TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RH E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL FUNDAMENTAL DO RH NA FORMAÇÃO DE LÍDERES SUSTENTÁVEIS

Por:   •  18/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.663 Palavras (11 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
DISC.: RESPONSABILIDADE SOCIAL
PROF(A).: SIMONE LUCENA

RH E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL FUNDAMENTAL DO RH NA FORMAÇÃO DE LÍDERES SUSTENTÁVEIS




ANTONIA ISAMARA DA SILVA CARNEIRO
DOUGLAS BALBINO SOUSA
JOÃO BATISTA SOUSA DA SILVA
MARINETE MARCIA DO NASCIMENTO
VITÓRIA XIMENES PONTE

SOBRAL - CE
2015

ANTONIA ISAMARA DA SILVA CARNEIRO
DOUGLAS BALBINO SOUSA
JOÃO BATISTA SOUSA DA SILVA
MARINETE MARCIA DO NASCIMENTO
VITÓRIA XIMENES PONTE

RH E SUSTENTABILIDADE: O PAPEL FUNDAMENTAL DO RH NA FORMAÇÃO DE LÍDERES SUSTENTÁVEIS

Trabalho apresentado ao curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito para obtenção da segunda nota da disciplina de Responsabilidade Social, ministrada pela professora Simone Lucena.



SOBRAL - CE
2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO4

2. CONCEITOS NECESSÁRIOS AO ENTENDIMENTO DO TEMA RH, SUSTENTABILIDADE E LIDERANÇA SUSTENTÁVEL5

3. IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES.............................6

4. RELAÇÃO DE RH COM SUSTENTABILIDADE7

      4.1. O papel do RH na implementação da sustentabilidade8

      4.2. Novos paradigmas e mudança de visão do RH8

5. DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE LÍDERES SUSTENTÁVEIS9

6. CONCLUSÃO9

7. REFERÊNCIAS 11


1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é fruto de uma pesquisa desenvolvida em grupo sobre a temática RH e Sustentabilidade. Portanto, aborda um tema de suma importância para a formação acadêmica de um futuro Administrador. O objetivo é discutir o papel do RH na formação de líderes sustentáveis e teve como relevância o fato de que com a pesquisa o grupo teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

Foram fundamentais para a construção da discussão autores como: Ulrich e Smallwood (2013) que discutem sobre os 7 princípios da liderança sustentável, Miranda (2014), que discute sobre gestão de pessoas e Bolzan (2015), que desenvolve uma discussão sobre a sustentabilidade nas organizações.

Na primeira parte do trabalho é feita uma discussão sobre os conceitos necessários ao entendimento do tema RH, Sustentabilidade e Liderança Sustentável.  Hoje, mais conhecido como setor de Gestão de Pessoas, o RH é o setor responsável por executar processos que são fundamentais para o sucesso da organização. Nesta parte do trabalho é apresentado também o conceito de Sustentabilidade, prática que tem oferecido muitos benefícios às organizações e ganhado cada vez mais espaço no universo empresarial. É destacado ainda nesta primeira parte da discussão o quão é importante a presença do líder na empresa e como os líderes atuais tem buscando atuar na empresa buscando o crescimento, mas de forma sustentável.

Na segunda parte do texto é destacada a importância da sustentabilidade nas organizações. Veremos que a sobrevivência e o sucesso da organização estão diretamente relacionados com a capacidade de produção e também com a prática de uma cultura voltada para a responsabilidade no âmbito coletivo.

Na terceira parte do trabalho é feita uma discussão sobre a relação do RH com a sustentabilidade, o papel do RH na implantação da sustentabilidade e sobre os novos paradigmas e mudança de visão do RH. Destaca-se nesta parte da discussão a apresentação do RH como setor que já não atua apenas na parte burocrática da empresa, mas como um setor estratégico que contribui com o desenvolvimento da organização e com o alcance das metas e objetivos da mesma.

Por fim, são discutidos no trabalho os desafios da formação de líderes sustentáveis. Nesta parte da discussão serão debatidos os papéis que os líderes, os gestores devem atuar e quais as dificuldades que a organização pode encontrar para implantar a Sustentabilidade.

Enfim, espera-se que após a leitura deste trabalho outras discussões sejam feitas sobre o tema RH e Sustentabilidade e que ao final da leitura deste texto tenha havido esclarecimento sobre o tema aqui debatido.

2. CONCEITOS NECESSÁRIOS AO ENTENDIMENTO DO TEMA RH, SUSTENTABILIDADE E LIDERANÇA SUSTENTÁVEL

É relevante a definição de alguns conceitos para o entendimento do tema RH e sustentabilidade. A área de RH é a unidade da empresa que cuida de todos os processos e atividades que envolvem as pessoas, desde o recrutamento ao processo de manter pessoas.

 Vale ressaltar que a área de RH sofreu transformações ao longo da evolução da Ciência da Administração promovidas pelas transformações tecnológicas que afetaram todo o sistema de produção e as relações de trabalho. Por isso essa área hoje é denominada de gestão de pessoas, por causa da mudança de enfoque dos processos às pessoas, que antes eram tratadas apenas como recurso, posteriormente, com as mudanças, passaram a ser mais valorizadas.

A sustentabilidade começou a ser discutida após os homens sentirem os impactos provocados por suas ações desenfreadas de degradação do ambiente, este termo passou a ser um princípio e é tido atualmente pela sociedade como um valor que deve ser observado por toda e qualquer organização.

 A definição de sustentabilidade é muita ampla, o vocábulo abrange tanto a dimensão ambiental, a social e a econômica. Pode-se conceituar a sustentabilidade como necessidade das gerações atuais de garantirem a satisfação de suas necessidades sem comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras. É não colocar em risco os recursos dos quais a sociedade depende para viver.

A liderança sustentável trouxe consigo uma série de novos paradigmas à área de RH, não basta apenas liderar, mas liderar com sustentabilidade, pois as ações do líder impactam as outras pessoas. A liderança sustentável não tem a ver com abraçar as causas socioambientais, mas converter conhecimento em ação. (ULRICH E SMALLWOOD, p. 29, 2013)

Os líderes devem cuidar dos recursos da organização, utilizando técnicas de liderança que sejam flexíveis e adaptáveis com os requisitos organizacionais e dar um retorno para a sociedade com práticas de responsabilidade social. Quem estiver na liderança deve assumir responsabilidade pessoal por suas falas e ações. A liderança pode se iniciar no processo de obtenção de conhecimento, mas só se efetiva na prática e em um processo duradouro (ULRICH E SMALLWOOD, pág. 31 a 32, 2013).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com