TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CORROSÃO EM MAQUINA DE PAPEL

Monografias: CORROSÃO EM MAQUINA DE PAPEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 3

2.2 Conceitos teóricos básicos – Agente oxidante

O processo de controle microbiológico através da ação oxidante e sanificante dos derivados clorados é controlado pela formação do ácido hipocloroso (HClO), resultante do processo de hidrolise da substancia clorada conforme as equações abaixo de

1. Cl2 + H2O  HClO + HCl

(gás cloro)

2. NaClO + H2O  Na+ + ClO‾ + H2O

(hipoclorito)

Na+ + ClO‾ + H2O  HClO + NaOH

(ácido Hipocloroso)

O Ácido Hipocloroso é um ácido fraco, cuja constante de dissociação (pka0 a 30ºC é de 3,8 x 10(-8) e meio aquoso se dissocia para formar o ion hidrogênio e o íon hipoclorito conforme equação abaixo

HClO  ClO‾ + H+

Os compostos clorados tem uma atividade mais efetiva em meio ácido, quando a presença do ácido hipocloroso é mais dominante. Se o meio presente na solução apresentar amônia ou compostos amoniacais, este reage onde a resultante formada são compostos denominados de CLORAMINAS INORGÂNICAS. Estes compostos são resultantes da reação da amônia com o ácido hipocloroso conforme demonstração abaixa das equações.

NH4+ + HClO  NH2Cl + H2O + H+

(monocloramina)

NH2Cl + HClO  NHCl2 + H2O

(dicloramina)

NHCl2 + HClO  NCl3 + H2O

(tricloramina)

A monocloramina e a dicloramina tem ação bactericida inferior ao HClO. Entretanto a dicloramina tem maior ação bactericida se comparada com a monocloramina, que é explicada pela baixa constante de hidrolise da monocloramina por conseqüente pouco quantidade de HClO. Este é um dos fatores pelos quais o sistema apresenta pouco ou nada de residual livre de cloro derivado de compostos de dicloramina.

Os benefícios básicos do uso e aplicação de compostos monocloramina são delineados não formação de reativos com a matéria orgânica e por conseqüente formação de subprodutos clorados, mais estável que o dióxido de cloro ou cloro livre, mais eficientes no controle de formação de biofilme.

Quando um derivado clorado é adicionado a um sistema, o primeiro fato a ocorrer é a reação de oxidação da matéria orgânica, conhecido também por demanda de cloro. Após satisfazer a este processo, o derivado clorado formado características das cloraminas inorgânicas, são identificadas como cloro residual combinado. A formação das cloraminas, tem-se a presença do que chamamos de “cloro residual livre”, que é formado basicamente pelo ácido hipocloroso e do íon hipolcorito.

O cloro residual total (CRT) é a soma das concentrações de cloro residual livre e cloro residual combinado (CRC).

Os processos atuais de controle microbiológico empregados na fabricação de papel em maior escala, através de reagentes oxidativos são compostos basicamente por dois produtos químicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com