TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CÁLCULO DA CARGA TÉRMICA DA BIBLIOTECA DO CENTRO DE TECNOLOGIA PARA FINS DE CONFORTO TÉRMICO

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

REFRIGERAÇÃO

ALUNO: MAURIVÂNIO COSTA BARROS - 11405415

PROFESSOR: CARLOS ANTÔNIO CABRAL DOS SANTOS.

        

CÁLCULO DA CARGA TÉRMICA DA BIBLIOTECA DO CENTRO DE TECNOLOGIA PARA FINS DE CONFORTO TÉRMICO

João Pessoa, Outubro de 2018

RESUMO

O presente trabalho se preocupa em calcular a carga térmica e determinar a potência de ar condicionado necessária à biblioteca do Centro de Tecnologia. A biblioteca é frequentada na sua maioria pelos alunos dos diversos cursos de engenharia, arquitetura e outros cursos da área de extas. Nos horários de pico a biblioteca recebe em torno de 30 pessoas. O horário com a maior relação entre número de pessoas e intensidade de radiação solar é o de 13h e será este o tomado como base nos cálculos. A biblioteca ainda possui um primeiro andar que também é climatizado e desta forma, não agrega calor ao ambiente analisado. O espaço analisado está subdividido em três ambientes: a área para estudo, a recepção e a sala dos funcionários. Para o calculo da carga térmica serão consideradas as trocas de calor advindas do ambiente externo (trocas com as paredes), da carga térmica interna (pessoas, aparelhos eletrônicos e luzes) e da renovação necessária de ar para manter a qualidade. A parede frontal da biblioteca(leste) é sombreada e para as 13hrs a parcela de calor advinda da radiação solar incidente nesta, pode ser desprezada.

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        METODOLOGIA        5

3.1        CONVECÇÃO        5

2.2 CONDUÇÃO        5

3.3        COEFICIENTE GLOBAL DE CONDUÇÃO TÉRMICA        6

3.4        TROCAS DE CALOR ATRAVÉS DE PAREDES OPACAS        6

3.5        TROCAS DE CALOR ATRAVÉS DE SUPERFÍCIES TRANSLUCIDAS        7

3.6        CONDIÇÕES CLIMÁTICAS E RADIAÇÃO SOLAR        8

3.7        CARGAS TÉRMICAS INTERNAS        8

3.8        VENTILAÇÃO NATURAL E RENOVAÇÃO DE AR        9

3.9        CÁLCULO DA CARGA TÉRMICA        9

4.        CONCLUSÕES E DISCUSSÕES        14

5.        REFERÊNCIAS        15

 

  1. INTRODUÇÃO

Um ponto que poucas empresas levam em consideração na hora de pensar em seus profissionais, é o conforto térmico no ambiente de trabalho. Ele está diretamente ligado ao bem-estar das pessoas, e por isso pode possuir grande influência no rendimento delas.

O conforto térmico não está apenas relacionado com a temperatura do ar. Ele leva em conta uma série de outros fatores ambientais e pessoais, incluindo a temperatura ambiente, velocidade do ar, umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico. Estes fatores compõem o que é conhecido como o “ambiente térmico humano”.

  1. OBJETIVOS

  • Avaliar as condições presentes na atual configuração de aparelhos ar condicionado da biblioteca.
  • Selecionar e determinar os diversos parâmetros envolvidos no cálculo da carga térmica.
  • Aprender a realizar o cálculo da carga térmica de um ambiente de conforto.
  • Propor uma configuração mais adequada de aparelhos para o ambiente.
  1. METODOLOGIA

Para o cálculo da carga térmica do ambiente devemos primeiro determinar os vários coeficientes térmicos e parâmetros envolvidos nos cálculos.

  1. CONVECÇÃO

As trocas de calor com variação de temperatura são denominadas trocas secas, o oposto, quando a troca de calor envolvem água, denomina-se trocas úmidas. Os mecanismos de trocas secas são condução, convecção e radiação, e a quantidade de calor trocado pelas diversas formas deve ser determinada para a correta quantificação da carga térmica.

A convecção consiste da troca de calor entre dois corpos, sendo um sólido e outro fluido. A intensidade da troca de calor por convecção pode ser expressa por:

[pic 2]

qc – intensidade da troca de calor

hc – coeficiente convectivo

t – temperatura do ar

θ – temperatura da superfície

Para o cálculo do coeficiente convectivo das paredes foi utilizada a figura-1, onde adotamos a velocidade do ar, 0,1 m/s (ar calmo) no interior da biblioteca e 3 m/s na parte externa. Com isso encontramos he =13 m/s e hi=4 m/s.

[pic 3]

Figura 1-Coeficiente Convectivo

  1. 2.2 CONDUÇÃO

A condução é o mecanismo de troca de calor que ocorre num meio físico, com diferença de temperatura entre dois pontos. Desta forma, pode ser expressa por:

[pic 4]

Δx –  espessura da parede

θe –  temperatura da superfície externa

θi –  temperatura da superfície interna da envolvente

k –  coeficiente e condutibilidade térmica do material

A partir de Frota (2001) temos que o coeficiente de condutibilidade térmica de um tijolo de argila é de (0,35 Kcal/h*mºC)=0,407 W/m ºC, o tijolo tem 30 cm de espessura. Para o vidro k_vidro=0,8. A porta de acesso e as janelas da biblioteca, ambas de vidro, tem 8 mm de espessura.

  1. COEFICIENTE GLOBAL DE CONDUÇÃO TÉRMICA

O coeficiente global de transferência de calor é de extrema importância para o correto procedimento de cálculo do fluxo de calor que adentra uma estrutura. Como visto em transferência de calor:

[pic 5]

Assim sendo, para um sistema complexo de transferência de calor, temos a seguinte equação para o coeficiente global de transferência de calor.

[pic 6]

A partir desta equação podemos determinar o coeficiente global de transferência para as paredes. Embora a parede não seja composta apenas pelos tijolos, o revestimento tem uma pequena espessura se comparado com os tijolos e desta forma pode ser desprezado. Assim:

[pic 7]

Para o vidro com 10mm de espessura, o coeficiente

[pic 8]

[pic 9]

  1. TROCAS DE CALOR ATRAVÉS DE PAREDES OPACAS

O guia ASHRAE fornece equações para avaliar o quanto de radiação a terra recebe do céu. Este parâmetro está relacionado a variações sazonais como umidade, distância sol/terra, variação angular com as vizinhanças e das superfícies refletoras mais relevantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (468.9 Kb)   docx (234.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com