TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.992 Palavras (20 Páginas)  •  8 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS I

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador 2° Semestre

        

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE.

SÃO PAULO, 2017

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS I

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador 2° Semestre

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE.

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador de Modelagem e Sistemas Físicos

Prof. Kelly Cristina dos Prazeres

Andressa Viana de Lara, 1717101825

Andreza Ferreira Batista, 1717100379

Leandro Souza de Almeida, 1717100427

SÃO PAULO, 2017

Sumário

  1. INTRODUÇÃO

   O engenheiro de produção tem tido um papel de destaque cada vez maior na área de sustentabilidade. Embora área de sustentabilidade seja um campo de atuação mais de outros profissionais, como engenheiros ambientais, o engenheiro de produção tem um diferencial de visão sistêmica do processo produtivo, permitindo atuar de maneira diferenciada, e principalmente nos problemas mais relacionados com diagnóstico e planejamento de intervenções ambientais sistêmicas.

   Sabemos que o engenheiro de produção alinha a matemática e administração para atender a demanda da sociedade, com isso ele é capacitado para promover melhorias no sistema produtivo e avaliar questões ambientais. Já que a sustentabilidade se propõe a estar diretamente ligada ao desenvolvimento econômico sem a agressão do meio ambiente, o engenheiro de produção utiliza recursos de forma inteligente.

   De acordo com o Relatório Brundtland (CMMAD, 1991) “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas próprias necessidades”.

  1. RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de caso na empresa Fibria que é Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, é uma empresa brasileira que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada, com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano.

Realizamos uma pesquisa geral da empresa para sabermos quais pontos dela podemos explorar com ideias de ações ambientais, pesquisando sobre a implementação das ideias para sabermos se o resultado final será como o desejado.

Propomos cinco ações a serem implementadas na empresa, procurando entender os principais benefícios tanto para a empresa como para o meio ambiente.

  1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

 3.1 Atlas Copco

   A Atlas Copco é uma indústria de nível mundial, a qual fabrica compressores, ferramentas e equipamentos de perfuração, construção e mineração, além disso, a empresa oferece serviços relacionados a aluguel de equipamentos. Em 21 de fevereiro de 1873, a Atlas foi fundada em Estocolmo, na Suécia, como fabricante de produtos para ferrovias. Atualmente, sua sede fica em Nacka na Suécia, presente em 180 países, o grupo emprega mais de 44 mil pessoas. O grupo opera por meio de diversas divisões que pertencem a quatro áreas de negócio: compressores de ar, Mineração e escavação de rocha, Equipamentos para construção e Equipamentos industriais.

   Em 1910 entrou em operação a primeira representante da Atlas Copco no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Em 1937, os produtos da Atlas Diesel passaram a ser distribuídos.

   A empresa veio para o Brasil em 1910, no Rio de Janeiro por praticamente todo o território nacional. Em 1955, a Atlas Copco passou a oferecer assistência técnica em suas instalações no Rio de Janeiro. Em 1959, a empresa inaugurou sua primeira unidade dedicada á fabricação de perfuratrizes manuais, em Santo Amaro, São Paulo. Até então, concentra suas atividades fabris no estado paulista, porém com sedes em Barueri e Sorocaba, além de outros locais, e conta com mais de 1300 colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com