TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLAIM DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Trabalho Universitário: CLAIM DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  1.012 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, tem-se dado grande importância ao consumo de uma alimentação completa, em que macro e micronutrientes estejam presentes e de forma equilibrada. Muitas indústrias, para chamarem atenção para seu produto, usa os famosos “Claim”. Claim é a alegação presente em rótulos de alimentos vendidos no varejo, ou seja, especificar se o alimento é “fonte de..”, ou “Rico em...”, etc.

O presente trabalho traz alguns desses claim em produtos prontos para consumo, além de explicar o que é cada item destacado nas embalagens pelo claim.

2. VITAMINAS

As vitaminas são consideradas micronutrientes, ou seja, são nutrientes necessários em pequenas quantidades para o organismo. Algumas delas são:

2.1. Vitamina A

É uma vitamina lipossolúvel, encontrada como retinol nos animais (fígado), leites e ovos e como beta caroteno, que é uma pró-vitamina A, encontrada nos vegetais. Sua função é a manutenção da visão normal, o crescimento e diferenciação celular e a imunidade, além de servir como antioxidante. Sua falta causa cegueira noturna, xeroftalmia e alterações cutânes. Em excesso, irritabilidade, fraqueza, cafaléia e erupção cutânea. Seu tratamento é suplementação periódica e regular de Vitamina A.

2.2. Vitamina C

É uma vitamina hidrossolúvel encontrada como acido ascórbico em alguns casos. Sua função é a síntese de colágeno, função leucocitária, antioxidade, alem de ajudar na absorção do Ferro. Encontrada em frutas e vegetais folhosos. Ex excesso causa litíase renal, ação pró-oxidante. Sua falta causa escorbuto, emagrecimento, cefaléia e dores ósseas. O tratamento é suplementação periódica e regular de vitamina C.

2.3. Vitamina D

É uma vitamina lipossolúvel, encontrada como ergocalcifenol nos alimentos e cacecalcifenol pelos raios UV (sol). Sua função é pré-hormonal, mineralização óssea, alem de ser sintetizada pelos raios UV. Encontrada em fígados, leites, óleo de peixe, sardinha, atum, salmão. Sua falta causa diminuição da absorção de cálcio, deformidades ósseas, raquitismo e osteomalácia. Em excesso causa calculo renal, hipercalcemia, diarréia e cafaléia. O tratamamento é a suplementação periódica e regular da vitamina C.

2.4. Vitamina B2

É uma vitamina hidrossoluvel. Contitui uma substância sólida, critalina, amarela e fluorescente. É um catalisador para assimilação de Glicose e gordura, portanto é essencial ao crescimento. O organismo absorve-a através do intestino delgado, mas não a armazena. Encontrada n a maioria dos alimentos. As melhores fontes são leites e derivados, carnes magras e verduras folhudas. Sua falta causa arriboflavinose(deficiência imunológica), lesões em lábios, língua e pele. Seu tratamento é a suplementação com vitamina B2.

2.5. Vitamina B3

É uma vitamina hidrossolúvel encontrada como niacina, nicotinamida ou ácido nicotínico. Sua função é a síntese de NAD/NADP, podendo ser sintetizada a partir do triptofano. O excesso causa úlcera péptica quando já há tendência e hiperuricemia. Sua falta causa pelagra, diarreia, acloridria, glossite, estomatite. O tratamento é a suplementação periódica e regular da vitamina B3. Encontrada em carnes vermelhas e brancas, fígado, ovos e gérmen de trigo.

2.6. Vitamina B5

É uma vitamina hidrossolúvel encontrada como Ácido pantotênico. Constitui a CoA e o grupo prostético da proteína carreadora de acil. Sua falta causa irritabilidade, anorexia, dormência, formigamento, insônia. Seu tratamento é a suplementação periódica e regular da vitamina B5. Encontrada em carnes vermelhas, fígado, brócolis, couve-flor, batata, tomate e gérmen de trigo.

