TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Influencia Dos Aditivos Quimicos Nos Produtos Industrializados

Trabalho Universitário: Influencia Dos Aditivos Quimicos Nos Produtos Industrializados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  790 Visualizações

Página 1 de 2

Os industrializados são produtos que estão cada vez mais ocupando espaço no mercado alimentício. São eles os responsáveis pela mudança dos hábitos alimentares da população nos últimos anos. Esses alimentos proporcionam uma imensa vantagem quanto à praticidade e durabilidade, economizando tempo e até dinheiro das pessoas.

Esses alimentos extremamente práticos estão cada vez mais presente no mundo moderno, trazendo com isso prejuízos no que diz respeito às questões nutricionais. Tudo isso por causa das substâncias presentes nos alimentos industrializados denominado aditivos químicos.

Estes estão presentes em todos os alimentos industriais com as mais diversas funções. São positivos para manter a qualidade dos alimentos, porém negativos quando utilizados de forma incorreta com seu uso exagerado.

Com esse aumento de produtos processados surge também o uso desses alimentos na merenda escolar, já que a maioria das crianças das escolas públicas considera a merenda a principal refeição do dia devido às baixas condições econômicas. Intervenções nutricionais estão sendo tomadas para abolir esse cenário da realidade brasileira e priorizar a saúde, não só na infância, mas em todo estágio da vida.

Inúmeras doenças são causadas pelo consumo desses alimentos, algumas podendo ser fatais. Apesar dessa série de desvantagens, especialistas confirmam que os aditivos não são os únicos responsáveis pelas doenças, mas que a melhor maneira de mudar esse cenário é evitar o uso exagerado desses produtos na alimentação diária.

O presente trabalho tem como objetivo mostrar os malefícios causados pelo consumo dos alimentos industrializados, identificar os principais aditivos químicos encontrados nesses alimentos, assim como seus principais riscos e efeitos no organismo.

O primeiro capítulo fala um pouco do surgimento da indústria química no Brasil e no Mundo, aplicando-o ao alimento. A partir daí dá inicio a aplicabilidade dos aditivos nos alimentos, assim como os efeitos no organismo.

O segundo capítulo aborda algumas das vantagens desses aditivos e mostra a importância de analisar os rótulos alimentares antes de qualquer consumo. Outro assunto é referente aos alimentos industrializados infantis, abordando a merenda escolar.

O terceiro capítulo mostra as possíveis doenças causadas pelo consumo excessivo dos alimentos industrializados. Além disso, há um paralelo entre as vantagens e desvantagens desses alimentos aos seus consumidores.

O trabalho segue regras as normas de formatação e referências do Manual de Normalização da Universidade Estadual do Ceará (MELO, S. M. T.; BARROS, T. N. A.; SILVA, S. G. F., 2010)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com