TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Excesso De Produtos Industrializados Na Alimentação

Ensaios: O Excesso De Produtos Industrializados Na Alimentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  4.060 Palavras (17 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

A maioria das pessoas preocupa-se apenas com a aparência, sabor e praticidade dos alimentos, esquecendo os componentes presentes na preparação e as conseqüências que o excesso de um nutriente pode causar. Entre os mais variados abusos, o carboidrato pode ser destacado, pois é um dos nutrientes presentes em maior quantidade em produtos industrializados, em seguida, destacam-se os aromatizantes, conservantes, sódio, gorduras e outros componentes, que afeta a saúde de milhares de indivíduos de alguma forma, todos os dias.

É de suma importância orientar a população sobre os riscos que este alimento causa, principalmente quando se trata de leigos, obesos e diabéticos que estão envolvidos diretamente com a alimentação desregulada por falta de informação e que sofrem com o sobrepeso e outras patologias.

Orientar os profissionais da área da saúde sobre a importância da obtenção de conhecimento sobre este assunto, de modo que saiba apresentar o problema em questão ao paciente de maneira simples e objetiva, principalmente quando o individuo desenvolveu ou nasceu com alguma disfunção relacionada a este tema. Interferir na qualidade de vida de pessoas, principalmente as que se apresentam acima do peso, e que buscam saber uma das razões de seus problemas de saúde, esclarecendo os males e os processos que o organismo enfrenta a partir que os componentes presentes nestes produtos são ingeridos. Ensinar crianças de meia idade que sofre com o sobrepeso o quanto estes alimentos fazem mal, propondo novos hábitos e sugestões para resolverem seus problemas de saúde.

Será utilizada uma pesquisa bibliográfica a fim de analisar e classificar os produtos mencionados durante o desenvolvimento do trabalho, porém, em contrapartida, juntamente será feita uma pesquisa de campo com o intuito de verificar através de dados verídicos e costumes locais, a freqüência, a preferência e outros fatores que envolvam o consumo de produtos industrializados.

Este trabalho está dividido em tópicos, onde o primeiro é a introdução, o segundo trata sobre os aspectos históricos sobre alimentação; no terceiro há observações em geral sobre a alimentação; o quarto tópico fala sobre os alimentos básicos, que são conhecidos como “naturais”; a seguir, no quinto tópico, os alimentos processados são abordados, porém, há subtópicos onde esclarece a diferença entre alimentos fortificados, diet e light; no sexto tópico

2 ASPECTOS HISTÓRICOS

Através de Hipócrates, o conhecimento sobre alimentação e sua relação com o bem-estar físico e o completo desenvolvimento mental e emocional foi identificado desde a antiguidade. Hipócrates já era conhecido por ter escrito sobre a higiene, o repouso e a boa alimentação. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 1)

Nos séculos VXIII e XIX, os estudos sobre o corpo humano eram realizados por físicos e químicos. Os processos de combustão de alimentos e respiração celular começaram a ser desvendados em 1770, por Lavoisier e seus seguidores. Esta correlação foi essencial para trazer ao mundo científico da época o tema da alimentação. No período de 1857 a 1890, Pasteur contribuiu para afirmar a necessidade do estudo dos alimentos de forma mais abrangente. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 1)

Foi constatado por Benedict, em 1919, que conforme a ingestão de alimento seja pequena, é possível sobreviver, porém, seus processos fisiológicos se modificam para armazenar a energia básica para a vida. Nestes indivíduos é comum que suas superfícies se tornem menores e mais frias, o pulso fica mais lento, a atividade física fica diminuída, as características sexuais somem e ocorre alteração na personalidade. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 1)

O médico Pedro Escudeiro foi um dos maiores colaboradores para o desenvolvimento dos princípios da nutrição, pois em 1937 incluiu o estudo da alimentação e da Nutrição nas escolas de medicina de seu país, formando uma nova visão da clínica médica. A inovação permitiu a divulgação das Leis da Alimentação por ele estabelecidas aos profissionais supervisionavam as equipes de saúde, e estas leis também romperam a forma empírica de como a alimentação era tratada. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 1)

No Brasil, a profissão de nutricionista, regulamentada, surgiu há pouco mais de 20 anos. Inicialmente, o principal problema de saúde pública estudado pelos profissionais de nutrição era a desnutrição, o que se tornou um dos temas mais discutidos na década de 1980. Porém, com o estilo de vida moderna, grandes alterações foram observadas no comportamento humano, o que inclui os hábitos alimentares. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 1)

O ser humano evoluiu juntamente com sua capacidade de criação e escolha, uma análise simples desta evolução inclui a alimentação. Na época pré-histórica suas necessidades alimentares eram supridas por meio de alimentos frescos, como por exemplo, frutas, vegetais crus, carne e outros, porém, na medida em que o tempo passou, o raciocínio mudou (pode ser citada a descoberta do fogo). Além de descobertas básicas que até então eram benéficas ao homem, outras não fizeram tão bem assim ao organismo humano, pois a partir da revolução industrial foram descobertos diferentes meios para fabricar alimentos em grande quantidade, porém, com pouco ou nenhum valor nutricional.

3 OBSERVAÇÕES SOBRE A ALIMENTAÇÃO GERAL

O alimento pode ser definido como um produto de origem vegetal, animal ou sintetizado, que fornecem ás pessoas a energia que necessitam para crescer, andar, correr, pensar, dormir e até mesmo respirar. Nos alimentos há nutrientes, que são substâncias químicas que são responsáveis pelas reações bioquímicas necessárias para o perfeito funcionamento do organismo. (TIRAPEGUI; MENDES, 2006, p. 2)

A alimentação é o fornecimento ao organismo de todas as substâncias de que ele precisa para seu crescimento, sua manutenção e sua reprodução. A nutrição ocorre na intimidade do organismo, constituindo-se na transformação, assimilação, aproveitamento ou rejeição dos alimentos que são ingeridos. (RIEDEL, 1992, p.1)

Para facilitar a reflexão, classificamos os alimentos como: naturais; beneficiados; processados. Naturais são alimentos fornecidos por vegetais e animais. Beneficiados são representados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com