TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo tarifa onibus

Por:   •  20/11/2015  •  Resenha  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Eurico Rauen Marques Filho

Cálculo da Tarifa de Ônibus

A tarifa técnica nada mais é que o custo do transporte dividido pelo número de passageiros, ela representa o valor real por passageiro pago às empresas de ônibus e serve como um fator de transparência no custo do transporte.

Para o cálculo da tarifa técnica diversos fatores são levados em conta. A quilometragem percorrida pelos ônibus, a soma dos passageiros pagantes mais o equivalente das passagens com desconto. E fazendo a divisão número de passageiros pagantes pela quilometragem obtemos o índice definido como IPK, utilizado para a definição da tarifa técnica.

Também são levados em conta para a definição da tarifa o valor do combustível, utilizando o valor médio do litro do diesel de compra pela ANP dos postos de Curitiba. O custo com lubrificantes, em que se utiliza para o cálculo 4% do valor do consumo do óleo diesel levando em conta parâmetros históricos levantados pela Rede Integrada de Transportes. A rodagem, que é o custo com pneus, câmaras, protetores e recauchutagem. Peças e acessórios relativos a manutenção. Ainda entram no cálculo da tarifa técnica despesas com motoristas, cobradores, porteiros, controladores, zeladores, vigilantes, pessoal de manutenção e limpeza, atendentes e auxiliares, todos os encargos, despesas com administração, e a amortização dos veículos. Usando então o que se define como rentabilidade justa do serviço prestado, chega-se ao valor da tarifa técnica.

O valor da tarifa técnica difere do valor real cobrado pelo transporte público porque esse valor inclui o custo da integração dos 13 municípios que, além de Curitiba, fazem parte da Rede Integrada de Transporte. A tarifa técnica do transporte de Curitiba é de R$ 2,60, mas com os demais municípios ela sobe para R$ 2,90. A diferença equivale ao custo dos municípios vizinhos e é de responsabilidade do Governo do Estado.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com