TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHOCOLATE

Casos: CHOCOLATE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 5

2012

1- DESENVOLVIMENTO

1) O último parágrafo do caso “EcoSport, do Brasil para o mundo” mostra que a empresa pretende crescer 40% até 2015. Essa informação deixa claro que a Ford está realizando um dos tipos de planejamento discutidos na disciplina Fundamentos Básicos de Gestão Empresarial.

a) Consulte o livro texto da disciplina no capítulo 5 e explique conceitualmente quais são os tipos de planejamento existentes.

Planejamento estratégico,Planejamento tático,Planejamento operacional.

Planejamento estratégico são os planos desenvolvidos pela alta administração para longo prazo,determinando em que posição a empresa quer estar no futuro.

Planejamento tático é desenvolvido pela gerência média para um prazo mais curto,sendo realizado dentro de cada departamento,auxiliando na busca dos objetivos estratégicos.

Planejamento operacional é formulado pelos supervisores para os níveis mais baixos da empresa e especificam as etapas de ação.

b) Com base na conceituação anterior, defina que tipo de planejamento é esse que a Ford realizou, justificando sua resposta.

A Ford realizou o planejamento estratégico, tendo em vista que o longo prazo dentro do ambiente empresarial foi definido, a empresa venderá milhões de veículos por ano em todo o mundo em 2015.

2) O conceito de marketing estabelece que as organizações, para conquistar uma posição de destaque no mercado, devem buscar o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo com seus clientes e outros grupos de interesse.

Quando analisamos esse aspecto sob o ponto de vista do mercado de prestação de serviços, constatamos que sua aplicação prática é bastante possível, considerando que na prestação de um serviço a empresa e o cliente estabelecem um relacionamento bastante próximo e, muitas vezes, de longo prazo. Como exemplo, pense há quanto tempo você é cliente do seu banco, da sua manicure, do seu dentista, etc.

No entanto, no mercado de bens de consumo duráveis, como é o caso de um carro, essa relação tende a ser mais distante, uma vez que as trocas são mais pontuais e menos freqüentes.

Diante disso, responda as seguintes questões. Importante: para responder às questões consulte o tópico “A orientação de marketing holístico” presente no Capítulo 1 – Marketing do Século XXI do livro Administração de Marketing de autoria de Philip Kotler e Kevin Lane Keller disponível na biblioteca.

a) Além dos clientes finais, quais outros grupos de interesse uma organização pode manter um relacionamento de longo prazo?

Os outros grupos de interesse de uma organização são: funcionários, parceiros de marketing (canais, fornecedores,distribuidores,revendedores, agências) e membros da comunidade financeira (acionistas, investidores, analistas).

b) Quais os requisitos apontados pelos autores para se desenvolver relacionamentos fortes com os grupos de interesse? No caso específico de clientes de uma montadora de veículos, quais os possíveis requisitos que seriam importantes compreender?

Para desenvolver relacionamentos forte com os grupos de interesse é preciso entender as capacidades e os recursos dos diferentes grupos, assim como suas necessidades, metas e desejos. Os requisitos importantes para clientes de uma montadora de veículos são: status, garantia e confiança.

3) Como visto no texto da reportagem “EcoSport, do Brasil para o mundo”, umas das importantes etapas foi a “clínica com consumidores”. Sabe-se que a relação jurídica entre consumidores e fabricantes/comerciantes é regulada no Brasil através da lei 8078/1990 (código de defesa e proteção dos consumidores). Sendo assim, imaginando a situação hipotética de algum veículo vier a apresentar defeitos/vícios mesmo após as clínicas com os consumidores, responda as questões a seguir:

a) O que deve fazer o consumidor? Quais serão os direitos dos fornecedores (fabricante, comerciante, etc)? O consumidor terá direito imediato à troca do veículo?

O consumidor deverá procurar o fabricante (fornecedor) e pedir a reparação dos danos causados.Os fornecedores respondem solidariamente pelos vícios de qualidade.

O consumidor não poderá exigir automaticamente a troca, pois o fornecedor tem direito de tentar reparar/consertar o vício.

b) Qual o prazo que o consumidor tem para reclamar de tais vícios?

O prazo máximo que o consumidor tem para reclamar é de 30 dias para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com