TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSES DE QUALIDADE RELATIVAS À ISO 286-1

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.484 Palavras (6 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 6

 [pic 1][pic 2]

DANDARA RIBEIRO DOS PASSOS-9899527530

DENNIS BRAGA ORTIZ-9913192130

GABRIEL BARTZ-2978581482

JONATHAN DUARTE DE DUARTE-9895558272

KLAINTON CORRÊA DE LEON-9913190867

LUIZ FERNANDO REDÜ-1299111611

QUESTIONARIO DE METROLOGIA

Pelotas RS

2016


A: CLASSES DE QUALIDADE RELATIVAS À ISO 286-1

ISO 286-1 foi preparada pelo Comitê Técnico ISO / TC 213, nas especificações dos produtos dimensionais e geométricas e verificação.

E é composto pelas seguintes partes, sob o título geral especificações do produto geométrica (GPS) - sistema de código ISO de tolerâncias relativas às dimensões lineares:

  • - Parte 1: Base de tolerâncias, desvios e ajuste
  • - Parte 2: Tabelas de padrão graus de tolerância e desvios limite para furos e poços.

Esta Norma é uma especificação do produto geométrica (GPS) padrão e deve ser considerado como um padrão GPS geral. Ela influencia elos da cadeia 1 e 2 da cadeia de padrões em tamanho na matriz GPS geral.

Este se encaixa para peças usinadas, pois foi criada principalmente pela exigência de capacidade de intercâmbio entre a massa produzida peças e a imprecisão inerente de métodos de fabricação. A fim de que a função ajuste poderia ser satisfeita, verificou-se suficiente para o fabrico de uma dada peça de trabalho de modo que o seu tamanho estava dentro de dois limites admissíveis, ou seja, uma tolerância, sendo esta a variação de tamanho aceitável no fabrico, assegurando simultaneamente os requisitos de encaixe funcional do produto.

Os termos "buracos", "Eixos", e "diâmetros" são usados ​​para designar características de tipo tamanho do cilindro (por exemplo, para a tolerância do diâmetro de um orifício ou eixo). Por questões de simplicidade, que também são utilizados para duas superfícies opostas paralelas (por exemplo, para a tolerância de espessura de uma chave ou a largura de uma ranhura).

A isso 286-1 estabelece termologias e especificações sobre limites em ajustes em peças cilíndricas e tamanhos lineares, uma vez que estabelece um parâmetro entre dois limites admissíveis e classifica as características dadas ao sistema, como por exemplo:

  • Buraco: característica interna do tamanho de uma peça de trabalho, incluindo as características internas de dimensão que não são cilíndricas.
  • Eixo: recurso externo de tamanho de uma peça de trabalho, incluindo as características externas de dimensão que não são cilíndricas.
  • Tamanho nominal: tamanho de uma característica de forma perfeita, tal como definido pela especificação desenho.
  • Desvio: valor menos o valor de referência.
  • Distância mínima: diferença entre o limite inferior do tamanho do orifício e o limite superior do tamanho do veio.
  • Interferência: antes do acasalamento diferença entre o tamanho do orifício e o tamanho do eixo quando o diâmetro do veio é maior do que o diâmetro do furo.

B: TOLERÂNCIAS GEOMÉTRICAS

B.1:

Retitude de uma linha: 

O campo de tolerância é limitado por duas linhas paralelas afastadas de uma distância “t”, se a tolerância for especificada somente em um plano.

[pic 3]

Tolerância de planeza: 

O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos afastados de uma distância “t”.

[pic 4][pic 5]

Tolerância de circularidade: 

O campo de tolerância é limitado na seção de medição por dois círculos concêntricos, afastados de uma distância “t”.

[pic 6]

Tolerância de cilindricidade:

O campo de tolerância é limitado por dois cilindros coaxiais, afastados de uma distância “t”.

[pic 7]

Tolerância de forma de uma linha qualquer:

 O campo de tolerância é limitado por duas linhas geradas por círculo de diâmetro “t”, cujo centro situa-se sobre a linha geométrica teórica.

