TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM E ANÁLISE DE QUALIDADE DA SOLDA

Por:   •  20/5/2017  •  Abstract  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 7

COMPARATIVO DOS PROCESSOS DE SOLDAGEM E ANÁLISE DE QUALIDADE DA SOLDA


COMPARATIVE WELD PROCESSES AND WELD QUALITY ANALYSIS

Rodrigues, Alex Valeriano 1

Paixão, Marcelo Tadeu de Oliveira 2

Brasileiro, Vitor Hugo dos Santos 3

Morais, Willy Ank 4 

RESUMO

   Neste presente trabalho, utilizando referências bibliográficas, foi analisado e comparado diferentes tipos de processos de soldagem. Processos como Soldagem TIG, MIG/MAG e eletrodo revestido, que são alguns dos principais meios de soldagem utilizados nas indústrias. A comparação foi verificada analisando as vantagens e desvantagens dos processos, bem como o desempenho do soldador, de acordo com as qualificações do mesmo. Pois, independente do processo e parâmetros de soldagem, a atuação do soldador na prática, influi na qualidade do cordão de solda.  

Palavras-chave: Soldabilidade, processos de soldagem, qualidade da solda.

ABSTRACT

   In this work, using bibliographic references, different types of welding processes were analyzed and compared. Processes such as TIG Welding, MIG / MAG and coated electrode, which are some of the main means of welding used in industries. The comparison was verified analyzing the advantages and disadvantages of the processes, as well as the performance of the welder, according to the qualifications of the same. For, regardless of the welding process and parameters, the welder's performance in practice influences the quality of the weld bead.

Keywords: Welding processes, weld quality, coated electrode.

_____________

1, 2 e 3Graduandos do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília - SP, 1alexvrodrig@gmail.com, 2marcelo-t-j@hotmail.com, 3vhs-brasileiro@hotmail.com; 4Professor orientador: Me. Willy Ank de Morais, Universidade Santa Cecília, willyank@unisanta.br.

Santos – SP, abril de 2017.

INTRODUÇÃO

   Este artigo trata-se de um estudo onde é feito comparativos dos processos e parâmetros de soldagem, também é elaborada uma breve análise referente a qualidade da solda, sua publicação é dada pelo fato do assunto abordado ser bem extenso e presente na área de atuação onde nós graduandos em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília iremos atuar.  

   O principal objetivo da soldagem é a união permanente de duas partes metálicas, sendo elas do mesmo material ou não, utilizando basicamente a fusão e solidificação do material. A sua aplicação depende de algumas características, como: o material, forma e geometria da peça a ser soldada.

   A soldagem é o processo mais utilizado na indústria metal-mecânica para união de partes metálicas. E como o principal objetivo da indústria metal-mecânica é o aumento da produtividade com o menor custo, os processos de soldagem estão evoluindo junto com a tecnologia, resultando em uma alta produtividade e qualidade das soldas produzidas.

   Os tipos de soldagem são classificados de acordo com a fonte de energia utilizada, consumíveis e materiais. Dentre os principais tipos de soldagem, estão: soldagem TIG, soldagem MIG/MAG e eletrodo revestido.

Existem também os processos de soldagem automatizados, que com o passar do tempo se tornou necessário, devido a intenção de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade da solda e aumentar a segurança nos processos de soldagem.

   Sabendo da importância da soldagem para a indústria metal-mecânica, neste trabalho, conforme citado no inicio desta introdução, será estudado e efetuado um comparativo na qualidade da solda, utilizando determinados processos e parâmetros de soldagem,  aplicando-se em materiais de diferentes níveis de soldabilidade. A avaliação comparativa será de acordo com a influência das habilidades e dos aspectos psicológicos do profissional de soldagem, ao efetuar a solda na prática. Sendo verificado na solda valores, tais como: geometria do cordão, propriedades metalúrgicas e resistência mecânica.

TÓPICOS ESPECÍFICOS

Processos de Soldagem

TIG (Tungsten Inert Gas):

É um processo de soldagem que utiliza um arco elétrico por entre o eletrodo não consumível a base de tungstênio e a base que será soldada. Um fluxo de gás inerte protege a poça de fusão.

MIG/MAG:

GMAW (Gas Metal Arc Welding) ou (MIG – Metal Inert Gas) e (MAG – Metal Active Gas). É um processo de soldagem que utiliza um arco eletrico entre o comsumivel e a base a ser soldada. Uma das diferenças para o processo para o proceeso TIG, é que neste se utiliza um arame, eletrodo não revestido, que alimenta a poça de fusão enquanto é fundido pelo arco elétrico.

Eletrodo Revestido:

(Shielded Metal Arc Welding – SMAW). Soldagem a arco elétrico com eletrodo revestido, é um processo de soldagem manual, onde se utiliza para a fundição o calor gerado por um arco elétrico. Este calor fica entre a extremidade do eletrodo revestido e a base a ser soldada. O arco funde simultaneamente o eletrodo e a peça. O metal fundido do eletrodo é transferido para a peça, formando uma poça fundida que é protegida da atmosfera (O2 e N2) pelos gases de combustão do revestimento.

Soldabilidade  

   É um parâmetro que revela a facilidade ou dificuldade do material de ser soldado, utilizando parâmetros normais de soldagem. Um material com um bom nível de soldabilidade deve apresentar facilidade para efetuar a solda e, ao final, obter boas características finais da solda, como boa resistência mecânica e geometria regular do cordão de solda.

Equipamentos de Soldagem

   São os seguintes equipamentos utilizados para executar soldagem de peças:

Processo de soldagem elétrica manual com eletrodo revestido: fonte de energia (máquina de solda), cabo de solda, cabo terra, grampo terra, porta eletrodo, estufa e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com