TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM PEÇAS REJEITADAS NA MONTAGEM

Por:   •  31/5/2018  •  Artigo  •  5.833 Palavras (24 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 24

PROPOSTA DE MELHORIA NO PROCESSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM PEÇAS REJEITADAS NA MONTAGEM

Lucas Ross de Barros; lucas.rbarros@hotmail.com

Adilson Gomes de Oliveira; adilson.gomes@univille.br

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de melhoria na área de qualidade dentro de uma empresa de montagem de máquinas com a melhora signifcativa de peças bloqueadas no setor de qualidade através da mudança de layout no setor de recebimento e disposição das peças a serem inspecionadas e posteriormente liberadas para o setor de montagem de máquinas. As empresas modernas requerem uma maior agilidade em todos os seus setores produtivos e para que haja esta melhora no desempenho faz se necessário uma mudança de comportamento dentro da empresa bem como uma mudança no layout de recebimento desta peças para posterior disposição ao setor de montagem.

Palavras-chave: Layout; qualidade; melhoria continua; custo.

Abstract:This paper presents a proposal for improvement in the area of ​​quality within a machine assembly company with the significant improvement of blocked parts in the quality sector through the change of layout in the reception and disposal of the parts to be inspected and later released to the Machinery assembly industry. Modern companies require greater agility in all their productive sectors and in order for this improvement in performance to be necessary, a change of behavior within the company is required as well as a change in the reception layout of these parts for later disposal to the sector.

Keywords: Layout 1. Quality 2. Continuous improvement 3.Cost 4.

1. Introdução

Com o constante crescimento da competitividade no mercado global, as empresas buscam seu espaço no mercado atual, se adaptando a cada novo cenário, dentro deste contesto de mudanças, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de melhoria nas peças que foram bloqueadas por defeitos de fabricação no setor da qualidade e uma alteração de Layout, dentro de uma empresa do ramo de conversão, empacotamento e enfardamento de papel, ramo este denominado Tissue (papel higiênico, papel toalha, e seus derivados), empresa esta com um grande nicho de clientes, e a exigência da qualidade de cada cliente, torna a empresa do referido estudo, credenciada a fornecer seus serviços e produtos para cada um deles, melhorando continuamente seus processos internos para oferecer produtos com qualidade assegurada. Para atingir esse objetivo foi realizada uma análise da situação atual na organização identificando a necessidade de uma melhoria, no que se refere ao arranjo físico, propondo melhorias e projetando os resultados obtidos com as mudanças evidenciadas, através da análise de cenários, relacionadas a peças defeituosas.  A excelência do desempenho e o sucesso no negócio requer que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de processos. Torna-se fundamental que sejam conhecidos os clientes dos processos e o que cada rotina ou atividade de trabalho adiciona de valor agregado á qualidade do produto, na busca do atendimento a esses requisitos. Para um bom desempenho, é necessário identificar, ainda, os problemas, que são muitas vezes os gargalos do processo, eliminando-os, transferindo-os para outro ponto, ou implementando melhorias, pois esses gargalos é que ditam o ritmo do processo.[pic 1]

Assim, o presente artigo tem como tema uma proposta de melhoria no processo de gestão da qualidade em peças rejeitadas na montagem, e uma melhoria do processo interno de priorização das peças bloqueadas. De acordo com Paim, Cardoso, Caulliraux e Clemente (2009), melhorar processos é uma ação básica para as organizações responderem às mudanças que ocorrem constantemente em seu ambiente de atuação e para manter o sistema produtivo competitivo. Logo, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma melhoria no processo de gestão da qualidade em peças rejeitadas na montagem, que aborda as dificuldades enfrentadas por uma empresa na liberação de peças bloqueadas na área da qualidade por não conformidades no setor produtivo dos seus fornecedores. Desta forma com o presente artigo será apresentada uma melhoria no sistema de recebimento de peças que retornam dos fornecedores após correção de uma não conformidade detectada no setor de montagem da empresa e reduzir o tempo de espera de peças bloqueadas na área de qualidade por não conformidade após entrega e pretende-se criar um espaço adequado para realizar a inspeção dos produtos fabricados.

2. Referencial teórico

          Este item consiste na apresentação do método aplicado, para este trabalho, que é dedutivo e visa obter resultado eficaz para sua aplicação no dia a dia das empresas.

Para que os resultados sejam eficazes foram realizadas pesquisas bibliográficas exploratórias que, de acordo com Marconi e Lakatos (2010,p. 166), “abrange toda bibliografia já tornada publica em relação ao tema de estudo”, esta metodologia coloca o pesquisador em contato direto com tudo o que já foi publicado como artigos, livros, internet entre outros métodos de pesquisas. Contudo, Gil (2008, p.42) afirma que “uma de suas caracteristicas mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coletas de dados”.

2.1    Conceito de Qualidade

           (CARPINETTI, 2016) Afirma que qualidade é uma das palavras-chave mais difundidas junto à sociedade e também nas empresas (ao lado de palavras como produtividade, competitividade, integração etc.). Essa multiplicidade de entendimentos, analisada por Gavin (1992), retrata em parte a evolução do conceito de qualidade ao longo do século XX. O entendimento predominante nas últimas décadas e que certamente representa a tendência futura é a conceituação de qualidade como satisfação dos clientes. Essa definição contempla adequação ao uso ao mesmo tempo em que contempla conformidade com as especificações do produto. A ISO adota essa conceituação ao definir qualidade como “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos” (ISO, 2005).

2.2 Conceito de Gestão de Qualidade Total (GQT)

           Juran conceituou a GQT (ou TQM – Total Quality Management) como “o sistema de atividades dirigidas para se atingir clientes satisfeitos (delighted), empregados com responsabilidade e autoridade (empowered), maior faturamento e menor custo”. Já o Departamento de Defesa dos EUA conceituou a GQT como “atividades de melhoria contínua envolvendo todos em uma organização, em um esforço totalmente integrado na direção da melhoria do desempenho em cada nível da organização. Esta melhoria de desempenho é direcionada para satisfazer objetivos como qualidade, custo, prazo, missão e objetivos [...]. Essas atividades são focadas no aumento da satisfação do cliente/usuário”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37 Kb)   pdf (829 Kb)   docx (726.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com