TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.992 Palavras (20 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS I

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador 2° Semestre

        

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE.

SÃO PAULO, 2017

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

DIRETORIA DE CIÊNCIAS EXATAS I

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador 2° Semestre

CONSCIENTIZAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE.

Engenharia de Produção - EAD

Projeto Integrador de Modelagem e Sistemas Físicos

Prof. Kelly Cristina dos Prazeres

Andressa Viana de Lara, 1717101825

Andreza Ferreira Batista, 1717100379

Leandro Souza de Almeida, 1717100427

SÃO PAULO, 2017

Sumário

  1. INTRODUÇÃO

   O engenheiro de produção tem tido um papel de destaque cada vez maior na área de sustentabilidade. Embora área de sustentabilidade seja um campo de atuação mais de outros profissionais, como engenheiros ambientais, o engenheiro de produção tem um diferencial de visão sistêmica do processo produtivo, permitindo atuar de maneira diferenciada, e principalmente nos problemas mais relacionados com diagnóstico e planejamento de intervenções ambientais sistêmicas.

   Sabemos que o engenheiro de produção alinha a matemática e administração para atender a demanda da sociedade, com isso ele é capacitado para promover melhorias no sistema produtivo e avaliar questões ambientais. Já que a sustentabilidade se propõe a estar diretamente ligada ao desenvolvimento econômico sem a agressão do meio ambiente, o engenheiro de produção utiliza recursos de forma inteligente.

   De acordo com o Relatório Brundtland (CMMAD, 1991) “desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras para satisfazer as suas próprias necessidades”.

  1. RESUMO

O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo de caso na empresa Fibria que é Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, é uma empresa brasileira que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos a partir da floresta plantada, com capacidade produtiva de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano.

Realizamos uma pesquisa geral da empresa para sabermos quais pontos dela podemos explorar com ideias de ações ambientais, pesquisando sobre a implementação das ideias para sabermos se o resultado final será como o desejado.

Propomos cinco ações a serem implementadas na empresa, procurando entender os principais benefícios tanto para a empresa como para o meio ambiente.

  1. PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

 3.1 Atlas Copco

   A Atlas Copco é uma indústria de nível mundial, a qual fabrica compressores, ferramentas e equipamentos de perfuração, construção e mineração, além disso, a empresa oferece serviços relacionados a aluguel de equipamentos. Em 21 de fevereiro de 1873, a Atlas foi fundada em Estocolmo, na Suécia, como fabricante de produtos para ferrovias. Atualmente, sua sede fica em Nacka na Suécia, presente em 180 países, o grupo emprega mais de 44 mil pessoas. O grupo opera por meio de diversas divisões que pertencem a quatro áreas de negócio: compressores de ar, Mineração e escavação de rocha, Equipamentos para construção e Equipamentos industriais.

   Em 1910 entrou em operação a primeira representante da Atlas Copco no Brasil, mais precisamente na cidade do Rio de Janeiro. Em 1937, os produtos da Atlas Diesel passaram a ser distribuídos.

   A empresa veio para o Brasil em 1910, no Rio de Janeiro por praticamente todo o território nacional. Em 1955, a Atlas Copco passou a oferecer assistência técnica em suas instalações no Rio de Janeiro. Em 1959, a empresa inaugurou sua primeira unidade dedicada á fabricação de perfuratrizes manuais, em Santo Amaro, São Paulo. Até então, concentra suas atividades fabris no estado paulista, porém com sedes em Barueri e Sorocaba, além de outros locais, e conta com mais de 1300 colaboradores.

3.1.2 Sustentabilidade

Visando diminuir o impacto ambiental que vem dos produtos fabricados pela empresa, a Atlas Copco conta com sistemas de gerenciamento ambiental no coração de suas operações, com o objetivo de diminuir o estresse hídrico, emissões de carbono, consumo de material e energia em suas operações, além de garantir a todas as suas instalações de produtos e centros de clientes certificados para o padrão internacional de gerenciamento ambiental ISO 14001.

  • Energia: os seus edifícios apresentam sistema eficiente em termos de energia e recursos e algumas operações possuem painéis solares.
  • Materiais: o aço que representa mais de 90% da matéria-prima utilizada na produção é amplamente reciclada. Isso faz com que se reduzam os custos operacionais e o impacto ambiental. Em relação a outros materiais, mantemos listas de substâncias proibidas e restritas para garantir que somente substâncias aprovadas sejam usadas na cadeia de produção e suprimentos.
  • Água: o consumo é consideravelmente menor do que para alguns dos nossos pares da indústria. Isto se deve porque o modelo de negócio da Atlas Copco se contra apenas na montagem do aço, e não na sua produção.
  • Emissões de resíduos: a empresa está sempre medindo a pegada ambiental de suas operações, incluindo logística e transporte. A maior parte de suas unidades, já investiram em fontes de energia renováveis, resultando em emissões reduzidas de carbono. Procura desenvolver produtos eficientes em termos de energia que reduzem as emissões de carbono. Suas operações de aluguel estão mudando para equipamentos mais ecológicos. Todos os agentes de arrefecimento utilizados nos produtos Atlas Copco têm um impacto insuficiente para a camada de ozônio. Além disso, incentiva os seus colaboradores de transporte a adotar soluções sustentáveis e acompanhar as emissões de carbono. Tentando evitar a criação de resíduos e garantir que qualquer desperdício seja reutilizado ou reciclado, a empresa acompanha os vários tipos de resíduos criados no processo de produção, sendo eles regulamentados ou perigosos. Quase toda sucata é reutilizada ou reciclada.

3.2 O Boticário

   O grupo O Boticário é uma das maiores empresas de cosméticos do mundo e a maior rede de franquias do setor no mundo. Foi fundada por Miguel Krigsner em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação na cidade de Curitiba, Paraná. Em 1980 a marca abriu sua primeira franquia em São José dos Pinhais (PR), e dois anos depois, inaugurou sua primeira fábrica. Expandiu-se para a Europa em 1985 abriu sua primeira loja em Portugal e em 1987 inaugurou sua milésima unidade. Em 2011, a empresa fez um grande investimento na qualidade e inovação em sua loja virtual, além de firmar uma fábrica em Camaçari, no estado da Bahia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.6 Kb)   pdf (238.3 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com