TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE PROCESSOS NA CONSTRUÇAÕ CIVIL

Por:   •  24/8/2016  •  Artigo  •  2.673 Palavras (11 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO INTERDICIPLINAR DIRIGIDO III

INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA

Método construtivo da Ponte Estaiada

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

Amanda Mota Barbosa , Felipe Pereira Damacena, Jeane Helena Fraga Gonçalves, Leonardo Barbosa Horta Souza, Luis Philipe Ferreira Santos, Michelle Linhares Espindola Vitor,Thamiris Tavares Gonçalves Frade

Professor TIDIR Orientador: Daniel Glória

Professores Co-orientadores: Carlos Calais, Chiara Secco, Flavia Britto, Fábio Augusto Xavier.

  1. TEMA: PROJETOS EM ENGENHARIA CIVIL
  2. SUBTEMA: CONTROLE DE PROCESSOS NA CONSTRUÇAÕ CIVIL

Desde os séculos passados as pontes são utilizadas para superar obstáculos, sejam eles feitos pela natureza ou pelo o homem. Os obstáculos podem ser: rios, braços de mar, vales profundos, outras vias etc. Propriamente denomina se Ponte quando o obstáculo transposto é um rio e denomina se Viaduto quando o obstáculo transposto é um vale ou uma via.

As pontes são implantadas onde há a necessidade de interligar dois pontos. A evolução da sociedade trouxe com ela novas formas de estruturas. Atualmente uma ponte pode ser construída de diversas maneiras obedecendo a requisitos principais de uma ponte, sendo eles: funcionalidade, segurança, estética, economia e durabilidade.

O artigo aborda a ponte estaida que esta em destaque mundial. A sua estrutura é sustentada por estais, sendo assim sua principal característica. Esse tipo de ponte esta sendo uma alternativa bastante utilizada, apesar de seus avanços não serem altamente conhecidos e explorados.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TECNICO

Constatamos a importância de se estudar este tema, por se tratar do modelo de ponte com a maior demanda de utilização nos dias atuais, pelos os avanços do desenvolvimento tecnológico, principalmente no que se dizem respeito aos materiais e métodos construtivos.

A ponte estaiada em território nacional é bastante recente, o que nos deixa aquém em relação ao desenvolvimento de pesquisas e estudos desse tipo de ponte. Sendo assim as pontes estaiadas ainda são pouco exploradas necessitando de contribuições acadêmicas para sua disseminação. Por isso a necessidade de focar em estudos e trabalhos futuros que possa embasar e incentivar o aprimoramento de normas técnicas de procedimentos específicos para o projeto e a execução de pontes estaiadas.

  1. OBJETIVO

O presente artigo tem como principal objetivo estudar sobre o método construtivo da Ponte Estaida abordando assim os aspectos conceituais relacionados aos principais elementos estruturais que as compõem, também abordar as considerações gerais e informações importantes a cerca da circunstância atual das pontes e a importância de estudos científicos que possam contribuirpara a  construções de projetos desse tipo de ponte.

  1. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Uma ponte deve ser escolhida levando em conta o número de parâmetros específicos relacionados com características dessa ligação. Os parâmetros são especificados pelo proprietário, que na maioria das vezes é o Estado ou alguma organização privada. Os principais métodos construtivos das pontes estaiadas são:

  • Cimbramento geral: geralmente usado quando a ponte está localizada em uma zona de baixo gabarito e solo resistente.
  • Consolos sucessivos: considerado o melhor método para se adaptar as obras estaiadas, sendo o mais utilizado.É indicado quando a altura do terreno em relação a ponte é grande, com existência de rios com grande correnteza e em rios e canais onde é necessário obedecer gabaritos de navegação no decorrer da construção.
  • Lançamentos progressivos: apresenta a vantagem com a eliminação do cimbramento, a redução de formas e mão de obra, a rápida execução da superestrutura e a industrialização da construção. Uma solução quando há presença de greides elevados, rios ou vales profundos e obras com vão de até 50m para evitar que haja execução de pilares provisórios.

Fundações

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. É importante conhecer os esforços atuantes sobre a edificação, as características do solo e dos elementos estruturais que formam as fundações.  Na grande maioria dos casos, a avaliação e o estudo das características do subsolo do terreno sobre o qual será executada a edificação se resume em sondagens de simples reconhecimento, mas se as informações obtidas não forem satisfatórias, outros tipos de pesquisas serão executados. (BRITO,1987)

Ao se tratar de pontes e viadutos, as fundações se revestem de uma importância especial, pela natureza e peculiaridades dessas obras que, de modo geral, estão expostas a condições ambientais totalmente adversas, são submetidas a condições de uso para as quais não foram projetadas e são carentes de manutenção ao longo da vida útil. Um dos fatores que mais influenciam o aparecimento de graves problemas em fundações de pontes é a erosão, sendo este fenômeno responsável por significativa quantidade de acidentes com estes tipos de obras em todo o mundo. Outro tipo de fenômeno com grande poder de devastação sobre as pontes é a ocorrência de cheias nos rios, por causa da rápida elevação do nível da água, associada a grandes descargas e velocidades, a intensidade da força de arrasto aumenta o poder erosivo do leito do rio, descalçando as fundações e os aterros das cabeceiras.

Os estudos realizados no solo através das sondagens possibilitam uma alternativa de fundação, definindo um sistema executivo de acordo coma alternativa mais apropriada, sendo assim segue a baixo algumas alternativas de fundações que podem ser adotadas:

Sistema de fundação por tubulões: são elementos estruturais que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, de acordo com o método de sua escavação, os tubulões se classificam em:

Tubulões a céu aberto

Consiste em um poço aberto manualmente ou mecanicamente em solos coesivos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação, e acima do nível d’água. Quando há tendência de desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou tubo de aço. O fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormente e enche-se de concreto (BRITO,1987)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (118.9 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com