TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carga Admissível de Uma Fundação

Por:   •  28/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 12

Aluno: Willian Mandacari Villar.

Trabalho – Tipos de Fundações

Fundações a serem estudadas:

  • Sapata:

- Características gerais: As sapatas não trabalham apenas à compressão simples, mas também à flexão, devendo, neste caso, serem executadas incluindo material resistente à tração, no caso as armaduras.

- Método executivo: Utiliza-se concreto magro aplicado em uma forma que faz o rodapé com folga de 5 cm, posiciona as formas de acordo com o gabarito de locação, prepara-se uma superfície de apoio, então coloca a armadura, conferindo o posicionamento do pilar em relação a caixa com as armações. Colocar as guias de arame para acompanhar o declive da superfície do concreto. a etapa final compreende a limpeza do fundo da vala de materiais soltos, lama, o apiloamento com soquete ou sapo mecânico e a execução do concreto “magro”, que é um lastro de concreto com pouco cimento, com função de regularizar a superfície de apoio e não permitir a saída da água do concreto da sapata, além de isolar a armadura do solo. A vala deve ser executada com pelo menos 10 cm de folga a mais da largura da sapata para permitir o trabalho dos operários dentro dela.

- Limitações: Utilizada para solos coesos e onde não atinge o NA (nível da agua).

- Vantagens e Desvantagens: Mão de obra barata, não precisa de mao de obra especializada. Muito tempo para sua execução, perigoso para o operário, não atinge grandes profundidades.

  • Radier:

- Características gerais: Como se fosse varias sapatas em uma só, utilizada quando a área da sapata em relação ultrapassa os 50%.

- Método executivo: Este é executado em concreto armado, uma vez que, além de esforços de compressão, devem resistir a momentos provenientes dos pilares diferencialmente carregados, e ocasionalmente a pressões do lençol freático (necessidade de armadura negativa).

- Limitações: Não pode ser executada abaixo do NA, demora na execução, necessita de adensamento do concreto.

- Vantagens e Desvantagens: O fato do radier ser uma peça inteiriça pode lhe conferir uma alta rigidez, o que muitas vezes evita grandes recalques diferenciais. Uma outra vantagem é que a sua execução cria uma plataforma de trabalho para os serviços posteriores; porém, em contrapartida, impõe a execução precoce de todos os serviços enterrados na área do radier (instalações sanitárias, etc.). Reduz os recalques diferenciais.

  • Tubulão a Céu Aberto:

- Características gerais: Tubulões são elementos estruturais da fundação que transmitem a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior do que três vezes o seu diâmetro.

- Método executivo: Consiste em um poço aberto manualmente ou mecanicamente em solos coesivos, de modo que não haja desmoronamento durante a escavação, e acima do nível d’água. Quando há tendência de desmoronamento, reveste-se o furo com alvenaria de tijolo, tubo de concreto ou tubo de aço. O fuste é escavado até a cota desejada, a base é alargada e posteriormente enche-se de concreto.

- Limitações: Difícil de se executar abaixo do NA, por ser uma fundação rasa.

- Vantagens e Desvantagens: Barato, porém leva tempo para se executar, mão de obra não precisa ser especializada.

  • Tubulão a Ar Comprimido:

- Características gerais: Este tipo de fundação é utilizado quando existe água, exige-se grandes profundidades e existe o perigo de desmoronamento das paredes. Neste caso, a injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água, pois a pressão interna é maior que a pressão da água, sendo a pressão empregada no máximo de 3 atm, limitando a profundidade em 30m abaixo do nível d’água.

- Método executivo: Permite que seja executados normalmente os trabalhos de escavação, alargamento do fuste e concretagem. O equipamento utilizado compõe de uma câmara de equilíbrio e um compressor. Durante a compressão, o sangue dos homens absorve mais gases do que na pressão normal. Se a descompressão for feita muito rapidamente, o gás absorvido em excesso no sangue pode formar bolhas, que por sua vez podem provocar dores e até morte por embolia. Para evitar esse problema, antes de passar à pressão normal, os trabalhadores devem sofrer um processo de descompressão lenta (nunca inferior a 15 minutos) numa câmara de emergência. Estes tubulões são encamisados com camisas de concreto ou de aço. No caso de camisa de concreto, a cravação da camisa, abertura e concretagem da base é feita sob ar comprimido, pois o serviço é feito manualmente. Se a camisa é de aço, a cravação é feita a céu aberto com auxílio de um bate estacas e a abertura e concretagem do tubulão são feitos a ar comprimido.

- Limitações: Exige equipe especializada para sua execução, demora muito para executar e concretar.

- Vantagens e Desvantagens: Mão de obra especializada, mais caras que algumas fundações estacas, evita acidentes com funcionários na obra que pode levar a óbito.

  • Estaca Metálica:

- Características gerais: As estacas metálicas podem ser perfis laminados, perfis soldados, trilhos soldados ou estacas tubulares. Podem ser cravadas em quase todos os tipos de terreno.

- Método executivo: O material vem pronto em barras, so é preciso moldar conforme solicitado em projeto.

- Limitações: Seu emprego necessita com cuidados sobre a corrosão do material metálico.

- Vantagens e Desvantagens: Possuem facilidade de corte e emenda; podem atingir grande capacidade de carga; trabalham bem à flexão; e, se utilizadas em serviços provisórios, podem ser reaproveitadas várias vezes. Sua maior desvantagem é o custo maior em relação às estacas pré-moldadas de concreto, Strauss e Franki.

  • Estaca Pré-moldada de Concreto:

- Características gerais: Estas estacas podem ser de concreto armado ou protendido.

- Método executivo: Costumam ser pré-fabricadas em firmas especializadas, com suas responsabilidades bem definidas, ou no próprio canteiro, sempre num processo sob controle rigoroso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (185.2 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com