TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Camelódromo da rua Uruguaiana

Por:   •  10/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 9

1. OBJETIVO

1.1. Objetivo Geral: Diagnosticar os aspectos negativos da falta de instalação dos equipamentos de Proteção de Incêndio no Camelódromo da Uruguaiana-Centro da cidade do Rio de Janeiro.

1.2. Específico: É propósito deste trabalho:

• Aplicar os conceitos e ferramentas estudadas durante o curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho no tocante à tecnologia de Engenharia de Combate a incêndio no Camelódromo da Uruguaiana.

• Estudar a conformidade com relação à legislação atualmente em vigor dos sistemas preventivos de proteção contra incêndio e pânico existentes do local.

• Contribuir com subsídios para melhorias e atualização dos sistemas preventivos contra incêndio e pânico elevando a segurança de seus ocupantes.

2. JUSTIFICATIVA

O interesse por este estudo surgiu pela proximidade, o que facilita as observações, a importância social pela quantidade de pessoas que realizam compras diariamente e elevada frequência de acidentes em mercados populares no Brasil.

O presente trabalho busca ampliar os termos abordados a partir das recomendações identificadas na ABNT e nas NR discutidas em sala e que possam sensibilizar as autoridades quanto aos riscos apresentados pelas instalações do mercado popular da Rua Uruguaiana, Centro do Rio de Janeiro.

Por isso ao definir o objetivo de estudo deste trabalho levou-se em consideração o número de pessoas que circulam diariamente pelo local a proximidade ao comércio popular do Rio (Rua da Alfandega, Senhor dos Passos, Buenos Aires e etc.), estação do metrô o que faz do local um ponto estratégico no Centro do Rio de Janeiro.

3. PROBLEMA

O objeto do presente estudo consiste na análise crítica da área conhecida popularmente como o Mercado Popular da Uruguaiana no que se refere às medidas e aos sistemas de prevenção e combate a incêndios.

Para delimitarmos o nosso estudo, estabelecemos algumas questões norteadoras:

1) Quais são as características da área estudada e quais os riscos de um sinistro existentes no camelódromo da Uruguaiana?

2) Quais os princípios e conceitos da ciência da tecnologia de Combate a Incêndios que devemos utilizar para avaliar os sistemas de prevenção e combate a incêndios?

3) Os dispositivos de prevenção e combate a incêndio e pânico existentes no local, estão em conformidade com a legislação?

4) O que poderia ser implementado para eliminar, diminuir ou tratar cada um dos riscos identificados?

METODOLOGIA

Será realizada pesquisa bibliográfica e documental de autores dedicados ao tema de sistemas de prevenção e combate a incêndio e ainda pesquisa de campo e relatos da mídia sobre princípios de incêndio na região do camelódromo da Uruguaiana no centro do Rio de Janeiro, conhecido popularmente como Mercado Popular da Uruguaiana.

As bases de dados a serem utilizadas para estas temáticas serão: Bibliografia digital de teses e dissertações, relatos da mídia sobre incêndios ocorridos na área do camelódromo e pesquisa de campo para levantamento de situação de risco do local apresentado acima com base nos princípios estudados no curso de Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho do IPTEC.

A escolha da metodologia apresentada para o desenvolvimento desse pré-projeto se dá através da necessidade de identificar os problemas de ordem pública que podem levar a uma catástrofe como a que ocorreu em novembro de 2007 na quadra C deste conjunto de camelódromos.

Para o estudo de campo serão realizadas duas etapas: onde se realizará levantamento fotográfico no interior do camelódromo com o intuito de avaliar os riscos iminentes e ainda pesquisa direta com comerciantes do camelódromo para identificação da existência de dispositivos móveis de prevenção contra incêndio.

4. EMBASAMENTO TEÓRICO

4.1. Descrição da Área de Estudo

4.1.1. Área Externa do Mercado Popular da Uruguaiana

Segundo a Revista Habitus (2013), o Mercado Popular da Uruguaiana teve início em 1994 e foi regulamentado pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, o espaço foi subdividido em quatro quadras como mostra a Figura 1 a seguir:

Figura 1: Mostra Imagem do Mercado Popular da Uruguaiana – Fonte: Imagem google Earth (2014) Acesso em: 15 de Out. 2014.

Na imagem Google está delimitada a subdivisão do Mercado Popular da Uruguaiana. De acordo com a Revista Habitus (2013). A quadra A é a menor de todas localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a rua Buenos Aires, a Quadra B localizada entre as ruas Buenos Aires e Senhor dos Passos, a quadra C localizada entra as ruas Senhor dos Passos e Alfândega e a quadra D sendo a maior de todas fica localizada entre a rua da Alfândega e Avenida Presidente Vargas, todas as quadras possuem acesso também pela rua Uruguaiana.

Segundo o site do Mercado Popular da Uruguaiana , o conjunto que compreende os quatro quarteirões é composto por mais de 1.500 camelódromos (Box) sendo o mais famoso centro comercial informal carioca. As Figuras 2 e 3 representam a delimitação da quadra A, vista da Rua Uruguaiana.

Figura 2: Quadra A – Início quadra A ao lado Igreja do Rosário – Fonte: Imagem Google Earth (2014) Acesso em: 15 de Out. 2014.

Figura 3: Quadra A – Término quadra A, Rua Buenos Aires – Fonte: Imagem Google Earth (2014) Acesso em: 15 de Out. 2014.

A figura 4 e 5 representa a delimitação da quadra B, vista da Rua Uruguaiana.

Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com