[pic 8]

Tolerância de forma de uma superfície qualquer:

O campo de tolerância é limitado por duas superfícies geradas por esfera de diâmetro “t”, cujos centros situam-se sobre a superfície geométrica teórica.

[pic 9]

Tolerância de paralelismo:

  • Tolerância de paralelismo de uma linha em relação a uma linha de referência: O campo de tolerância é limitado por duas linhas retas paralelas, afastadas e uma distância “t” e paralelas à linha de referência, se a tolerância for especificada em um só plano.

[pic 10]

  • Tolerância de paralelismo de uma linha em relação a uma superfície de referência: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e paralelos à superfície de referência.

[pic 11]

  • Tolerância de paralelismo de uma superfície em relação a uma superfície de referência: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos afastados de uma distância “t” e paralelos à superfície de referência.

[pic 12]

Tolerância de perpendicularidade:

Tolerância de perpendicularidade de uma linha em relação a uma linha de referência: O campo de tolerância, quando projetado em um plano, é limitado por duas retas paralelas, afastadas de uma distância “t” e perpendiculares à linha de referência.

[pic 13]

Tolerância de inclinação:

Tolerância de inclinação de uma linha em relação a uma linha de referência: Linha de referência em um mesmo plano: O campo de tolerância é limitado por duas retas paralelas, afastadas de uma distância “t” e inclinadas em relação à linha de referência com ângulo especificado.

[pic 14]

Tolerância de posição:

  • Tolerância de posição de um ponto: O campo de tolerância é limitado por um círculo de diâmetro “t”, com o centro na posição teórica.

[pic 15]

  • Tolerância de posição de uma superfície plana ou de um plano médio: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à posição teórica da superfície considerada.

[pic 16]

Tolerância de concentricidade:

  • Tolerância de concentricidade de um ponto: O campo de tolerância é limitado por um círculo de diâmetro “t”, cujo centro coincide com o centro de referência, se o valor da tolerância for precedido pelo símbolo .

[pic 17]

Tolerância de coaxialidade:

  • Tolerância de coaxialidade de um eixo: O campo de tolerância é limitado por um cilindro de diâmetro “t”, cuja linha de centro coincide com a linha de referência, se o valor da tolerância for precedido pelo símbolo .

[pic 18]

Tolerância de simetria:

  • Tolerância de simetria de um plano médio: O campo de tolerância é limitado por dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à linha de referência ou plano de referência.

[pic 19]

  • Tolerância de simetria de uma linha ou de um eixo: O campo de tolerância é limitado por duas retas paralelas, ou dois planos paralelos, afastados de uma distância “t” e dispostos simetricamente em relação à linha de referência ou plano de referência, se a tolerância for especificada em uma única direção.

[pic 20]

Tolerância de batimento:

  • Tolerância de batimento circular:
  1. Tolerância de batimento circular radial:

O campo de tolerância é limitado, em qualquer plano perpendicular à linha de centro, por dois círculos concêntricos, afastados de uma distância “t”, cujos centros coincidem com a linha de referência.

[pic 21]

  1. Tolerância de batimento circular axial: O campo de tolerância é limitado em qualquer posição radial por duas circunferências idênticas, afastadas axial mente de uma distância “t”, definindo uma superfície cilíndrica cuja linha de centro coincide com a linha de referência.

[pic 22][pic 23]

  • Tolerância de batimento total
  1. Tolerância de batimento total radial: O campo de tolerância é limitado por duas superfícies cilíndricas coaxiais, afastadas de uma distância “t”, cujas linhas de centro coincidem com a linha de referência.

[pic 24]

Tolerância de batimento total:

Tolerância de batimento total radial: O campo de tolerância é limitado por duas superfícies cilíndricas coaxiais, afastadas de uma distância “t”, cujas linhas de centro coincidem com a linha de referência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (504 Kb)   docx (400.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com