TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

KOPENHAGEN, BRASIL CACAU E CACAU SHOW: A Guerra Dos Chocolates

Ensaios: KOPENHAGEN, BRASIL CACAU E CACAU SHOW: A Guerra Dos Chocolates. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  2.686 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O tema escolhido refere-se às estratégias de marketing usadas por duas grandes organizações para garantirem o seu produto no mercado. Veremos quais as atribuições de um gerente de produtos, quais a formas de se criar marcas de valor, qual o tipo de precificação adotado pelas empresas relacionadas ao tema, quais as formas e meios de comunicação, qual a diferença entre propaganda e publicidade e definir os tipos de formatos referentes ao varejo.

2 DESENVOLVIMENTO

01. Conforme o texto, Renata é quem está à frente dos negócios. Nesta parte específica, vemos que ela realmente desempenha funções típicas de um gerente de produto: “As grandes diferenças estão no ritmo de produção e nas receitas. Para se ter uma idéia, enquanto as Nhá Bentas são ajustadas uma a uma manualmente depois que o marshmallow é coberto pelo chocolate ainda quente, a Dinda, versão barata vendida pela Brasil Cacau, é feita exclusivamente por máquinas”. Até o fim do ano, com a instalação de um equipamento alemão, o CRM pretende automatizar ainda mais sua produção. Assim, um só funcionário poderá fazer 150 quilos de bombom cereja por hora, mais que o dobro do saldo atual. “Ao aumentarmos nossa produção, poderemos elevar também nosso faturamento”, Acredita Renata. Que outras atribuições, podem ser atribuídas a um Gerente de Produtos?

O gerente de produtos é responsável por criar, lançar e manter os produtos no mercado. Ele também tem importantes decisões a tomar, sendo que em cada uma delas poderão surgir outras, com desafios ainda maiores. Segundo estudiosos, esta é a função mais multidisciplinar que existe em uma empresa, então, não existe um padrão de atribuições a serem estabelecidas. Essas atribuições dependem de variações como: tipo de atividade da organização, política da empresa, estratégias de marketing, posicionamento, cultura da organização, entre outras.

Os gerentes de produtos precisam resultados satisfatórios, referente aos critérios a eles estabelecidos, do contrário seus produtos podem perder espaço e sair de linha. Precisam também ter conhecimento aprofundado das vendas e da lucratividade dos itens, para que assim possa aumentar, manter ou diminuir o mix de produtos. O gerente de produto deve está atento ao ambiente externo, para poder identificar as mudanças econômicas, sociais, tecnológicas, culturais e legais.

Os gerentes de produto desenvolvem também outras funções como: elaborar o plano de marketing dos produtos, executar pesquisa de marketing dos produtos, recomendar a retirada de algum produto da linha, coordenar as atividades de comunicação dos produtos, supervisionar a equipe de vendas, entre outras atividades correlacionadas.

02. Vejamos esta parte do texto: “Em janeiro, VEJA SÃO PAULO convidou três especialistas para provar, sem saber a procedência, a Nhá Benta e outros oito produtos com características semelhantes (marshmallow coberto por chocolates) disponíveis no mercado. Depois de degustar, eles teriam de atribuir notas de 1 a 5 a cada um deles. O ranking foi liderado pelos produtos Kopenhagen, Cacau Show e Brasil Cacau, nessa ordem, e a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado foi de apenas 0,33 pontos. “É significativa a evolução da qualidade da Cacau Show, que é uma empresa muito jovem”, diz Arnaldo Lorençato, editor de gastronomia da VEJA SÃO PAULO, que participou teste. “Ainda assim, fica difícil competir com um produto cujo o fabricante tem tradição de mais de oito décadas em selecionar bons ingredientes.” Vemos aqui uma citação à juventude da marca, reconhecendo sua qualidade. Existem várias formas de se criar marcas de valor, cite pelo menos 3 dessas formas.

Estudiosos afirmam que quando falamos de gestão de marcas, o valor da marca é um dos mais importantes conceitos. Não existe uma definição uniforme sobre o conceito de “valor da marca”, os estudiosos se divergem, apresentando cada um sua definição. Até por ser um conceito envolvido em vários estudos nos últimos anos, existe certa confusão relacionada a esse conceito. Para se ter uma idéia, existem definições distintas de profissionais da área de marketing, financeira e contábil.

Então citaremos algumas formas de criar marcas de valor: pode ser criado agregando o valor ao produto e serviço, para exemplificar, esses valores podem refletir na maneira de como os consumidores pensam, sentem e agem em relação a ele. Também pode ser criado em relação a lealdade à marca, conhecimento do nome da marca, qualidade percebida, associações da marca e outros ativos da marca segundo a visão do consumidor. Outra forma que pode ser utilizada é demonstrar a força da marca, que são os diferenciais que ela agrega no processo de escolha do produto pelo cliente.

03. Muitas das atividades de empreendedor em relação ao seu empreendedorismo, estão muito diretamente relacionadas a “valores”, as quais podemos traduzir em algumas perguntas como: Que público atender, como atender, que produtos/serviços oferecer, quanto investir e mais do isso, por quanto vender. Diante de tais questionamentos e do perfil das três empresas, escreva com suas palavras qual tipo de precificação adotado pelas três empresas (Kopenhagen, Brasil cacau e Cacau Show), justificando sua escolha.

A Kopenhagen produz seus chocolates para clientes de alto poder aquisitivo, exemplo disso são suas lojas localizadas nos bairros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com