TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO

Resenha: CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO

Conceito e Importância dos Sistemas de Informação para as Organizações Segundo Laudon e Laudon (2007), um SI pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, os SI também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Com a revolução das TI tornou-se possível a globalização e um estreitamento das relações internacionais dos países do mundo. Se de um lado essas novas tecnologias promoveram a globalização, de outro, a globalização permitiu que seu uso fosse difundido mais facilmente pelo globo. Segundo Castells (1999) uma nova economia mundial surgiu no final do século XX denominando-a informacional, global e em rede. Informacional por que aprodutividade e a competitividade passam a se basear no conhecimento, global por que as principais atividades produtivas, a circulação e seus componentes estão organizados em escala global. Em rede por que a produtividade é gerada e a concorrência é feita em uma rede global de interação entre redes empresariais. Essa nova economia com concorrência global faz com que as organizações tenham que se tornar competitivas e elas buscam na tecnologia da informação as ferramentas que as farão serem capazes de sobreviverem nessa competição acirrada. Segundo Laudon e Laudon (2007), os SI podem fazer com que essas organizações consigam alcançar importantes objetivos organizacionais, sendo eles:

• Excelência Operacional. Os administradores podem utilizar a tecnologia da informação para aumentar a eficiência das operações, conseguindo maior produtividade e lucratividade.

• Novos Produtos, serviços e modelos de negócio. A tecnologia da informação traz a oportunidade de criar por meio dela novidades para os consumidores. Nos últimos anos temos presenciado o aparecimento de novas empresas, que exploram as facilidades da internet para criar, divulgar e comercializar produtos e serviços.

• Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores. Empresas usam sistemas de CRM para conhecerem melhor os seus clientes e personalizarem seusprodutos e serviços de modo que eles atendam as suas preferências ou para criarem perfis e direcionarem melhor as suas ofertas de venda.

• Melhor tomada de decisões. Os SI permitem com que os administradores tenham a informação certa no momento certo, ajudam também a registrar dados que permitem a verificação de tendências e padrões, ajudando-os a tomarem decisões mais corretas.

• Vantagem competitiva. A tecnologia da informação permite com que as organizações melhorem seus processos fazendo com que tenha um diferencial perante aos seusconcorrentes, que pode ser uma entrega mais rápida, um produto mais barato ou de mais qualidade.

• Sobrevivência. As exigências do mercado ou governamentais podem fazer com que o uso de SI passe de uma opção para uma obrigação. A não adequação a essas normas pode fazer com que essas empresas deixem de existir.

Essa importância atribuída a TI continua evidenciada nas organizações brasileiras. Um indicador dessa realidade é o ritmo crescente dos investimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com