação do frio, pois no nosso caso, o Nordeste é uma região em que o calor é mais predominante), esquadrias adequadas (não permitindo as fugas de frio e calor) e um planejamento que seja bem elaborado e que resulte em bons resultados para a obra. A casa passiva modelo, já citada, permite que futuramente possa haver uma sociedade e construções mais sustentáveis.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (116.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com