TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO E ACIONAMENTO ELETRÔNICO DE UM MOTOR DE CORRENTE CONTÍNUA

Por:   •  25/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 11

ENGENHARIA ELÉTRICA

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MOTORES CC 4

2.1 FLUXO MAGNÉTICO 4

2.2 CORRENTE ELÉTRICA 5

2.3 FORÇA ELETROMOTRIZ 5

2.4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6

2.5 PARTES DE UM MOTOR CC 7

3 EQUAÇÕES PARA PROJETO DE UM MOTOR CC 10

4 CIRCUITO ELETRÔNICO PARA A VARIAÇÃO DE VELOCIDADE 16

5 FONTES DE ENERGIAS GENOVÁVEIS 19

6 CONCLUSÃO 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

As máquinas elétricas veem nos acompanhando a certo tempo e a todo momento existe algo de novo e tecnológico no mercado, diante disso é necessário compreendermos os principais fundamentos de construção e controle dessas máquinas.

Nesse projeto temos como objetivo elaborar um descritivo teórico, técnico e prático do funcionamento e controle de um motor alimentado em corrente alternada.

Será abordado alguns conceitos elétricos envolvendo a transformação de energia mecânica em energia elétrica, abordaremos também os componentes eletrônicos que farão o controle de velocidade, bem como um apanhado no assunto referente a energias renováveis.

2 MOTORES CC

Para compreendermos o funcionamento de um motor CC é necessário primeiramente entendermos qual é o princípio básico de geração de energia elétrica e suas grandezas envolvidas. Para isso detalharemos abaixo o princípio básico de geração de energia elétrica.

É sabido pela Lei de Faraday que se variarmos o fluxo em um campo magnético com um condutor elétrico iremos obter uma corrente elétrica e que se colocarmos um instrumento de medição nas extremidades do condutor elétrico iremos obter uma Tensão Elétrica Induzida. Mas o que seria essas grandezas envolvidas, fluxo magnético, corrente elétrica, tensão elétrica.

2.1 FLUXO MAGNÉTICO

O fluxo magnético (Φ) trata-se de uma grandeza escalar, ou seja, é uma grandeza da física que tem quantidade e tem unidade de medida e sua unidade de medida pode ser representada tanto em Webber (Wb) ou Tesla por metro ao quadrado (T/m²), medindo a quantidade de linhas no campo magnético (B) que atravessam em uma determinada área (A) fechada, dependendo do ângulo em relação a área do campo magnético. A imagem abaixo mostra quais são as grandezas envolvidas para formação do fluxo magnético.

Figura 1: Fluxo do campo magnético dependendo da área do campo magnético e do ângulo

Fonte: Mundo Educação

Para encontrarmos o fluxo magnético basta seguirmos a fórmula:

Φ=B.A.cosƟ

Φ: Fluxo Magnético

B: Campo Magnético

A: Área

Ɵ: ângulo do Campo Magnético

2.2 CORRENTE ELÉTRICA

Essa grandeza surge através da variação de um condutor elétrico no campo magnético, quando ocorre essa variação os elétrons livres presentes nos condutores são excitados e direcionados para as extremidades dos condutores, a intensidade da corrente elétrica está diretamente ligada a intensidade do campo magnético e a velocidade da variação do condutor elétrico, esse direcionamento dos elétrons livres presentes nos condutores fazem com que seja induzida uma força eletromotriz nas extremidades dos condutores, na figura abaixo podemos verificar com maior detalhe como ocorre esse fenômeno.

A fórmula da Corrente elétrica é:

I=R.V

R: Resistência Elétrica

I: Corrente Elétrica

V:Tensão Elétrica

2.3 FORÇA ELETROMOTRIZ

Conhecida como FEM (Força Eletromotriz), ou Tensão Elétrica é uma grandeza que surge a partir de uma variação de corrente elétrica induzida no condutor, para isso ela depende da variação do fluxo magnético no tempo, onde podemos chamar de potencial elétrico que é medido em Volts(V) ou força eletromotriz (Ɛ)

Assim:

Ɛ =ΔΦ

Δt

Ɛ: Força Eletromotriz

ΔΦ: Variação do fluxo Magnético

Δt: Variação do tempo

Figura 2: Força eletromotriz sendo produzida.

Fonte: Mundo Educação

2.4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ESTRATEGIA.COM. Fontes de Energia. 2022. Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/geografia/fontes-de-energia-renovaveis-e-

nao-renovaveis/> Acesso em 11 de abr. 2022.

FREITAS JUNIOR, Luiz Carlos; SILVA, Rafael Schincariol. Máquinas elétricas – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 224 p.

OLIVEIRA, Oxes Leandro Bezerra. Apostila de Máquinas CC. 2016. Disponível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com