TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa com Àgua Fundamentação Teórica

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentação teórica

Água

A água é considerada uma substância de extrema importância para os ecossistemas e para a humanidade. Entretanto, é um dos recursos naturais mais afetados pela crescente degradação ambiental, causada principalmente pelo crescimento populacional (VON SPERLING, 2005).

As cores da água

O conceito de saneamento ecológico é baseado no princípio de separação dos fluxos dos diferentes tipos de efluentes domésticos, de acordo com suas características, visando reutilizá-los ou minimizá-los para reduzir sua liberação ao meio ambiente. (BAZZARELLA, 2005).

Segundo BAZZARELLA (2005), o esgoto sanitário gerado nas residências pode ser segregado da seguinte forma; Água negra: efluente proveniente dos vasos sanitários, incluindo fezes, urina e papel higiênico, principalmente; Água cinza: águas servidas, excluindo o efluente dos vasos sanitários; Água amarela: representando somente a urina; Água marrom: representando somente as fezes (apud OTTERPOHL, 2001).

Águas Cinzas

Águas cinzas, em geral é água servida originada em residências, que não possui contribuição de efluentes de vasos sanitários. É a água residuária proveniente do uso de lavatórios, chuveiros, banheiras, pias de cozinha, máquina de lavar roupa e tanque (JEFFERSON et al., 1999; ERIKSSON et al., 2002; OTTOSON e STENSTRÖM, 2003; ALAVEZ el at.).

O aproveitamento de água cinza pode resultar em economia de água potável, economia de energia elétrica e menor produção de esgoto sanitário na escala das edificações. Em uma escala maior, resulta em preservação dos mananciais de água, por diminuir a quantidade de água captada e por reduzir o lançamento de esgoto sanitário pelas áreas urbanas, além de reduzir o consumo de energia elétrica (ERIKSSON et al., 2002).

É comum o reuso da água cinzas sem tratamento principalmente para regar jardins e gramados, no entanto o tratamento da água cinza antes da reutilização é seguramente recomendado (JEFFERSON et al., 1999).

Água cinza e muito comum como fonte de alternativa de água para usos não potáveis é praticada em alguns países como Japão, Estado Unidos da América, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Israel. No Brasil, já existem algumas aplicações de sistemas de reuso de águas cinzas para consumo não potável em condomínios residências (BRANCATELLI, 2007). Água cinza devidamente tratadas apresentam um grande potencial de reuso para fins não potáveis. Diferentemente das águas pluviométricos da região, as águas cinzas apresentam vazões oriundas do uso de água potável na edificação, sendo fácil coleta (MAY, 2008).

Composição da Água cinza

Para JEFFERSON et al (1999), água cinza são geralmente compostas, em sua maior parte, de sabão ou de outros produtos usados para lavagem do corpo, de roupas e de limpeza em geral. A qualidade da água cinza varia depende do ponto de coleta que está sendo utilizado como por exemplo como lavatório, chuveiro. Maquina de lavar roupa, etc. (apud NOLDE, 1999).

A temperatura ambiente também pode ser um fator relevante na composição da água cinza, pois em locais quentes as pessoas tendem a tomar mais banho ou ainda, os banhos serem mais demorados, o que leva a diluição dos compostos orgânicos e inorgânicos presente (MAY, 2008).

Características físicas

Os parâmetros físicos mais relevantes são: temperatura, cor, turbidez e o conteúdo de sólidos suspensos. Altas temperaturas podem ser indesejáveis devido ao favorecimento do crescimento de microrganismos; já as medidas de turbidez e sólidos suspensos podem dar alguma informação a respeito do conteúdo de partículas e coloides que poderiam induzir ao entupimento de instalações de transporte e tratamento desses efluentes (BAZZARELLA, 2005).

Características químicas

Segundo BAZZARELLA (2005), as características químicas serão divididas de acordo com o tipo de composto presente.

  • Compostos orgânicos

O valor de DBO (demanda bioquímica de oxigênio) e de DQO (demanda química de oxigênio) irá indicar o risco de depleção de oxigênio devido à degradação da matéria orgânica durante o transporte e estocagem e, ligado a isso, o risco de produção de sulfeto. A maior parte da DQO é derivada dos produtos químicos utilizados nas residências, como produtos de limpeza detergentes. Espera-se, então, que os níveis de DQO sejam próximos aos encontrados para o esgoto doméstico convencional, enquanto que para as concentrações de DBO esperam se valores mais baixos (ERIKSSON et al., 2002).

Água cinza contribui com aproximadamente 39,1% de carga de demanda química de oxigênio de uma residência. Sendo que o efluente da cozinha contribui com 7,4%, o do banheiro (exceto o vaso sanitário) com 15,4% e o da lavandeira com 9,0% (GREY et .al, 2002)

  • Compostos nitrogenados e fosforados

Para ERIKSSON et al (2002), de as concentrações de nitrogênio total na água cinza são mais baixas do que no esgoto convencional, visto que a principal fonte desse nutriente é a urina e ela não está presente na água cinza. Dessa forma, quem mais contribui para os níveis de nitrogênio na água cinza é o efluente da cozinha. Entretanto, em algumas residências tem-se o costume de urinar durante o banho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com