TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculando o raio do parafuso

Resenha: Calculando o raio do parafuso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  597 Visualizações

3 – Calculando o raio do parafuso

4 – Calculando o diâmetro do parafuso

Sendo o diâmetro 16,33 mm .

Passo 4

Descrever as especificações, segundo a NBR 8800:2008 quanto à verificação de parafusos ao corte e interprete o valor da tensão resistente de cisalhamento, fornecido no Passo 2.

6.3.3.2 – Cisalhamento

A força de cisalhamento resistente do cálculo de um parafuso ou barra redonda rosqueada é, por plano de corte, igual a (deve ser atendido também exposto em 6.3.3.2):

a) Para parafusos de alta resistência e barras redondas rosqueadas, quando o plano de corte passa pela rosca e para parafusos comuns em qualquer situação:

b) Para parafusos de alta resistência e barra redondas rosqueadas, quando o plano de corte nâo passa pela rosca:

Cálculo das tensões de esmagamento, provocados pelos parafusos nas chapas de ligação.

O valor fornecido no Passo 3 referente a tensão de cisalhamento do aço do parafuso significa que é aceita uma força máxima atuante de 120MPa puxando as chapas, caso haja uma força maior o parafuso sofrerá uma ruptura comprometendo o projeto, pois ele serve para fixação entre o tirante e o painel.

Passo 5

Calcular as tensões de esmagamento provocadas pelo parafuso em todas as chapas da ligação da Figura 2. Verificar a necessidade de se aumentar a espessura de uma ou mais chapas da ligação considerando uma tensão admissível de esmagamento de 700 MPa. Explicar porque se admite uma tensão superior à tensão de ruptura do aço, que é de 400 MPa.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com