2.7. Vitamina B6

É uma vitamina hidrossolúvel encontrada como Piridoxina e formas fosforiladas: piridoxal e piridoxamina. Sua função é o metabolismo de proteínas, mantém integridade funcional do cérebro, imunidade e metabolismo das hemoglobinas. Sua falta causa anemia, distúrbios do sistema nervoso central, lesões de lábios e língua. Seu tratamento é a suplementação periódica e regular da vitamina B6. Encontrada em carnes vermelhas, fígado, ovos, leite de vaca e gérmen de trigo.

2.8. Vitamina B12

É uma vitamina hidrossolúvel encontrada como Cianocobalamina ou cobalamina. Sua função é o metabolismo dos macronutriente e atua junto com ácido fólico na síntese de hemoglinina e metabolismo do DNA. Inativada pelo fator intrínseco do estômago. Sua falta causa anemina megaloblástica, alterações neurológicas, diminuição dos glóbulos brancos, depressao e psicose. Seu tratamento é a suplementação adequada de B12. Encontrada em fígado, peixe, leites, ovos, queijos.

2.9. Ácido Fólico

Extraído de folhas de espinafre, é um sólido critalino, amarelo, ligeiramente solúvel em água apesar de pertencer ao complexo B, mas instável em soluções acidas. Sua função é a formação de nucleoproteínas das células sanguineas através da síntese de purinas e pirimidinas. Age ainda na interconversao de serina e glicina e participa da degradação de alguns aminoácidos. Sua falta causa anemia macrocitica e hipercromica (megaloblástica) e, também, a leucopenia(redução da taxa de leucócitos). Seu tratamento é a suplementação adequada de ácido fólico. Encontrado em vísceras, leites, ovos, cereais integrais e leguminosas.

3. MINERAIS

Os minerais são substancias nutriticas indispensáveis ao organismo, pois promovem desde a contituição de ossos, dentes, músculos, sangue e células nervosas ate a manutenção do equilibrio hídrico. Os minerais são, no mínimo, tão importantes quanto às vitaminas para auxiliar a manter o organismo em perfeito estado de saúde. Porem, como o organismo não pode fabrica-los, deve-se utilizar fontes externas, como os alimentos e os suplementos nutritivos para assegurar uma ingestão adequada. Após serem incorporados no organismo, os minerais não permanecem estáticos, sendo transportados por todo o corpo e eliminados por excreção. São alguns deles:

3.1. Cálcio

É o mineral de principal aproveitamento no organismo humano. Sua função é a mineralização óssea e contração muscular. Sua falta em longo prazo causa osteosporose e seu excesso, cálculos renais em indivíduos propensos. O tratamento é o consumo adequado de cálcio, principalmente até os 30 anos. É encontrado em leite e seus derivados, Agrião, Alface, Aveia, Salsa, Salsão, Beterraba, Batata doce, Brócolis, Cebola, Couve, Espinafre, Laranja e Milho.

3.2. Ferro

É um mineral fundamental para que as células mantenham seu bom funcionamento. Sua função é o transporte de O2 e elétrons. A deficiência de ferro pode causar anemia ferropriva. O tratamento é a suplementação de ferro em doses medicamentosas e ingestão adequada de ferro. Encontrado em carnes , miúdos, vísceras, leguminosas e verduras verde escuras.

3.3. Zinco

É um constituinte das enzimas e hormônios que participam das principais vias metabólicas. Tem papel fundamental no processo de cicatrização e é um componente da enzima superóxido dimutase, que age sobre os radicais livres, substancias que aceleram o processo de envelhecimento e causam varias doenças. É essencial ao crescimento e desenvolvimento adequado dos órgãos reprodutores e da glândula da próstata.Influi na assimilação das vitaminas do complexo B e associa-se a muitas enzimas relacionadas com a digestão e o metabolismo. Sua falta causa impedimento no crescimento, imaturidade sexual, cura lenta de feriementos e falta de apetite com perda de paladar. O excesso não ocorre normalmente, exceto no caso de armazenamento de comida em recipientes galvanizados. O tratamento é a suplementação adequada de zinco. Suas melhores fontes são as carnes, o fígado, os ovos, os mariscos e os cereais.

