TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  19.774 Palavras (80 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 80

[pic 1] 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE

DOCENTE:

Prof. MsC. Juscelino Carvalho de Brito

Julho / 2016

Plano de Ensino

Curso: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Semestre/Ano: 2016-2

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Período: Noturno

Professor: Mestre Juscelino Carvalho de Brito

Coordenador: Mestre Valtuir Soares Filho

Carga Horária Teórica : 60hs              Carga Horária Prática: hs

CH Total: 60hs

1. EMENTA

Evolução histórica e o Desenvolvimento da Teoria Contábil. Estrutura conceitual da Contabilidade. Princípios e Convenções Contábeis. Estabelecimento de normas contábeis. Ativo e sua avaliação. Passivo e sua mensuração. Patrimônio Líquido. Receitas, despesas, ganhos e perdas. Evidenciação Contábil.

2. CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DO PERFIL DO EGRESSO

A contabilidade permite-nos conhecer os mecanismos que regulam o desenvolvimento da economia nacional apontando variáveis para que os gestores de uma forma geral se apoderem de informações para tomada de decisões. Tais processos são verificais nos entes públicos nas esferas municipais, estaduais e federal, nas entidades da iniciativa privada e nas organizações e]sem fins lucrativos.

Desta forma ao término do semestre letivo o acadêmico do curso de Contabilidade Geral do curso de Ciências Contábeis da Católica do Tocantins deverá ter adquirido as seguintes competências e habilidades listadas no quadro abaixo:

COMPETÊNCIA

HABILIDADES

C1 - interpretar e aplicar o conhecimento contábil integrado a uma visão holística e interdisciplinar, buscando cooperar no atendimento às aspirações sociais;

C2 - atuar na área administrativa, social, operacional, financeira, econômica, jurídica, tributária, política, entre outras;

C3 - elaborar relatórios que contenham informações úteis ao processo de tomada de decisão dos usuários das informações contábeis no âmbito interno e externo da entidade, contribuindo para o eficiente e eficaz desempenho econômico-financeiro da mesma.

C4 - utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem da Ciência Contábil;

C5 - refletir sobre suas ações, estabelecendo vínculos entre a prática e a teoria, num processo de consciência que se efetiva à medida em que seu trabalho vai se desenvolvendo;

C6 - respeitar os diferentes saberes que são articulados no dia-a-dia das pessoas;

H1 - Relacionar seus conteúdos com os de outras disciplinas, de modo que se possa visualizar como instrumento do desenvolvimento da ciência contábil.

H2 -Compreender os conceitos da Contabilidade e suas aplicabilidades cotidianas.

H3 - Possibilitar o domínio dos conceitos de funções e das técnicas dos lançamentos contábeis na resolução de situações do dia a dia das empresas.

H4 – Entender a importância da utilização do plano de contas  na resolução de questões relacionados a gestão da contabilidade empresarial.

H5 – Utilizar os equipamentos laboratoriais e interpretar os resultados obtidos.

3. CONTEÚDO

3.1. Conceito de contabilidade;

3.2. Patrimônio;

3.3. Contas;

3.4. Escrituração;

3.5. Razonete e balancete;

3.6. Apuração do resultado do exercício e Balanço patrimonial simplificado;

3.7. Operações com mercadorias.

4. PADRÕES E CRITÉRIOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Na Faculdade Católica do Tocantins o Sistema de Avaliação da Aprendizagem está à serviço de um processo, que também visa ao melhoramento da ação educativa. Tal processo deve ser contínuo e abrangente, priorizando a utilização de instrumentos diversificados como: testes, trabalhos individuais e em grupos, projetos, seminários, debates, provas entre outros meios.

5. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES/PLANO DE TRABALHO.

O docente é responsável pela forma de mensuração dos resultados finais para obtenção nas notas da primeira avaliação bimestral (A1), até dia 23 de setembro e segunda avaliação bimestral (A2), até dia 25 de novembro.

A nota da Avaliação Semestral será resultante da média aritmética da primeira avaliação com a segunda avaliação. Sendo que as notas atribuídas a cada avaliação do desempenho do acadêmico variam de 0,0 (zero) a 10,0 (dez inteiros). Concluindo o semestre, considera-se aprovado por média, em cada disciplina, o acadêmico que tiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) e média aritmética semestral (MS) igual ou superior a 7,0 (sete inteiros).

Ao acadêmico que não obtiver média semestral superior ou iguala 7,0 (sete inteiros) e possuir freqüência igual ou superior a 75% na disciplina, é garantido o direito de realizar Exame Final. E caso o acadêmico falte a uma das avaliações (A1 ou A2) poderá se valer da Avaliação Substitutiva, o que independe de razões e comprovações. A avaliação substitutiva será pontuada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez inteiros).

Considera-se aprovado por Exame Final o acadêmico que obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis inteiros), somando-se a nota do exame final com a média obtida durante o semestre (MS).

6. BIBLIOGRAFIA

6.1 Básica

ALMEIDA, Marcelo Cavalcanti. Curso básico de contabilidade. 4. ed. São Paulo:Atlas, 2002.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Eliseu; Gelbcke E, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (137 Kb)   pdf (521.1 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com