TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características de equipamentos de usinagem

Por:   •  19/9/2016  •  Ensaio  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 5

SERRA HORIZONTAL

        O serramento, pode ser caracterisado por um processo mecnico de usinagem cujo objetivo é seccionar ou cortar uma peça metalica. Uma das máquinas destinadas a este processo é a serra de fita horizontal, é uma máquina de corte, e possui um método de funcionamento de fácil manuseio, além de ser rápido e eficiente, pois apresenta uma boa economia no corte.

Partes constituintes e acessórios

        A caracterização desta máquina, basicamente, é definida da seguinte forma:

  • Duplas colunas retificadas, que asseguram uma pressão estável e bem distribuída durante o ciclo de corte, de forma a evitar vibrações que podem gerar danos ao equipamento após seu funcionamento;
  • Sistema de refrigeração, proporcionando um corte mais eficaz, além de aumentar significativamente a vida útil da ferramenta de corte;
  • Tensão da lâmina hidráulica, garante uma distribuição correta da pressão na lamina de corte, evitando a fadiga da mesma;
  • Sensor de quebra da lâmina: como sugerido, atua quando ocorre a quebra da lâmina de corte, interrompendo o processo assim que a fratura ocorre, evitando danos mais graves ao equipamento;
  • Morsa frontal: fixa a peça que será cortada, desta forma, proporciona maior estabilidade no processo de corte;

A seguir uma ilustração da máquina:

[pic 1]

Figura 1. Exemplificação de uma serra de fia horizontal

Normas de segurança para o operador e cuidados tomados

        Como em qualquer operação de usinagem, algumas medidas de segurança devem ser executadas, a fim de evitar acidentes enquanto o processo ocorre. Para o manuseio da serra de fita horizontal, é indispensável que o operador utilize de máscaras de proteção, já que lascas de material podem sair de forma não controlada, além disso, a adequação da roupa é importantíssima, pois qualquer acessório pode vir a se prender na máquina enquanto o processo ocorre, atrelado a isso, o uso de luvas de proteção se torca indispensável.

Métodos de usinagem

        Na serra de corte horizontal, a peça a ser cortada é fixada em uma morsa e um sistema hidráulico realiza o avanço da serra contra o material, neste equipamento também pode-se executar operações de polimento através da substituição da fita dentada por uma fita abrasiva, mostrando que este equipamento é bastante versátil.

        A escolha da fita de corte deve ser obtida conforme o raio do objeto a ser serrado. Usualmente escolhe-se a fita mais larga, pois são mais resistentes e além disso podem ser utilizadas em um processo mais rápido de operação. A seleção da fita, deve ser analisada conforme a tabela abaixo:

[pic 2]

Tabela 1. Relação da escolha da fita com o raio do material

Apesar de possuir uma boa qualidade de corte, a serra de fita horizontal possui algumas vantagens e desvantagens no processo de fabricação, como listado abaixo:

Vantagens:

  • Corte preciso com qualidade que dispensa o retrabalho;
  • Baixo custo da ferramenta de corte;
  • Facilidade e rapidez durante a troca de ferramenta;
  • Grande disponibilidade de ferramentas no mercado;
  • Fácil acesso a manutenção;
  • Pouco desperdício de material;
  • Sistema que permite reaproveitamento do fluido de corte.

Desvantagens:

  • Tubos de grandes dimensões exigem uma máquina mais robusta e com um custo muito alto;
  • Necessita parar o processo de confecção para realizar o processo de corte.

        

        


ELETROEROSÃO A FIO

        A eletroerosão a fio, é um processo que se baseia na destruição de partículas metálicas por meio de descargas elétricas. Este processo, é utilizado na usinagem de formas complexas, e é aplicado somente em peças condutoras.

        O corte feito por uma máquina de eletroerosão a fio, é programado por um computador, desta forma, o corte é feito com precisão e exatidão.

Partes constituintes e acessórios

        A máquina destinada a realizar o processo de eletroerosão a fio, é basicamente composta por um gerador de energia, atrelado a ele um fio condutor, normalmente de latão. Desta forma, o avanço da máquina (realizado eletronicamente) é feito, e a peça passa pelo fio de cobre. Abaixo segue a exemplificação de uma máquina de eletroerosão a fio.

        [pic 3]

Figura 2. Exemplo do funcionamento da máquina

Os fios de corte, podem ser revestidos por uma fina camada de estanho, a fim de aumentar a velocidade de corte e a resistência do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (263.2 Kb)   docx (117.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com