TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia De Suprimentos

Dissertações: Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  9.127 Palavras (37 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 37

Cadeia de Suprimentos

Introdução

Este estudo tem como meta explorar o entendimento de como uma boa administração da cadeia de suprimentos irá levar a organização a exceder nos serviços e produtos a serem oferecidos aos seus clientes. Independentemente de segmento, para grande maioria das organizações, nos últimos anos, o mercado tem apresentado mudanças dramáticas afetando diretamente a maneira de se fazer negócios. Para obter êxito, mais do que nunca as empresas precisam adaptar a forma de realizar seus negócios a este ambiente extremamente dinâmico e mutável. Soluções, incluindo produtos e serviços, devem ser entregues de maneira a produzir um nível de satisfação superior. Mudanças fundamentais na Cadeia de Suprimentos têm ocorrido para suportar o crescimento e a reinvenção dessas organizações, para que as mesmas se tornem melhores, diferenciadas e mais competitivas no ambiente em que atuam.

Atualmente, as organizações empresariais enfrentam cada vez mais desafios importantes – desde aspectos estratégicos até condições operacionais que mobilizam e afetam o ecossistema, produzindo ações e conflitos na organização, nos colaboradores e clientes, no âmbito de mercado e seus concorrentes. Esses desafios envolvem ainda a resolução de interesse e conflitos com acionistas, os padrões de qualidade de vida dos funcionários, o foco no futuro sem perder o contato com o presente e a preocupação cada vez mais presente relacionada à preocupação com o meio, com o ecossistema e com a sociedade.

As empresas necessitam estar cada vez mais voltadas para os clientes, se basearem em conhecimento e em informação, investindo fortemente em processos colaborativos gerando soluções próprias ou em conjunto com outras organizações. Ainda que o conceito de colaboração seja vastamente difundido no mundo empresarial, a desconfiança no relacionamento continua sendo grande. Os grandes acabam sempre pressionando os pequenos, cujos lucros ficam cada vez mais reduzidos.

As mudanças provocadas pelo Supply Chain Management

Nosso planeta, independentemente de região geográfica, tem presenciado uma forte demanda na concorrência global obrigando as empresas a focalizar a cadeia de suprimentos e gerenciá-la eficazmente. Impulsionado pela exigência de clientes, que buscam eficiência, agilidade e redução de custos, o conceito de gerenciamento de toda a cadeia, desde a obtenção da matéria prima até a entrega de produtos terminados ao consumidor, tem causado uma significativa mudança na maneira como as organizações estão fazendo negócios.

A administração da cadeia de suprimentos não está apenas fundamentada em reduzir os custos dos canais de distribuição, tocando principalmente os aspectos logísticos, mas também busca um equilíbrio entre as variações das demandas e serviços prestados, bem como entender os impactos que a tecnologia pode trazer para este processo e como utilizá-la de forma mais adequada.

Fatores combinados, envolvendo tecnologia, melhores práticas e um gerenciamento eficaz permitem que o fluxo de materiais e produtos, desde o início da cadeia, tragam vantagens competitivas, otimizando os custos e colocando os produtos certos nas mãos dos clientes.

Abordagens estratégicas e operacionais de corte de custo enfatizam a redução dos estoques em todos os componentes da cadeia de valor desde matéria prima, passando por materiais de embalagem e chegando ao produto acabado. Em paralelo, a área de fabricação é cuidadosamente estudada para avaliar as possibilidades de redução dos tempos dos processos para aumentar a velocidade de entrega dos bens. Claramente, estes esforços exigem uma contribuição significativa das diferentes áreas da organização, englobando planejamento, compras e distribuição, visando transportar componentes à medida que são consumidos ou utilizados pela produção evitando acumular estoques na cadeia produtiva. Para atender a este tipo de estratégia, as organizações utilizam princípios e conceitos estruturados, como, por exemplo, o JIT – Just-in-time – cujo apelo é fortemente voltado para a redução de estoques através da cadeia de suprimento.

A excelência na cadeia de suprimento seja nos processos de negócio ou em áreas de relacionamento tanto interno como externos, tem um aliado importante que é a tecnologia. A utilização de elementos avançados de tecnologia é fundamental para o bom funcionamento dos processos, suportando a redução dos estoques e permitindo que materiais e produtos sejam entregues eficazmente, nos momentos e quantidades necessários.

A constituição de estoques mais controlados significa ganhos de lucratividade e menos perdas para os fabricantes. Ferramentas tecnológicas sejam elas aplicações computadorizadas, leitores de código de barras, uso de radiofrequência para localização de produtos e materiais, introdução avançada de chips que trazem importantes informações sobre os produtos são exemplos de como a tecnologia pode ajudar na administração e execução dos diferentes processos da cadeia de valor aumentando a eficácia e provendo nível de serviço mais adequado aos clientes, seja no contexto da agilidade, bem como custo e qualidade.

Equipamentos “satelitais” que permitem a identificação, rastreabilidade e localização de veículos trazem maior segurança para o transporte além da possibilidade de monitorar os tempos e produtividade dos transportes de carga, possibilitando estabelecer previsões mais adequadas de tempos de entrega.

Adicionalmente, ferramentas computadorizadas auxiliam no planejamento e na projeção das vendas permitindo acesso a informações muitas vezes em tempo real facilitando o trabalho dos profissionais de Vendas e de Marketing. As organizações podem acessar as vendas reais ao invés de basear-se em estimativas. Logicamente, este comportamento ou facilidade está vinculado ao tipo e produto e a facilidade com que a tecnologia pode ser aplicada. Apenas como exemplo, é natural que, controlar o fluxo de produtos de consumo massivo, como sorvetes e refrigerantes, tem um grau de eficiência tecnológica diferente do controle voltado a computadores ou automóveis. De qualquer maneira, o uso de tecnologia pode e deve ser aplicado com vistas a controles internos, mas com enfoque no cliente e suas necessidades.

A internet tem sido um canal importante, principalmente no suporte ao fluxo das informações. Por outro lado, os negócios realizados por este meio têm aumentado significativamente. Computadores, livros, produtos elétricos e eletrônicos são comercializados com uma facilidade gigantesca. Os meios de pagamentos têm evoluído para atender a esta demanda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com