TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CMMI E MPS

Dissertações: CMMI E MPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 8

CMMI e MPS.Br

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um conjunto de modelos integrados de maturidade e capacidade para diversas disciplinas, tais como: engenharia de software e sistemas, fontes de aquisição e desenvolvimento integrado do produto. Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas e sendo baseado nas melhores práticas para desenvolvimento e manutenção de produtos

O CMMI permite que o processo de desenvolvimento de software evolua ou ganhe maturidade de forma gradual, por patamares de maturidade. Essa progressão permite que o software seja produzido de forma sistemática, dentro dos prazos pré-definidos e com níveis de qualidade que também são preestabelecidos e controlados. Com este modelo, tem-se um processo mensurável, gerenciável e controlável.

O CMMI é o resultado da junção de várias avaliações CMM, englobando as áreas de software, hardware, recursos humanos e processos. O CMM surgiu durante a década de 1980 como um modelo para avaliação de risco na contratação de empresas de software pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos que desejava ser capaz de avaliar os processos de desenvolvimento utilizados pelas empresas que concorriam em licitações como indicação da previsibilidade da qualidade, custos e prazos nos projetos contratados. Para desenvolver esse modelo, o DOD, junto com a Universidade Carnegie Mellon, criou o SEI (Software Engineering Institute), o qual além de ser responsável pela evolução da família CMM, realiza diversas outras pesquisas na área de Engenharia de Software.

O CMMI foi construído considerando três dimensões principais: pessoas, ferramentas e procedimentos. O processo serve para unir essas dimensões.

VANTAGENS (CMMI)

Desenvolvimento de software com qualidade, garantindo o cumprimento dos prazos e atendendo as necessidades do cliente, deixando-o mais satisfeito com o produto.

Eliminação de inconsistências e redução de duplicidade;

Utilização de terminologia comum e estilo consistente;

Consistências com a norma ISO/SEC 15504

MPS.BR

É simultaneamente um movimento de melhoria do software brasileiro e um modelo de qualidade de processos voltados para a realidade brasileira. O programa é coordenado pela Associação para Promoção do Software Brasileiro (SOFTEX) e começou a ser desenvolvido em 2003, como uma forma de auxiliar as pequenas e médias empresas brasileiras a alcançar a qualidade no desenvolvimento de software.

VANTAGENS (MPS.BR)

Possui sete níveis de maturidade, onde a implantação é mais gradual e adequada a pequenas e médias empresas

Possui compatibilidade com CMMI, pois é baseado nas normas ISO/IEC 1220 e ISO/IEC 15504 (regra que define o processo de desenvolvimento de software).

Avaliação bienal das empresas.

Integração universidade-empresa.

NÍVEIS DE MATURIDADE (CMMI)

O CMMI possui duas representações: “Contínua" ou “Por Estágios“.

Representação Por Estágios: Disponibiliza uma seqüência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo.

Nível 1 – Inicial: Processo de software caracterizado como “ad hoc”. Poucos processos de desenvolvimento definidos e o sucesso depende de esforço individual.

Nível 2 – Repetível: As políticas de gerencia de desenvolvimento de software são definidas e seguidas. É o nível mais difícil de alcançar por ser uma quebra de paradigma.

Nível 3 – Definido: O processo básico de software para as atividades de gestão e engenharia é documentado, padronizado e integrado em um processo de software padrão para organização.

Nível 4 – Gerenciado: Medidas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são realizadas. O processo e os produtos de software e da qualidade do produto são quantitativamente compreendidos e controlados.

Nível 5 – Otimização: A melhoria continua do processo é proporcionada pelo feedback quantitativo do processo e pelas ideias e tecnologias inovadoras.

Nesta representação a maturidade é medida por um conjunto de processos. Assim, é necessário que todos os processos atinjam nível de maturidade dois para que a empresa seja certificada com nível dois. Se quase todos os processos forem nível três, mas apenas um deles estiver no nível dois a empresa não irá conseguir obter o nível de maturidade três.

Representação Contínua: Possibilita à organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atende os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels):

No nível 1 (um) o processo é executado de modo a completar o trabalho necessário para a execução de um processo.

No nível 2 (dois) é sobre planejar a execução e confrontar o executado contra o que foi planejado.

No nível 3 (três) o processo é construído sobre as diretrizes do processo existente, e é mantido uma descrição do processo.

No nível 4 (quatro) é quando o processo é gerenciado quantitativamente através de estatísticas e outras técnicas.

No nível 5 (cinco) o processo gerido quantitativamente é alterado e adaptado para atender às necessidades negociais/estratégicas da empresa.

A Representação Contínua é indicada quando a empresa deseja tornar apenas alguns processos mais maduros, quando já utiliza algum modelo de maturidade contínua ou quando não pretende usar a maturidade alcançada como modelo de comparação com outras empresas.

A Representação Por Estágios é indicada quando a empresa já utiliza algum modelo de maturidade por estágios, quando deseja utilizar o nível de maturidade alcançado para comparação com outras empresas ou quando pretende usar o nível de conhecimento obtido por outros para sua área de atuação.

Possui 7 níveis de maturidade onde a implantação é mais gradual e adaptada a realidade das empresas Brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com