TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo "A Disciplina Teoria Da Contabilidade Nos Cursos De Graduação - Algumas Considerações

Pesquisas Acadêmicas: Artigo "A Disciplina Teoria Da Contabilidade Nos Cursos De Graduação - Algumas Considerações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2015  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 3

Artigo “A disciplina Teoria da Contabilidade nos cursos de graduação – algumas considerações” de José Carlos Marion.

Esse artigo procura discutir aspectos que poderão contribuir para melhor se ministrar a disciplina teoria da contabilidade na graduação, adequando esta nova disciplina à realidade de nossos dias.

Ao ministrar uma palestra José Carlos Marion percebeu a dificuldade que muitos proprietários têm para explicar aspectos contábeis que, com base na teoria, seriam muito simples. Por exemplo, a dificuldade que até mesmo contadores tinham para explicar o saldo do credor da correção monetária ou lucro inflacionário.

Foi assim que ele percebeu a importância da teoria para o desempenho de qualquer atividade contábil. E a importância de ter no curso de graduação a teoria de contabilidade.

As Recomendações Indicadas a serem adotadas.

Primeiro passo é manter acessa a chama do interesse no aluno por esta disciplina.

Manter os alunos motivados mostrando que o objetivo principal da contabilidade é o de permitir ao usuário a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, possibilitando-lhe fazer interferências sobre suas tendências futuras.

Mostrar que a teoria esta constantemente contribuindo com a arte de bem informar o usuário e explicando como isto se processa, esse procedimento se torna o nosso ver, um dos principais recursos didáticos para a teoria da contabilidade.

Mostrar a importância da teoria para um ajudar na pratica profissional os contadores a lidar com aspectos de transcendental dificuldade na disciplina.

Tem que ser ensinada de forma viva, sempre apoiando em exemplos, exercícios e casos práticos.

O objetivo da contabilidade pode ser estabelecido como o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente, física, de produtividade e social a os usuários internos e externos á entidade objeto da contabilidade.

As operações da entidade á qual se esta aplicando a contabilidade são estudadas minuciosamente, sendo então desenhado o Plano e Manual de Contas para contabilização sistemática das operações rotineiras da entidade da entidade, ao mesmo tempo em que são delineados os principais tipos de relatório (demonstrações) que devem sair do processo contábil.

Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agências e o público. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação.

Essas necessidades incluem as dos:

 Investidores

 Empregados

 Credores por empréstimos

 Fornecedores e outros credores comerciais

 Clientes

 Governo e suas agências

 Público

Embora nem todas as necessidades de informações desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis, há necessidades que são comuns a todos os usuários. Como os investidores contribuem com o capital de risco para a entidade, o fornecimento de demonstrações contábeis que atendem ás suas necessidades também atenderá a maior parte das necessidades de informações de outros usuários.

Contudo, as demonstrações contábeis divulgadas são baseadas em informações utilizadas pela administração sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com