TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

DANILO OLIVEIRA CLARO DE LIMA

EDUARDO POZZER DOS SANTOS

 

 

 

 

TOXICIDADE DOS PRINCIPAIS ADITIVOS UTILIZADOS EM ALIMENTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Beltrão

2021

 

DANILO OLIVEIRA CLARO DE LIMA

EDUARDO POZZER DOS SANTOS

 

 

 

 

TOXICIDADE DOS PRINCIPAIS ADITIVOS UTILIZADOS EM ALIMENTOS

 

 

 

 

 

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Alimentos da

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Francisco Beltrão, sob orientação da Profª. Drª. Fabiane Picinin De Castro Cislaghi, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Toxicologia de Alimentos.

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Beltrão

2021

  1. Introdução

Nos últimos anos a indústria de alimentos vem em uma crescente muito grande e com ela também o aumento da produção de alimentos e uso dos aditivos, dessa forma a toxicologia ganhou uma grande importância para proteger os consumidores, pois é a toxicologia que estuda as fontes e as formas de contaminação de substâncias tóxicas que podem estar presentes nos alimentos.

Atualmente existem mais de 25 mil aditivos alimentares permitidos para uso no mundo, essa grande quantidade deve-se ao fato do crescimento da indústria química, dentre as categorias de aditivos a de maior uso são aromatizantes, antioxidantes, conservantes, corantes, edulcorantes, estabilizantes e espessantes.

Segundo a Portaria nº 540 - SVS/MS, de 27 de outubro de 1997 aditivos alimentares são definidos como “qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, mas com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. Ao agregar-se poderá resultar em que o próprio aditivo ou seus derivados se convertam em um componente de tal alimento esta definição não inclui os contaminantes ou substâncias nutritivas que sejam incorporadas ao alimento para manter ou melhorar suas propriedades nutricionais” (BRASIL, 1997).

De um ponto de vista tecnológico, os aditivos alimentares desempenham um papel importante no desenvolvimento de alimentos. Entretanto, o uso de aditivos é um tema que desperta a preocupação dos consumidores. Nos últimos anos, os consumidores tornaram-se cada vez mais cautelosos sobre segurança alimentar, dos vários itens relacionados com a segurança alimentar, os aditivos alimentares estão entre os mais controversos (VARELA; FISZMAN, 2013).

Devido ao grande número de aditivos existentes, a FAO (Food and Agriculture Organization) através de reuniões anuais, analisa a segurança dos aditivos e estabelece limites de uso desses aditivos, visando sempre a segurança alimentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com