4. FIBRAS

É a parte comestível das plantas ou dos carboidratos análogos, que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado de humanos. As fibras solúveis apresentam efeito metabólico no trato gastro intestinal, retardando o esvaziamento gástrico e transito intestinal. As insolúveis, reduzem constipação, aumentam massa fecal, a maciez das fezes e a freqüência da evacuação, acelerando o trato gastro intestinal, alem de desenvolver a mucosa do íleo e do cólon e intensificar a proteção contra infecção bacteriana. Em excesso, pode resultar em arraste de outros nutrientes para as fezes. O tratamento é o consumo adequado de fibras. São encontradas em frutas, vegetais, legumes, sementes.

5. LACTOSE

É o principal açúcar encontrado no leite encontrada principalmente em glândulas mamárias de animais lactantes. Apresenta propriedade importantes, pois é um bom substrato nos produtos fermentados, transformada por bactérias em ácido lático, promove coloração amarelo-marrom, quando aquecida. Intolerância a lactose (não produz ou produz pouca qntd de enzima lactase), é a doença mais comum. Como não há cura, deve ser evitado alimento com alto teor de lactose. Encontrada principalmente em leites e derivados, assim como em produtos lácteos.

6. COLESTEROL

É um componente essencial das membranas estruturais de todas as células dos mamíferos, é o principal componente do cérebro e das células nervosas. Sua função é a biossíntese de uma serie de esteróides como ácidos biliares, hormônios adrenocortais e sexuais. As doenças mais comuns são Hipercolesterolemia e aterosclerose. O tratamento é reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, além da ingestão de fibras alimentares e exercícios físicos. Encontrado exclusivamente em alimentos de origem animal (ovos, leite integral e alguns derivados, camarão, lagosta, etc.)

7. CLAIM DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS

Alimentos Enriquecidos ou Fortificados: É permitido o enriquecimento ou fortificação desde que 100 mL ou 100g do produto, pronto pra consumo, forneçam no mínimo 15% no caso do líquidos, e 30% no caso dos sólidos.

Alimentos Fonte: a adição de vitaminas e de minerais desde que 100 mL ou 100 g do produto, pronto para consumo, forneçam 7,5% em líquidos e 15% em sólidos.

Em 200 mL (porção na informação nutricional) é necessário 15% no caso do liquidos.

--vitamina B3 =19%,

--vitamina B5 = 26%

--vitamina B6 =33%

É um alimento fontes de vitamina do complexo B.

Em 27 gramas (porção na informação nutricional) é necessario 4% no caso dos sólidos.

--Fibra alimentar= 4%

É um alimento fonte de fibras e com ausência de gordura Trans.

Em 26 gramas (porção na informação nutricional) é necessário 7,8% no caso dos sólidos.

--Ferro =37%,

--vitamina A e C = 38%

--vitamina D =36%

É um alimento fortificado com ferro e vitaminas A, C e D.

8. CONCLUSÃO

Por conseguinte, é de total importância o acréscimo de vitaminas e minerais nos alimentos, pois eles são, mesmo que em pequena quantidade, essenciais ao organismo.

O Claim pode ser visto como uma ótima maneira de se chamar a atenção para os produtos, se ele for colocado corretamente conforme diz a legislação.

REFERENCIAS

BRASIL. Glossário Temático Alimentação e Nutrição. Ministério da Saúde. Brasília. DF. 2007.

BORSOI. M.A. Nutrição e Dietética – Noções Básicas. Editora SENAC. São Paulo. SP. Nº14. 1995.

CAMPOS, Humberto de. Enciclopédia Agrícola Brasileira. Editora da Universidade de São Paulo. São Paulo.SP. 1995.

FIORINI, L.S. Dossiê: os minerais na alimentação. Foods Ingrediens Brasil. São Paulo. SP. Nº4. 2008.

SHARMA, C.H. Manual de homeopatia e medicina natural. Editora Cutrix. São Paulo. SP. 1985.

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »