TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Gestão de Qualidade

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

O processo de Gestão de Qualidade

Hoje em dia a busca pela qualidade dentro das empresas esta cada vez maior, segundo dados do artigo referido, aproximadamente 80% das empresas americanas estão adotando alguma pratica voltada para a qualidade dentro da empresa, bem como notamos uma alta procura pela inserção da norma ISO 9000 dentro das organizações. Porem quando vamos analisar esses métodos, podemos notar que a pratica na maioria dos casos é diferente do que está publicado nos programas. Dentre vários aspectos, podemos observar 9 itens que levam o insucesso nessas implementações, dentre elas:

 O não envolvimento da alta direção, esse é o assunto mais falado dentro dos fracassos de programas de qualidade, “mudanças comportamentais exigem alto esforço, dedicação e perseverança, e isto tem que vir do topo da organização.” O problema maior encontrado dentro desse quesito é que os maiores executivos estão mais interessados em modismo do que com a realidade da praticas de qualidade nas organizações. O envolvimento da alta administração é básico para a sustentação do projeto.

A ansiedade por resultados:  programas de qualidade levam tempo para conseguirmos obter  resultados, pois tratam-se de comportamentos de pessoas, o que exige paciência e determinação para chegar a algum resultado.

Desinteresse do nível gerencial: o nível de envolvimento gerencial é crucial para o bom desenvolvimento dos processos de qualidade, eles são o suporte de toda a organização.

Planejamento inadequado: um bom planejamento é a base para guiar a organização, estabelecer roteiros,  e mostrar se os rumos tomados são os melhores ou se poderiam ser diferentes. É de suma importância um planejamento bem elaborado.

Treinamento precário: a falta de treinamento pode ser fatal dentro da organização, o mesmo deve ser continuo e deve envolver todos os níveis organizacionais da empresa.

Falta de apoio técnico: existem metodologias testadas e comprovadas dentro do processo de qualidade, que muitas vezes são ignorados, o que interfere no bom funcionamento do mesmo. O programa de qualidade exige sempre melhorias continuas e portanto o apoio técnico é fundamental.

Sistema de remuneração inconsistente: é necessário ajustar as faixas salários de toda organização envolvida nesse processo, para que não haja uma frustração por parte dos envolvidos.

Escolha inadequada de multiplicadores: é preciso levar em consideração a capacidade das pessoas escolhidas para desenvolver as funções e disseminar seus conhecimentos dentro da organização, esse ponto deve ser muito bem observado para que não haja insucesso no processo.

Descuido com a motivação:um dos caminhos mais rápidos para o fracasso é não reconhecer os resultados obtidos pelos colaboradores, essa é a melhor forma de motivar as pessoas dentro da instituição.

Quatro estágios marcaram a evolução da gestão da qualidade desse século, foram eles: a inspeção do produto, o controle do processo, os sistemas de garantia da qualidade e a gerencia da qualidade total. Ao longo do tempo esses requisitos tendem a se modificar levando em consideração as exigências dos clientes e dos órgãos setoriais e governamentais de regulação da qualidade. Para muitas pessoas o conceito de qualidade esta associado aos atributos, desempenho e durabilidade, para outros esta associada à satisfação dos clientes quanto à adequação ao uso, em terceiro lugar, algumas pessoas vêem a qualidade como atendimento das especificações do produto e por ultimo há os que associam a qualidade ao valor associado do produto. A tendência futura é a conceituação de qualidade como satisfação dos clientes.

Os principais parâmetros da qualidade são: desempenho técnico ou funcional; facilidade ou conveniência de uso; disponibilidade; confiabilidade; mantenabilidade ; durabilidade; conformidade; instalação e orientação de uso; assistência técnica; interface com o usuário; interface com o meio ambiente; estética; qualidade percebida e imagem da marca.

Outro aspecto importante no processo de evolução da qualidade é o resultado de cada uma das etapas do ciclo de produção, importantes para garantir que o produto final sairá livre de deficiências durante os processos de fabricação.

A qualidade do produto depende da qualidade com que a empresa desempenha suas tarefas na cadeia de produção, por isso a gestão da qualidade total busca a melhoria continua de produtos e processos que visam satisfazer as expectativas dos clientes.

A gestão da qualidade na fabrica do futuro tem como prioridade a intensificação de tendências já em andamento. As áreas de atuação de suporte a gestão da qualidade são as seguintes: controle da qualidade, engenharia da qualidade, sistemas de garantia da qualidade e melhoria de processos.  

Em relação ao controle da qualidade, podemos observar duas tendências gerais: uma de intensificação do uso de recursos de tecnologia de informação, principalmente nas atividades de inspeção, controle do processo e gerenciamento de dados; e outra de intensificação do autocontrole, ou seja de transferência de responsabilidade das atividades de controle de qualidade, principalmente de inspeção e de ajuste do processo, para o pessoal da produção.

Em relação as tendências à engenharia da qualidade, serão mais fortemente integradas com o processo de desenvolvimento do produto e o planejamento da qualidade de um novo produto terá as suas atividades tradicionais mais integradas e alinhadas com as atividades de identificação e satisfação das necessidades do cliente e com as possibilidades e capacidade de produção. Essa também é a tendência em relação ao uso de técnicas de analise de variabilidade, capacidade do processo, projeto de experimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com