TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle metrológico de produtos e processos

Tese: Controle metrológico de produtos e processos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Tese  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Controle Metrológico de Produtos e Processos

Campo Grande

Maio/2014

Objetivo

Conhecer o principio de funcionamento de um nônio ou vernier de um paquímetro, mostrando a historia de criação do mesmo e sua forma construtiva e conhecer os detalhar os sistemas de ajustes utilizados pelas indústrias.

Introdução

O paquímetro, nome de origem grega que significa medida grossa, foi desenvolvido do nônio ou vernier, que foi o Francês Pierre Viernier (1580-1637) que inventou o método de subdividir em partes menores uma determinada divisão. Este principio é chamado de vernier ou nônio, sendo este último nome dado em memória a Pedro Juan Nunes (1492-1577) que inventou um dispositivo para medir frações de ângulos. A graduação do nônio é feita com base da seguinte relação:

Sob uma escala com 10 graduações de 1 mm foi colocada uma escala móvel com as mesmas 10 graduações, porém ocupando o espaço de 9 graduações da escala fixa, havendo portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel. A diferença é de 0,2 mm entre os segundos traços de ambas as escalas; 0,3 mm entre os terceiros traços, e assim sucessivamente. A partir da invenção do nônio, o paquímetro foi construído baseado numa régua temperada com graduação em milímetros e polegadas, dotada de um bico fixo de medição e um conjunto de nônio, também chamado de cursor, constando das escalas secundárias, do bico de medição móvel, e um parafuso de fixação. Desta maneira o paquímetro resulta da associação de uma escala como padrão de comprimento, dos bicos de medição como meio de transporte da medida, sendo um ligado á escala fixa e outro ao cursor e de um nônio como interpolador para leitura entre traços.

Os paquímetros são fabricados em aço inoxidável temperado garantindo vida longa sem oxidação, sendo que as superfícies de medição são todas retificadas e lapidadas. Para o paquímetro universal sua escala é gravada por um processo a laser que garantirá linhas e números nítidos sobre as escalas.

Sistemas de ajustes

Ajuste com Folga

É aquele em que o afastamento superior do eixo é menor ou igual ao

afastamento inferior do furo. Neste ajuste sempre ocorrerá uma folga entre o

furo e o eixo quando montados, isto é, a dimensão máxima do eixo é sempre

menor ou em caso extremo igual à dimensão mínima do furo.

Há de se notar que por convenção, nos casos em que a folga mínima ou a interferência máxima for zero, o ajuste é chamado ajuste com folga.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com