TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CINÉTICA CSTR

Por:   •  26/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivos

Aplicar os conhecimentos sobre reatores ideais e operar um módulo de reator CSTR conduzindo uma reação modelo, e a partir dos dados obtidos desta, gerar gráfico da conversão da reação proposta em função do tempo.

Parte Experimental

        Materiais

  • Verde Malaquita ( M;[pic 1][pic 2]
  • Hidróxido de Sódio (NaOH) M;[pic 3]
  • Módulo Reator CSTR;
  • Espectrofotômetro.
  • Béqueres
  • Água Destilada

Métodos

A metodologia aplicada foi baseada em demonstrações previamente realizadas pela professora orientadora. Em seguida, realizou-se um ensaio, pelos alunos, utilizando-se água para simular os reagentes, conhecendo-se e estimando-se, assim, o tempo total do processo e seu mecanismo de acionamento. No dia da realização da atividade avaliativa prática, os tanques 1 e 2 do módulo estavam compostos por verde Malaquita e hidróxido de sódio, respectivamente.

Detalhadamente, a metodologia aplicada prosseguiu-se da seguinte forma: Primeiramente verificou-se se todas as válvulas e chaves estavam desligadas, em seguida ligou-se a chave geral do módulo. A mangueira responsável pelo reciclo foi posta no tanque 2 (NaOH) e a bomba 2 acionada, a válvula de reciclo foi devidamente fechada. Posteriormente, acionou-se a bomba 1, responsável pelo bombeamento do tanque 1 (. As vazões desejadas para os reagentes foram ajustadas nos rotâmetros presentes no módulo. Por fim, acionou-se a válvula de entrada do reator CSTR  juntamente com a abertura da válvula de reciclo, iniciando-se o preenchimento do reator com os reagentes. No intervalo de tempo de preenchimento do reator, a mangueira 2 foi realocada para o tanque de descarte a fim de se evitar a contaminação do tanque 2 (NaOH) com os produtos da reação do reator. Após certo nível de preenchimento, o misturador foi acionado.[pic 4]

Amostras de solução foram retiradas em intervalos fixos de dois minutos, através de uma válvula situada na linha de descarga do reator. Estas amostras foram levadas a um espectrofotômetro para medir-se suas transmitâncias. Os béqueres eram lavados com água destilada, para se evitar contaminação e possíveis erros de leitura entre as coletas de amostra e análises.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (44.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com