TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capacitor e indutor em CA

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

EXPERIMENTO 1

O primeiro experimento teve como objetivo medir 3 vezes a tensão em cima do resistor e capacitor no circuitos RC abaixo, alterando a freqüência em cada umas das medições com o auxilio de um gerador de função, logo após isto foi obtido o defasamento entre tensão e corrente em cima do capacitor por 2 métodos diferentes utilizando um ociloscópio.  

[pic 1]

                    

                                

TABELA TEÓRICA

[pic 2]

                                

TABELA PRÁTICA

[pic 3]

Comparando as duas tabelas podemos perceber que os valores teóricos e práticos ficaram bem próximos, e o defasamento por barra horizontal do scop foi o melhor método. O capacitor se comportou exatamente como na teoria, já que quanto maior a frequencia menor a tensão em cima do capacitor, ou seja  para uma freqüência próxima de infinito ele se comportara quase como um curto, obedecendo a equação   .[pic 4]

        

                                  EXPERIMENTO 2

O segundo experimento teve como objetivo medir 3 vezes a tensão em cima do resistor e indutor no circuitos RL abaixo, alterando a freqüência em cada umas das medições com o auxilio de um gerador de função, logo após isto foi obtido o defasamento entre tensão e corrente em cima do capacitor por 2 métodos diferentes utilizando um ociloscópio.  

[pic 5] 

        TABELA TEÓRICA

[pic 6]

TABELA PRÁTICA

[pic 7]

Comparando as duas tabelas podemos perceber que os valores práticos e teóricos deram próximos, e o método de medir defasamento pela barra horizontal do scop se sobressaiu nesse experimento também, mas a variação foi maior comparado ao primeiro experimento. O comportamento foi exatamente igual ao da teoria, ou seja, quando a frequência tender ao infinito o indutor vai se comportar como um circuito aberto, comprovando a equação  .[pic 8]

                                          EXPERIMENTO 3

        O terceiro experimento teve como finalidade calcular a tensão em cima de todos os elementos do circuito RLC abaixo para 6 frequências diferentes, e também determinar a defasagem em cima da impedância total para 3 frequências especificas.

[pic 9]

        

     TABELA TEÓRICA

[pic 10]

TABELA PRÁTICA

[pic 11]

Observando as tabelas práticas e teóricas chegamos a conclusão de que existe uma diferença razoável mas aceitável entre os valores, o método das linhas horizontais do scop novamente se sobressaiu na medição da defasagem, mesmo aparecendo uma diferença grande na ultima frequência. O circuito se comportou respeitando as duas equações citadas anteriormente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com