TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE GERENCIAL

Artigos Científicos: CONTABILIDADE GERENCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/8/2014  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

1. Introdução 3

2. Como elaborar e interpretar uma análise vertical e horizontal das demonstrações financeiras. 3

3. MAKRO 4

3.1. Analise Vertical 4

3.2. Analise Horizontal 6

4. A Importância Dos Índices Nas Demonstrações Financeiras 8

4.1. Índices de Liquidez ou Pagamento 8

Índice de Liquidez Geral (ILG) 9

Índice de Liquidez Corrente (ou Liquidez Comum) (ILC) 9

Índice de Liquidez Seca (ILS) 9

Índice de Liquidez Imediata 9

4.2. Índice de Rotatividade ou Atividade 10

Prazo Médio de Recebimento de Vendas - 10

Rotação de Duplicatas a receber (RDR) : 10

Prazo Médio de Pagamentos de Compras (PMPC) 11

Posicionamento de Atividade (PA) 11

Giro de Estoque ou Rotação de Estoque 11

4.3. Índices de Rentabilidade 13

5. O preço de venda e a influencia no resultado da empresa 15

5.1. Multiplicador sobre os custos - Mark-up 16

5.2. Cálculo da Margem de Lucro 18

6. CONCLUSÃO 18

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

1. Introdução

A contabilidade gerencial é relacionada com o fornecimento de informações para os administradores, isto é, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações, a contabilidade gerencial pode ser constatada como contabilidade financeira, que é relacionada com o fornecimento de informações para os acionistas, credores e outros que estão de fora da organização. A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado à informação contábil, enfocando, planejamento, controle e tomada de decisão, dentro de um sistema de informação contábil. Neste trabalho faremos um breve relato sobre a contabilidade gerencial e suas funções, abordando brevemente os diversos tipos de relatórios gerenciais, também falaremos sobre as diversas analises existentes na contabilidade gerencial, abordaremos temas sobre as analises verticais e horizontais, analisaremos as demonstrações financeiras, analises da rentabilidade. Também vamos abordar neste tema o calculo da margem de lucro ou mark-up, obtido com base na demonstração de resultado do exercício de uma empresa.

2. Como elaborar e interpretar uma análise vertical e horizontal das demonstrações financeiras.

3. MAKRO

3.1. Analise Vertical

3.2. Analise Horizontal

4. A Importância Dos Índices Nas Demonstrações Financeiras

A análise das demonstrações financeiras ou contábeis é uma ferramenta essencial para gerar informações sobre o desempenho organizacional, a situação econômico-financeira das empresas e, até mesmo, com relação a seu gerenciamento. Considerando a importância dos indicadores financeiros, na tomada de decisão dentro de uma organização.

Segundo PADOVEZE (1996, p.115):

"A análise de balanço constitui-se num processo de meditação sobre os demonstrativos contábeis, objetivando uma avaliação da situação da empresa, em seus aspectos operacionais, econômicos, patrimoniais e financeiros".

Já MATARAZZO (1995, p.17), por sua vez, afirma: "A Análise de Balanços objetiva extrair informações das Demonstrações Financeiras para a tomada de decisões".

"Tradicionalmente, a análise e a interpretação de balanços têm-se valido do expediente de calcular uma série de quocientes, relacionando as mais variadas contas do balanço e do demonstrativo operacional, procurando atribuir um significado aos resultados de tais cálculos". (IUDÍCIBUS, 1995, p.81)

A análise dos índices econômico-financeiros, índices que por sua vez são baseados nas demonstrações contábeis divulgadas pelas empresas em geral, se constitui como uma ação que norteia os investidores na aplicação de seus recursos financeiros.

Não se avalia os índices tomando-se apenas um parâmetro, é interessante observar diversos aspectos, por isto os todos os índices devem ser avaliados, os principais índices são:

Índice de Liquidez;

Índice de Estrutura;

Índice de Rentabilidade;

Índice de Rotatividade;

4.1. Índices de Liquidez ou Pagamento

Os indicadores de liquidez medem a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações, ou seja, pagar suas dívidas, assim medindo sua base financeira. Os indicadores são divididos em quatro índices.

Índice de Liquidez Geral (ILG)

Indica quanto à empresa possui em dinheiro, bens e direito, realizáveis a curtos prazos e a longos prazos para fazer face às suas dívidas totais de curto e longo prazos.

Índice de Liquidez Corrente (ou Liquidez Comum) (ILC)

Faz a análise de quanto de dinheiro mais bens e direito realizáveis no próximo exercício em relação a suas obrigações no mesmo período.

Índice de Liquidez Seca (ILS)

É importante para avaliar a situação de liquidez da empresa sem levar em conta o estoque, assim pode partir do pressuposto que caso o estoque torne-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com